BemViver
BEM VIVER GALERIA DE FOTOS NOTÍCIAS AÇÕES DO BEM VIVER

Bem Viver: em live, Lama fala sobre diminuir sofrimento na pandemia

30/03/2021 14:46

Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano, trará ensinamentos e técnicas para mais saúde mental e emocional.

Live será com monge budista tibetano, graduado em engenharia agronômica, pós em biotecnologia e agronegócio; mestre em psicologia, instrutor do CBCT.
A+ A-

Para celebrar abril, considerado o mês da saúde, no próximo dia 7, (Dia Mundial da Saúde), o Programa Bem Viver tem uma programação mais que especial. O foco é para aquela saúde que não se pode ver com os olhos, nem se pode melhorar apenas com exercícios físicos, nossa saúde mental.

O convidado é o Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge plenamente ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano. Ele vai falar sobre como cultivar equilíbrio emocional frente às dificuldades atuais, em uma transmissão ao vivo no Instagram da associação. O evento será no dia 7/4, às 19h30 (horário de Brasília).

O Budismo é uma doutrina filosófica e espiritual, surgida na Índia, nos séc. VI a.C. e tem como preceito a busca pelo fim do sofrimento humano e assim, a iluminação. Seus princípios baseiam-se nos ensinamentos de Siddhrtha Gautama, Buddha (Buda), que significa "Desperto" ou "Iluminado". Os budistas não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

De acordo com o budismo, a disciplina mental pode aliviar o sofrimento do ser humano levando-o a atingir o estado supremo de plenitude – o Nirvana. O budismo é amplamente difundido na Ásia, e nos últimos 50 anos tem se espalhado por todo o mundo.

O que é um Lama?

Lama é um título dado no budismo tibetano, aos mestres ordenados, a um professor de darma. Significa "grande mãe" e tem o sentido de o mestre ter a compaixão de uma mãe em relação a seus filhos. Ele se dedica a dar ensinamentos para o benefício de todos os seres e a guiar os alunos para a iluminação. Um Lama pode ser monge ou não. Muitos Lamas do budismo tibetano não são monges e são casados. Um Lama pode ser monge, e em determinado momento entregar seus votos. Então ele deixa de ser monge, mas continua sendo um Lama.


Mais sobre o convidado

Lama Rinchen Kyenrab (Carlos Henrique Amaral de Souza), formou-se em Engenharia Agronômica na UENP – Brasil. É pós–graduado em biotecnologia e agronegócios na Universidade de Cornell em Ithaca- NY – EUA. Estudioso e praticante budista há 30 anos, ordenado Monge em 2003, Mestre em Psicologia, Instrutor Certificado no Programa CBCT – Cognitively Based Compassion Training, pela Emory University – Center for Contemplative Science and Compassion-Based Ethics, Instrutor de Meditação e Professor da disciplina optativa “Regulação Emocional para Profissionais de Saúde: sustentando a motivação para cuidar” na Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein. Vem aplicando o protocolo do CBCT na área da saúde e educação em diferentes instituições, além de promover cursos para treinamento na aplicação do protocolo do CBCT no mundo corporativo, colaborando no alinhamento das qualidades, competências e afinidades humanas, baseadas na resiliência, empatia e altruísmo.

Bem Viver em novo formato, "Em Casa"

Há mais de um ano, exatamente no dia 16 de março de 2020, a ANAJUSTRA Federal anunciou que suspendia temporariamente as atividades presenciais do Programa de Qualidade de Vida do Servidor — o Bem Viver. O objetivo era, de forma preventiva, seguir as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). De lá para cá, a pandemia, infelizmente, não acabou e todos os eventos programados para associados e servidores do Poder Judiciário foram repensados.

Para dar continuidade ao Programa, seis lives foram realizadas pela ANAJUSTRA Federal em seu Instagram institucional. Os temas foram saúde física, mental, espiritual e financeira. Entre os convidados, pessoas que pudessem somar e trazer um pouco de experiência positiva na vida dos associados, em um contexto atípico para todos: o pandêmico.

O desafio era tornar os dias mais leves e agradáveis e, além das lives, isso foi possível graças à curadoria do blog Espaço Cultural - que permanece até hoje. Periodicamente, os associados têm acesso ao “Bem Viver em casa”, com dicas valiosas da agenda cultural que está por vir: lives musicais, teatrais, exposições online em museus nacionais e internacionais e muito mais!

Queremos te ouvir

Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar sua experiência com uma da ações do programa Bem Viver?
Fale com a gente.