Assista ou reveja: “Saindo do Vermelho 2: como usar o crédito consignado para reduzir dívidas”

Durante a conversa, especialista falou sobre renegociação de dívidas, portabilidade e taxas de juros reduzidas.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A transmissão aconteceu na noite desta terça-feira, (1/6).  - ANAJUSTRA Federal

A transmissão aconteceu na noite desta terça-feira, (1/6). – ANAJUSTRA Federal

O supervisor de benefícios da ANAJUSTRA Federal, João Lemos, falou sobre as vantagens do crédito consignado para renegociar as dívidas e financiamentos. João participou da live “Saindo do Vermelho 2: como usar o crédito consignado para reduzir dívidas”, que pode ser assistida pelo IGTV, no Instagram da associação ou pelo YouTube.

Durante a conversa, o supervisor falou sobre a facilidade que os servidores têm em contratar o crédito consignado, mas que muitas vezes, o tratado pode ser feito sem uma análise mais aprofundada das taxas de juros, o que pode resultar em uma dívida maior do que prevista. Lemos explicou que os associados têm as menores taxas de juros graças à parceria da entidade com a Financeira BRB.

“É de extrema importância salientar que com o crédito consignado com uma taxa de 0,89% ao mês é possível reduzir consideravelmente sua dívida até com uma extensão do prazo”

Outro assunto muito falado durante a transmissão foi sobre a portabilidade de dívidas. Lemos explicou como funciona o processo, que tem aberto possibilidades de renegociações reais para os servidores. Ainda foram mostrados exemplos de associados que conseguiram economizar em torno de R$ 50 mil com os novos contratos. 

O supervisor pontuou que os associados que renegociam as dívidas têm a possibilidade de escolher se querem reduzir o valor das parcelas e manter o empréstimo pelo mesmo prazo, ou se preferem pagar o mesmo valor, mas reduzindo a quantidade de parcelas. Também possível estender o prazo da dívida. Em ambas as situações, ele ressalta que os associados encontram vantagens.

Outra importante finalidade dessa renegociação é quitar outras dívidas com o dinheiro economizado, como, a fatura de cartão de crédito. “Como sabemos as taxas do cartão de crédito no Brasil são uma das mais altas do mundo, podendo chegar entre 15 a 19% ao mês, por exemplo.”

Leia Mais


Assista ou reveja: “Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho”
Em live, José Carlos Dorte dá dicas para sair das dívidas e fazer investimentos.

Tribunais credenciados

Atualmente, o crédito consignado com taxa de 0,89% no Banco BRB está disponível para os associados do TRT4, TRT10, TRT15, TRT18, TRT23, TRT24 e TRE-SP, mas, segundo João Lemos, outros tribunais estão em fase de negociação. 

Para contratar o crédito consignado ou fazer a portabilidade, é necessário documento de identidade, RG ou CNH, comprovante de residência, cópia do último contracheque e uma selfie segurando o documento de identidade. Na condição de portabilidade, também é necessário enviar o extrato de evolução de dívida.

Caso o associado queira fazer um novo crédito, migrar sua dívida para a Financeira BRB, ou ainda tirar dúvidas, pode enviar um e-mail para consignadobrb@anajustrafederal.org.br ou entrar em contato pelo WhatsApp da ANAJUSTRA Federal.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
329 40
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
35 1