É o fim do TED e do DOC?

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

No último dia 12, o Banco Central instituiu, por meio da Circular nº 4.027, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), também chamado de PIX, e a Conta de Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no Brasil. Um passo à frente na digitalização da economia nacional, esse sistema começa a funcionar em novembro deste ano e você precisa conhecer os benefícios dele. 

Mas o que é SPI? 

Na circular, o BC registra que “o SPI é a infraestrutura centralizada de liquidação bruta em tempo real de pagamentos instantâneos que resultam em transferências de fundos entre seus participantes titulares de Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no Banco Central do Brasil”. 

Isso quer dizer que o SPI é vai possibilitar as transações em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias, seja para o pagamento de contas e boletos ou até recolhimento de impostos e taxas de serviços. Ou seja, não será preciso mais esperar o pagamento “cair”. 

E a conta PI? 

É uma conta para as instituições financeiras que vão realizar os pagamentos instantâneos se conectarem ao sistema. Assim, quem já tem conta em uma instituição bancárias tradicional ou em uma fintech, provavelmente, não terá que abrir mais uma para usar o novo sistema. 

Como funcionarão as transações?

Segundo a regulamentação do BC, elas poderão ser feitas da forma comum – com informações como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, ou ainda por meia da leitura de QR Codes, que se diferenciarão para transferências entre duas pessoas ou para pagamento de compras, por exemplo. 

O que há de novo? 

A rapidez e a disponibilidade do sistema: hoje há dias e horários restritos para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas. O PIX permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário – mesmo aos finais de semana.

Além disso, o custo das operações de pagamentos e transferências será barateado. Seria o fim do TED e do DOC? Eu apostaria que sim!

E não para por aí. Nesta segunda, 22/6, foi anunciado que o sistema permitirá saque por meio das lojas da rede varejista. Será uma verdadeira revolução!

Por José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

Acessos: 0

Hoje realizamos o primeiro sorteio de prêmios do novo aplicativo da ANAJUSTRA Federal. E já temos 10 ganhadores.

O aplicativo foi lançado para facilitar o dia a dia do associado, reunindo serviços, benefícios e novidades em um só lugar, tudo na palma da mão.

E a campanha continua. Ao baixar o aplicativo e fazer login, você concorre automaticamente a diversos prêmios, entre eles uma Alexa, fones JBL, kits da ANAJUSTRA Federal e da Volare Paper, além de cartões presente.

Serão dez semanas consecutivas de sorteios, com premiações de março a maio. Para participar, basta ter o aplicativo instalado e acessar.

O app está disponível para Android e iOS, na Play Store e na Apple Store.

Baixe, faça login e participe dos próximos sorteios.

#anajustrafederal #beneficios #aplicativo
28 0
Parabéns, Florianópolis!🏝️☀️❤️

Viva a amada “Floripa”, capital de gente bonita e empreendedora, que hoje completa 353 anos de beleza cênica e qualidade de vida!

Quem vive, nasceu ou já esteve na Ilha, já sabe: Floripa é um sonho acordado!

👉E sabe o que ela tem de melhor?

Todos os descontos em compras de produtos e serviços que você e sua família podem aproveitar no Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal.

#vivafloripa #anajustrafederal #clubedevantagensanajustrafederal
9 1
A servidora aposentada do TRT-SC e associada da ANAJUSTRA Federal Stella Maris Kutney lança, no próximo 21 de março, o livro Era outra vez... as fadas! – voo-lume 1.

A obra reúne poemas encantados que convidam o leitor a mergulhar em um universo de fantasia, povoado por fadas, bruxas, duendes, elfos, magos e guardiões da natureza. Com linguagem lúdica e sensível, os textos exploram o poder da imaginação e o encanto das palavras.

Natural de Blumenau (SC) e moradora de Florianópolis há cerca de 30 anos, Stella encontrou inspiração nas lendas e no imaginário da chamada “Ilha da Magia”, cenário que dialoga com o universo fantástico presente na obra.

Apaixonada pela escrita desde a infância, a autora já publicou textos em jornais, revistas culturais e antologias poéticas. Agora, reúne parte dessa produção literária no novo livro.

📅 Lançamento: 21 de março

Parabéns à associada Stella Maris Kutney por compartilhar sua criatividade e sensibilidade com os leitores. ✨

Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Stella Maris Kutney podem acompanhar suas publicações nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com a autora:
📧 E-mail: mensageira.das.fadas@gmail.com
📷 Instagram: @‌stella.maris.kutne
📘 Facebook: Stella Maris Kutney

#EspaçoCultural #Literatura #Poesia #ANAJUSTRAFederal
47 6