Últimos dias para declarar o IR; evite o pagamento de multa

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Faltando quatro dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015), a Receita Federal informou que recebeu, até às 11h desta segunda-feira, 25/4, 16,31 milhões de declarações. Isso representa 57,3% das 28,5 milhões de declarações esperadas.

O consultor de finanças da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, alerta que quem entregar depois do prazo ou se não o fizer, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74.

LEIA TAMBÉM

Prazo para entrega do IR termina no dia 29

Em artigo, consultor comenta as três principais dúvidas dos associados

Restituição do Imposto de Renda terá sete lotes este ano

Dorte ressalta ainda que a multa pode não ser o único inconveniente para quem deixa para realizar os trâmites na última hora. “Além de serem os últimos a receber a restituição, já que, conforme declarado pela Receita Federal, os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo recebem mais cedo a restituição, o principal prejuízo para quem deixa para última hora é não monitorar a declaração pelo site da Receita e, dessa forma, não corrigir um erro ou sanar uma pendência a tempo”, explicou.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a declaração, envie para o “Pergunte ao Consultor”, serviço disponível na página da assessoria financeira. Nele, Dorte responde dúvidas e orienta aos associados a melhor forma de preencher a declaração, evitando, por exemplo, cair na malha fina. As perguntas também podem ser enviadas diretamente pelo e-mail: financas@anajustra.org.br.

Clique aqui para baixar o programa do IR 2016 pelo site da Receita Federal

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
76 9
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
31 1
🚨 O maior Show de Prêmios da história da ANAJUSTRA Federal está chegando e você que é associado adimplente já tem um número da sorte garantido!

Mas quer saber como aumentar suas chances? 👇
✨ Responda à pesquisa na área restrita → +1 número
✨ Indique um colega para se associar → +3 números (se a filiação for confirmada até 22/10)

📲 É rápido, simples e pode te aproximar ainda mais de prêmios incríveis como:
🏍️ Moto Elétrica
📱 iPhone 16
📺 Smart TV Samsung
📖 Kindle

E muito mais!

📅 Anote aí: sorteio dia 23/10, às 19h, durante a Live Sarau 🎶

👉 Corre na área restrita e garanta seus números extras!

#anajustrafederal #pju #clubedevantagens
40 4