Emoções, luto e felicidade: confira os ensinamentos deixados pelo Lama na nossa live
As emoções aflitivas surgem na nossa mente. Se 7 bilhões de seres humanos aspiram à felicidade, deveríamos viver somente a felicidade. Não é?
Essa e as próximas frases ao longo desta matéria são um pouquinho dos ensinamentos deixados pelo Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge plenamente ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano, durante uma conversa de 120 minutos, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 7/4, no Instagram e YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Além de falar sobre como cultivar o equilíbrio emocional frente às dificuldades, o Lama falou ainda sobre a perda, o luto e a morte neste momento em que “estamos contando as mortes por uma doença”. Outros temas abordados foram a meditação, a insônia e os propósitos de vida, incluindo aqueles relacionados a (in)satisfação com o trabalho.
Cultivar equilíbrio emocional significa cultivar o melhor que há em nós. Mas para isso, nós precisamos reconhecer que temos essas qualidades. E ter a intenção verdadeira de exercer a vida, no nosso dia a dia, com essas qualidades
A conversa completa pode ser assistida (uma, duas, três vezes) tanto no Instagram da ANAJUSTRA Federal, onde o vídeo ficou gravado no IGTV, quanto no canal do YouTube da ANAJUSTRA Federal. Além do vídeo, o Lama Rinchen disponibilizou para os associados dois materiais, que poderão ser acessados nos links abaixo.
Baixar “Expressões da Espiritualidade Humana:Empatia, Compaixão e Resiliência”
Baixar “Os Nove Estágios da Meditação Shamata”
Lama Rinchen Khyenrab tem morada permanente no Mosteiro Sakya, em Cabreúva, interior de São Paulo. De lá, ele realiza cursos e treinamentos, que neste contexto de pandemia acontecem de forma online. Entre os cursos citados por Lama durante a live estão o “Workshop online: As Oito Consciências e As Cinco Sabedorias Búdicas” e o “Os Sete Pontos do Treinamento da Mente”. Para mais informações, é possível entrar em contato o assistente do monge e Lama pelo WhatsApp do Mosteiro: (11) 99656-1807.
Leia Mais
Bem Viver: em live, Lama fala sobre diminuir sofrimento na pandemia
Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano, trará ensinamentos e técnicas para mais saúde mental e emocional.
É hoje! Em live, Lama fala sobre emoções e sofrimento na pandemia
Assista no Instagram ou no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Mais sobre o convidado
O monge tibetano chama-se Carlos Henrique Amaral de Souza. Ele formou-se em Engenharia Agronômica na UENP – Brasil. É pós–graduado em biotecnologia e agronegócios na Universidade de Cornell em Ithaca- NY – EUA. Estudioso e praticante budista há 30 anos, ordenado Monge em 2003, Mestre em Psicologia, Instrutor Certificado no Programa CBCT – Cognitively Based Compassion Training, pela Emory University – Center for Contemplative Science and Compassion-Based Ethics, Instrutor de Meditação e Professor da disciplina optativa “Regulação Emocional para Profissionais de Saúde: sustentando a motivação para cuidar” na Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein. Vem aplicando o protocolo do CBCT na área da saúde e educação em diferentes instituições, além de promover cursos para treinamento na aplicação do protocolo do CBCT no mundo corporativo, colaborando no alinhamento das qualidades, competências e afinidades humanas, baseadas na resiliência, empatia e altruísmo.
A morte sempre esteve presente. Nós não víamos quantas pessoas morriam todos os dias. Será que eu passei a prestar atenção no quão preciosa e frágil essa vida é? Estávamos tão apegados na vida, que não percebíamos quantas pessoas estavam morrendo. É importante perceber que a morte não é um processo dicotomizado.
Bem Viver em novo formato, “Em Casa”
Há mais de um ano, exatamente no dia 16 de março de 2020, a ANAJUSTRA Federal anunciou que suspendia temporariamente as atividades presenciais do Programa de Qualidade de Vida do Servidor — o Bem Viver. O objetivo era, de forma preventiva, seguir as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). De lá para cá, a pandemia, infelizmente, não acabou e todos os eventos programados para associados e servidores do Poder Judiciário foram repensados.
Para dar continuidade ao Programa, seis lives foram realizadas pela ANAJUSTRA Federal em seu Instagram institucional. Os temas foram saúde física, mental, espiritual e financeira. Entre os convidados, pessoas que pudessem somar e trazer um pouco de experiência positiva na vida dos associados, em um contexto atípico para todos: o pandêmico.
O desafio era tornar os dias mais leves e agradáveis e, além das lives, isso foi possível graças à curadoria do blog Espaço Cultural – que permanece até hoje. Periodicamente, os associados têm acesso ao “Bem Viver em casa”, com dicas valiosas da agenda cultural que está por vir: lives musicais, teatrais, exposições online em museus nacionais e internacionais e muito mais!
O peso do ‘não’ é porque ele vai contra a minha ilusão. E o peso do ‘sim’ é que ele me dá uma responsabilidade de ser feliz.
Acessos: 0