Finanças pessoais: use a tecnologia a seu favor

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As ferramentas tecnológicas disponíveis nos nossos smartphones eram algo inimaginável até bem pouco tempo. Esses aparelhos são hoje nossa plataforma de atendimento financeiro, fornecendo todo tipo de ferramenta para controle de receitas e despesas, sendo uma verdadeira revolução no controle gastos.

No entanto, eles de nada adiantam se você não mudar seu comportamento financeiro. A inteligência digital facilitará a sua leitura sobre seus gastos, dando caminhos para serem corrigidos, mas se você não os cumpre, perderá sua batalha.

Muitos apps disponíveis transformam informações complexas e as transmitem de forma mais simples, apresentando gráficos, demonstrativos, simuladores, projeções etc. Um bom exemplo: quando o aplicativo mostrar que suas despesas estão maiores que as receitas, ele também identificará o vilão dos seus gastos. Aí, caberá a você analisar se pode diminui-lo ou não.

Procure baixar o aplicativo mais amigável possível, ou seja, um que ofereça aquilo que você quer e que entenda o que ele propõe. Alguns, mais sofisticados, oferecem até análises de mercado, sendo um ótimo recurso para quem é investidor ou quer se tornar um.

Aplicativos para controle de gastos

Bancos digitais e sites de desapego
 
Outra inovação recente são os bancos digitais, ferramentas que oferecem uma enormidade de serviços sem tarifas. Aqui abro um parêntese para um caso muito curioso: quando você faz uma compra a prazo de um eletrodoméstico, por exemplo, normalmente a loja não oferece o desconto no pagamento à vista e obriga você a parcelar o valor no cartão de crédito. Se seu cartão for de um banco digital, ele oferece um desconto na fatura para pagamento à vista. Bacana, não é?  

Outra forma de economizar e até ganhar um dinheirinho hoje são os sites de desapego. Utilizar essas plataformas e se desfazer de todo equipamento em desuso na sua casa, acarretará em receitas. Comprar produtos de segunda mão, mas em bom estado, também.

Enfim, o uso das tecnologias disponíveis pode melhorar o controle de suas finanças. Faça o teste!

Dúvidas? Envie e-mail para financas@anajustra.org.br e eu respondo.

Um abraço,

José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA

Acessos: 28

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial