Investimentos durante e depois da pandemia, por José Carlos Dorte

Confira artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal.

Por José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

Em meio a pandemia tivemos que reaprender uma série de coisas, entre elas, nossa maneira de consumir e investir. Passado seis meses, é possível visualizar algumas oportunidades, principalmente, relacionadas aos nossos investimentos.

Com a última divulgação do corte da taxa Selic em 2% ao ano, o governo deixa um sinal claro de que está havendo muito dinheiro no mercado e que é preciso aumentar o consumo. Para relembrar, a Selic significa “Serviços de Liquidação e Custódia”, um mecanismo do Banco Central de controle do fluxo financeiro entre as instituições financeiras. Especialistas acham que ela deverá seguir assim até o final de 2021.

Assim, notadamente, os rendimentos em Renda Fixa, tornaram-se muito baixos, não compensando deixar todo os recursos nesta carteira. Mas, como todos sabemos, para iniciar investimentos em carteiras variáveis, é necessário um pouco mais de experiência. Neste sentido, os impacientes acabam investindo e transferindo recursos para os pacientes.

Para aqueles que ainda não tiveram experiências de investir em ações, nossa orientação é que inicie com pequenos valores e vá tateando o mercado e adquirindo o hábito, saudável, de acompanhar a valorização das ações que você aplicou.

Para isso, procure inicialmente ações de primeira linha, elas possuem mais estabilidade que as recém-lançadas. Evidente que, na medida que você vai experimentando investir, deve encorajar-se e começar também a apostar algum montante em lançamentos cujos rendimentos costumam ser interessantes.

Mas não se esqueça! É de suma importância manter uma reserva financeira para atender necessidades urgentes. Não podemos arriscar o esgotamento dessas reservas, pois os imprevistos acontecem.

Outro aspecto muito importante neste período é a redução de dívidas. Recomendo que façam um saneamento dos compromissos para fortalecer o fluxo de caixa. Em 2021, provavelmente, já teremos a vacina e na retomada pós-pandemia, muitas oportunidades poderão acontecer. Você deve estar pronto para investir!

Acessos: 118

Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em setembro, conhecemos a homenagem compartilhada por Filipe Sampaio Canito, do TRT7, ao amigo Fellyppe Carlos Santos de Lima.

A fotografia, que reúne pessoas queridas ao redor de Fellyppe, representa uma amizade que começou no trabalho e permanece eternizada no coração de todos que conviveram com ele.

Uma história de afeto e saudade que mostra como algumas amizades permanecem conosco, onde quer que estejamos.
8 0
Chegou o dia do sorteio do Mês dos Pais da ANAJUSTRA Federal 🎉💙

Assista ao vídeo e conheça os 36 ganhadores dos prêmios 🎥 ou, se preferir, acesse anajustrafederal.org.br e confira a relação com os nomes.

A ação integra as iniciativas da ANAJUSTRA Federal voltadas à valorização dos associados e, neste mês, marcou a celebração do Dia dos Pais. Em maio, a entidade também realizou uma ação semelhante, com a distribuição de 36 presentes entre as associadas mulheres, em comemoração ao Dia das Mães.

Parabéns aos ganhadores!
21 6