Finanças

Alerta: prazo final para declaração do Imposto de Renda se aproxima

15/05/2024 15:55 | Fonte: Assessoria

Associados contam com consultoria gratuita até 31/5.

Quem atrasar o envio da declaração à Receita Federal paga multa.
Quem atrasar o envio da declaração à Receita Federal paga multa. | Foto: Divulgação
A+ A-

O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2024 está indo para a reta final, e os contribuintes têm até o dia 31/5 para enviar as declarações à Receita Federal. Para aqueles que foram afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o prazo foi estendido até 31/8.

A ANAJUSTRA Federal oferece um suporte exclusivo e gratuito para os associados que precisam de auxílio na declaração do IR. O consultor financeiro da entidade, José Carlos Dorte, está disponível para tirar dúvidas e ajudar no preenchimento das declarações. Este serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail financas@anajustrafederal.org.br, chat e WhatsApp.

Será cobrada uma multa de quem entregar a declaração fora do prazo legal. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.

Neste ano, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição, que será dividido em cinco lotes:

1º Lote: 31 de maio;
2º Lote: 28 de junho;
3º Lote: 31 de julho;
4º Lote: 30 de agosto;
5º Lote: 30 de setembro.

Como fazer
Os contribuintes têm a opção de baixar o programa do Imposto de Renda 2024 nos computadores ou utilizar a declaração on-line, disponível para quem possui conta Gov.br, nível prata ou ouro. A declaração também pode ser realizada por celular ou tablet, por meio de aplicativo disponível na App Store ou Google Play.

Existem três formas de iniciar o preenchimento da declaração:

Pré-preenchida: disponível para quem possui conta gov.br de nível prata ou ouro, traz diversos campos preenchidos automaticamente.
Com base no ano anterior: importa informações da declaração do ano anterior, simplificando o processo.
Declaração em branco: o contribuinte adiciona todas as informações manualmente.

Acessos: