Investimentos durante e depois da pandemia, por José Carlos Dorte

Confira artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Por José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

Em meio a pandemia tivemos que reaprender uma série de coisas, entre elas, nossa maneira de consumir e investir. Passado seis meses, é possível visualizar algumas oportunidades, principalmente, relacionadas aos nossos investimentos.

Com a última divulgação do corte da taxa Selic em 2% ao ano, o governo deixa um sinal claro de que está havendo muito dinheiro no mercado e que é preciso aumentar o consumo. Para relembrar, a Selic significa “Serviços de Liquidação e Custódia”, um mecanismo do Banco Central de controle do fluxo financeiro entre as instituições financeiras. Especialistas acham que ela deverá seguir assim até o final de 2021.

Assim, notadamente, os rendimentos em Renda Fixa, tornaram-se muito baixos, não compensando deixar todo os recursos nesta carteira. Mas, como todos sabemos, para iniciar investimentos em carteiras variáveis, é necessário um pouco mais de experiência. Neste sentido, os impacientes acabam investindo e transferindo recursos para os pacientes.

Para aqueles que ainda não tiveram experiências de investir em ações, nossa orientação é que inicie com pequenos valores e vá tateando o mercado e adquirindo o hábito, saudável, de acompanhar a valorização das ações que você aplicou.

Para isso, procure inicialmente ações de primeira linha, elas possuem mais estabilidade que as recém-lançadas. Evidente que, na medida que você vai experimentando investir, deve encorajar-se e começar também a apostar algum montante em lançamentos cujos rendimentos costumam ser interessantes.

Mas não se esqueça! É de suma importância manter uma reserva financeira para atender necessidades urgentes. Não podemos arriscar o esgotamento dessas reservas, pois os imprevistos acontecem.

Outro aspecto muito importante neste período é a redução de dívidas. Recomendo que façam um saneamento dos compromissos para fortalecer o fluxo de caixa. Em 2021, provavelmente, já teremos a vacina e na retomada pós-pandemia, muitas oportunidades poderão acontecer. Você deve estar pronto para investir!

Acessos: 9

Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
20 0
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.

Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.

Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!

#anajustrafederal #feriados2026 #pju
12 0
Aprender inglês com mais segurança e confiança pode ser o próximo passo da sua trajetória. 👏

A ANAJUSTRA Federal tem parceria com a HC School e preparou um benefício especial para associados e seus dependentes.

Ao se matricular em qualquer curso da HC School, você ganha um curso de fonética 100% gratuito, com foco em pronúncia, sons e fluidez ao falar inglês.

É a oportunidade ideal para começar do jeito certo e desenvolver uma comunicação mais segura no idioma. 😉

⚠️ Benefício válido para associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes
⏳ Oferta válida por prazo determinado

Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e saiba mais.

#anajustrafederal #beneficiosdoassociado #parcerias
11 0