Como organizar as finanças no início do ano
Organizar as finanças se torna uma medida importante para garantir…

O que muitos sabem de forma empírica foi confirmado por um estudo – as mulheres são responsáveis sim pelas contas domésticas na maioria dos lares no país. De acordo com um estudo de 2021, muitas mulheres no Brasil pagam sozinhas as despesas de casa (28,6%), mesmo não morando sozinhas (apenas 15,5% das entrevistadas). Algumas dividem igualmente as despesas com os respectivos companheiros (24,3%) e outras repartem os custos de acordo com o que ganham (33%).
A pesquisa, feita pelas pesquisadoras Renata Piacentini Rodriguez (UNIFAL) e Mariana Ribeiro (IEB-USP) em parceria com a ONU Mulheres, infelizmente mostrou também que poucas mulheres investem seu dinheiro adequadamente, mesmo sabendo que é importante para o futuro.
Como consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal há vários anos, eu já notei essa realidade, embora não seja uma condição exclusiva delas. Entretanto, como são responsáveis pela saúde financeira da maioria das famílias, é importante repensar essa conduta. E posso afirmar que muitas já estão atentas a isso, tanto que a grande maioria dos pedidos de orientação financeira que recebo parte delas.
Boa parcela das mulheres são conservadoras quando se trata de dinheiro e não sabem como economizar para realizar sonhos ou se preparar para a aposentadoria. Ainda conforme o levantamento, muitas acreditam que precisam de valores altos para investir em produtos financeiros mais arriscados, como ações e fundos imobiliários, e tendem a permanecer investindo na poupança e produtos de renda fixa como CDBs, LCIs, LCs e LCAs.
Outro entrave nesse caminho são as compras por impulsos realizadas, segundo um estudo antigo, por causa de interferência emocional como baixa autoestima e até tensão pré-menstrual. Condição que leva muitas mulheres a se endividarem e não conseguirem controlar os gastos mensais. E a indústria publicitária sabe bem como se utilizar dessa fragilidade e investem verdadeiras fortunas em campanhas voltadas ao público feminino.
Certamente, todos podemos enfrentar dificuldades financeiras em algum momento da vida. Seja por questões emocionais ou, até mesmo, cármicas, é imprescindível saber resistir e se voltar à razão para evitar momentos mais críticos ao longo da vida. Afinal, nossas escolhas individuais afetam nosso futuro financeiro e o de nossas famílias.
O psicólogo Walter Mischel, da Universidade de Stanford, realizou na década de 60 o “experimento do marshmallow”. A criança recebia um doce, mas se resistisse à vontade imediata de comê-lo seria recompensada com uma quantidade maior da guloseima. O resultado demonstrou que, no futuro, as que tinham mais autocontrole tendiam a ter melhores desempenhos acadêmicos e mais autoestima na vida adulta.
Portanto, para alcançar um bem-estar financeiro duradouro, precisamos focar no futuro e não apenas em gratificações imediatas. E, para isso, o autocontrole é a chave.
Acessos: 1401
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.
A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.
Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.
O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.
Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.
A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.
Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.
O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.
Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.
#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).
De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.
A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também
🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
🔎 Informação clara faz toda a diferença.
A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.
Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙
📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.
#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora
A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO).
A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.
É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.
📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março
A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.
#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.
Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.
🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.
📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal