Investimentos para todos os perfis

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Por José Carlos Dorte

O ano de 2015 iniciou com muitas incertezas na economia, considerando a necessidade de fortes ajustes econômicos e a tentativa do Governo Federal em colocá-la nos trilhos. Diante das turbulências ocorridas com as denúncias de corrupção, aumentos nos preços dos combustíveis, aumento nas tarifas públicas, o cenário tende a reforçar a retração no crescimento econômico. As empresas ficam com medo de investir, os recursos não giram e o consumo cai.

Estes sinais apontam para um aumento de inflação, ocasionando aumento nas taxas de juros dificultando ainda mais o acesso ao crédito. Neste ambiente, para aquelas pessoas que possuem recursos para investir no mercado financeiro e são pessoas com perfis conservadores, ou seja, não gostam de correr riscos, recomenda-se aplicações em renda fixa.

Acesse a página de vídeo e confira as entrevista com José Carlos Dorte

Isso porque o mercado está trabalhando com a  expectativa de aumento no índice da inflação, elevando a rentabilidade. Em janeiro a taxa SELIC ficou em 0,93% enquanto um fundo de renda fixa com uma boa composição da carteira ficou em média 2% ao mês.

Para aqueles que gostam de correr um pouco mais de risco, mas não o suficiente para enfrentar a volatilidade do mercado de ações, os fundos moderados ou multimercados são boas opções. Eles possuem composições de fundos de renda fixa com fundo de ações em proporções de 70/30 ou 80/20, sendo a maior parte em renda fixa e uma pequena parte em fundos de ações de grandes empresas.

Um exemplo de boa rentabilidade foi o fundo Currency Hedge 30 do Banco Safra, atingindo uma rentabilidade em janeiro de 3,49% . Deve-se esclarecer, no entanto, que rentabilidades passadas não garantem as futuras, todavia este é um exemplo de uma modalidade que, se bem escolhida, poderá oferecer rendimentos acima dos fundos de renda fixa puros.

O mercado de ações continua com volatilidade alta. Só para se ter uma ideia, em 2014 o Ibovespa Fechamento fechou com um acumulado nos últimos 24 meses de  8,93 negativos. Portanto, o mercado de ações requer muito cuidado.

Uma boa dica continua sendo investir em imóveis. É um investimento seguro e com uma boa escolha do imóvel o investidor poderá auferir até 40% de valorização em um ano. Este tipo de investimento é de médio e longo prazo, porém gera uma tranquilidade quanto à preservação do patrimônio.

Para quem não possui recursos para investimento e está tomando recursos, ou seja, buscando empréstimos, 2015 não será um bom ano. O Banco Central sinaliza alta de juros e os custos com empréstimos estão subindo. Para aqueles que já possuem empréstimos, é recomendável sair urgente do cheque especial e do cartão de crédito. Estes tipos de empréstimos possuem taxas muito altas e comprometem ainda mais a saúde financeira. Recorra ao crédito consignado e, se for o caso, alongue sua dívida para que possa atravessar a crise.

* José Carlos Dorte é consultor de finanças da ANAJUSTRA

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheateri want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousewhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband

Acessos: 4

Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
12 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
43 5
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
41 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
44 11