Como organizar as finanças no início do ano
Organizar as finanças se torna uma medida importante para garantir…

Por José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal
Em meio a pandemia tivemos que reaprender uma série de coisas, entre elas, nossa maneira de consumir e investir. Passado seis meses, é possível visualizar algumas oportunidades, principalmente, relacionadas aos nossos investimentos.
Com a última divulgação do corte da taxa Selic em 2% ao ano, o governo deixa um sinal claro de que está havendo muito dinheiro no mercado e que é preciso aumentar o consumo. Para relembrar, a Selic significa “Serviços de Liquidação e Custódia”, um mecanismo do Banco Central de controle do fluxo financeiro entre as instituições financeiras. Especialistas acham que ela deverá seguir assim até o final de 2021.
Assim, notadamente, os rendimentos em Renda Fixa, tornaram-se muito baixos, não compensando deixar todo os recursos nesta carteira. Mas, como todos sabemos, para iniciar investimentos em carteiras variáveis, é necessário um pouco mais de experiência. Neste sentido, os impacientes acabam investindo e transferindo recursos para os pacientes.
Para aqueles que ainda não tiveram experiências de investir em ações, nossa orientação é que inicie com pequenos valores e vá tateando o mercado e adquirindo o hábito, saudável, de acompanhar a valorização das ações que você aplicou.
Para isso, procure inicialmente ações de primeira linha, elas possuem mais estabilidade que as recém-lançadas. Evidente que, na medida que você vai experimentando investir, deve encorajar-se e começar também a apostar algum montante em lançamentos cujos rendimentos costumam ser interessantes.
Mas não se esqueça! É de suma importância manter uma reserva financeira para atender necessidades urgentes. Não podemos arriscar o esgotamento dessas reservas, pois os imprevistos acontecem.
Outro aspecto muito importante neste período é a redução de dívidas. Recomendo que façam um saneamento dos compromissos para fortalecer o fluxo de caixa. Em 2021, provavelmente, já teremos a vacina e na retomada pós-pandemia, muitas oportunidades poderão acontecer. Você deve estar pronto para investir!
Acessos: 9
📲 A ANAJUSTRA Federal agora está ainda mais perto de você.
Criamos comunidades oficiais no WhatsApp para os 26 estados e o DF, com informações regionalizadas sobre benefícios, convênios, eventos e serviços.
Tudo pensado a partir das sugestões dos próprios associados 💬
Quer entrar na comunidade do seu estado?
👉 Comente aqui a palavra ESTADO e receba o link para participar.
É aposentado? Comente também para receber o acesso à comunidade exclusiva.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.
A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.
Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.
O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.
Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.
A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.
Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.
O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.
Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.
#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).
De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.
A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também
🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
🔎 Informação clara faz toda a diferença.
A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.
Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙
📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.
#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora
A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO).
A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.
É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.
📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março
A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.
#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis