Finanças

Saindo do vermelho: 3 dicas de economia doméstica em live

07/05/2021 08:01 | Fonte: Alessandra Martins, da assessoria

Encontro com José Carlos Dorte e Emanuelle Gaíva será na próxima sexta, 14, às 18h30.

Live será transmitida no Instagram e Facebook da entidade. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

"Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho" é o tema da live que a ANAJUSTRA Federal vai realizar na próxima sexta-feira, 14/5, às 18h30, no Instagram e Youtube da entidade. Nela, o consultor José Carlos Dorte e a administradora Emanuelle Gaíva vão falar sobre o sentido que devemos dar para o dinheiro, compras por impulso e conhecimento da realidade financeira pessoal, três pilares para economizar e deixar sua conta sempre no azul.

No encontro, eles irão tratar também do atual cenário financeiro dos servidores públicos, um dos temas das aulas do curso "Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores", que foi lançado pela consultoria financeira da entidade na semana passada, com duas videoaulas já liberadas no site.

Para Emanuelle, a live é uma oportunidade do servidor associado ter suas dúvidas sobre economia doméstica respondidas de forma personalizada e simples. “Além disso, com nossas dicas, o servidor vai aprender a lidar com técnicas de fácil aplicação e que dão resultado a curto, médio e longo prazo no orçamento mensal”, diz ela.

"PEC da reforma administrativa: os impactos no serviço público e na sociedade" é o tema da live. - ANAJUSTRA Federal "PEC da reforma administrativa: os impactos no serviço público e na sociedade" é o tema da live. - ANAJUSTRA Federal


O curso

Até o dia do encontro, duas videoaulas do curso estarão disponíveis no site. Na aula 1, Dorte trata de alguns princípios da economia comportamental por meio do famoso conto “O lago dos cisnes”. O objetivo, segundo o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, é mostrar “a dualidade das forças que habitam dentro de nós e a relação delas com as finanças pessoais”.

Na aula 2, a administradora e especialista em economia doméstica, Emanuelle Gaíva, fala do cenário financeiro dos brasileiros e, mais detalhadamente, o dos servidores públicos. Ela também aborda o valor do dinheiro, seu propósito e dá dicas de como fugir daquelas comprinhas desnecessárias.

Já na aula 3, que estará no site em 12/5, os conceitos de “receita”, “gastos fixos” e “gastos variáveis” são temas centrais. Além disso, a especialista propõe uma análise da sua realidade financeira através de perguntas como: Você sabe qual a sua real situação hoje? Quanto você ganha líquido? Quanto tem de empréstimos? Quando eles finalizam? Quais são os seus gastos mensais?

O curso tem ainda uma quarta videoaula, intitulada “Faxina financeira”. É nela que Emanuelle conta como se livrar das contas em excesso, zerar empréstimos e ainda formar uma reserva de emergência. Ela será disponibilizada no site no dia 19/5.