Consultas ao 1º lote do IR indicam se contribuinte caiu na malha fina

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2016, que foi aberta nesta quarta-feira (8), traz uma novidade ao indicar se há irregularidades na declaração dos contribuintes ou se a situação está regular.

Além de mostrar se o contribuinte receberá restituição no lote em questão, o Fisco também passou a informar a situação do contribuinte, ou seja, se há pendências (e ele está na malha fina do leão) ou se a sua situação está regular. No caso de não haver inconsistências, aparece a seguinte mensagem: “Processada – em fila de restituição”.

Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, se aparecer essa mensagem de que o IR está em fila de restituição, a indicação é que não há pendências. O objetivo do órgão foi de proporcionar uma transparência maior.

“Se está em fila de restituição, essa situação dificilmente pode mudar, mas há essa possibilidade [de entrar posteriormente na malha fina]. Pode ter uma informação posterior, uma declaração enviada por empresas [Dirf, por exemplo que traga outra informação”, declarou Adir ao G1.

Outra mensagem que aparece é essa: “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal. Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o Extrato do IRPF”. Nesse caso, explicou Adir, pode haver alguma pendência e o contribuinte deve acessar o extrato do IR para saber exatamente sua situação.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
307 37
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
33 1