Pix terá novas regras de segurança a partir de 1º de novembro
Limites de transferência, cadastro prévio e pix automático estão entre as…
Padronização das literais visa facilitar a compreensão das informações pelos clientes.
Os extratos bancários contam com novas nomenclaturas padronizadas para as operações de saque e depósito. Esta medida, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), visa tornar as informações mais acessíveis e compreensíveis para os clientes. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira, 8/7.
Inicialmente, a mudança abrange as diferentes denominações usadas para saques e depósitos, com a intenção de incluir outras operações financeiras no futuro. A padronização é especialmente útil para clientes que possuem ou acessam contas em várias instituições financeiras, permitindo uma experiência mais uniforme e clara.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, explica que a padronização das nomenclaturas bancárias é crucial para melhorar a compreensão das operações realizadas pelos clientes. “Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, afirma.
Com a nova padronização, operações como “depósito de cheque no ATM”, onde o cliente realiza o depósito de um cheque nos caixas eletrônicos da agência, serão identificadas nos extratos como “DEP CHEQUE ATM”.
Para operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que envolve a retirada de dinheiro no caixa da agência usando o cartão da conta, a nova descrição será “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Faria destacou que esta iniciativa não apenas facilita a compreensão das transações bancárias, mas também promove maior inclusão e acesso aos serviços financeiros pela população.
Os clientes poderão acessar a lista completa das novas nomenclaturas através do link disponibilizado pela Febraban.
*Com informações da Febraban.
Acessos: 1151