Finanças

Live sobre economia doméstica é adiada

14/05/2021 10:09 | Fonte: Alessandra Martins, da assessoria

Encontro com o consultor José Carlos Dorte seria nesta sexta, 14. Agora, ele acontece no dia 21/5.

A+ A-

Anote na agenda. A live com José Carlos Dorte será no próximo dia 21/5. - ANAJUSTRA Federal Anote na agenda. A live com José Carlos Dorte será no próximo dia 21/5. - ANAJUSTRA Federal

Marcada para esta sexta-feira, 14/5, a live “Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho” foi adiada e agora o encontro com o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, será realizado no dia 21/5, às 18h30, no Instagram e YouTube da entidade.

Na live, Dorte vai falar sobre o sentido que devemos dar para o dinheiro, compras por impulso e conhecimento da realidade financeira pessoal. No encontro, ele falará também do atual cenário financeiro dos servidores públicos, um dos temas das aulas do curso “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores”, que foi lançado pela consultoria financeira da entidade e com três videoaulas já liberadas no site.

A live é uma oportunidade do servidor associado ter suas dúvidas sobre economia doméstica respondidas de forma personalizada e simples.





O curso

Até o dia da live, as quatro videoaulas do curso estarão disponíveis no site. Na aula 1, Dorte trata de alguns princípios da economia comportamental por meio do famoso conto “O lago dos cisnes”. O objetivo, segundo o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, é mostrar “a dualidade das forças que habitam dentro de nós e a relação delas com as finanças pessoais”.

Na 2, a administradora e especialista em economia doméstica, Emanuelle Gaíva, fala do cenário financeiro dos brasileiros e, mais detalhadamente, o dos servidores públicos. Ela também aborda o valor do dinheiro, seu propósito e dá dicas de como fugir daquelas comprinhas desnecessárias.

Já na 3, que será liberada também no dia 12/5, os conceitos de “receita”, “gastos fixos” e “gastos variáveis” são temas centrais. Além disso, a especialista propõe uma análise da sua realidade financeira através de perguntas como: Você sabe qual a sua real situação hoje? Quanto você ganha líquido? Quanto tem de empréstimos? Quando eles finalizam? Quais são os seus gastos mensais?

E a aula 4, intitulada “Faxina financeira”, reúne dicas de como se livrar das contas em excesso, zerar empréstimos e ainda formar uma reserva de emergência. Ela será disponibilizada no site no dia 19/5.