MEIO AMBIENTE

Pacto envolve tribunais no compromisso do Judiciário com a sustentabilidade

O compromisso proposto pelo CNJ já conta com a adesão de 16 tribunais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A proteção ao meio ambiente, a promoção do bem-estar social e a boa governança são os objetivos do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade, lançado na última quinta-feira (24/10), durante a 1.ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário. O compromisso proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já conta com a adesão de 16 dos 91 tribunais do país.   

Aliada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), ao Acordo de Paris (2015), a iniciativa propõe a implementação de medidas que reduzam o impacto das atividades da Justiça no meio ambiente, fortaleçam os compromissos de responsabilidade social e aprimorem sua comunicação e transparência. 

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do CNJ, conselheiro Guilherme Feliciano, a expectativa é de que as 91 cortes brasileiras assumam o compromisso de adotar, no prazo de 12 meses, as ações elencadas no Pacto Nacional, na medida de suas possibilidades, capacidades e estrutura.   

“Esse é um estímulo importante para que as administrações de tribunais tomem como políticas prioritárias – e não secundárias – as políticas de sustentabilidade”, explica. “Espera-se que essas políticas alcancem um horizonte maior, tanto no aspecto ambiental e ecológico, como também em outros aspectos, a exemplo do social e da governança”, comentou Feliciano.  

O magistrado observou ainda que a construção do compromisso está em conformidade com a Resolução CNJ nº 400/2021 que estabeleceu a Política de Sustentabilidade no Poder Judiciário. A diretriz busca promover a eficiência no uso de recursos naturais, a gestão adequada de resíduos e a adoção de tecnologias limpas pelos tribunais do país. Além disso, incentiva a realização de compras sustentáveis e a implementação de ações que reduzam a emissão de carbono. 

Adesão aos princípios ESG

O Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade segue os princípios ESG e demonstra o compromisso do Judiciário com um futuro mais responsável e inclusivo nesses três eixos.  

Ambiental (Environmental): contribuição na preservação do meio ambiente para a presente e as futuras gerações;  

Social (Social): ampliação da responsabilidade social com a adoção de medidas de inclusão, acessibilidade, respeito à diversidade e relacionamento com comunidades;   

Governança (Governance): reforço de instrumentos e mecanismos de transparência, acesso às informações e comunicação, para a governança ética, aberta, transparente e responsável.    

Campanha

Com o slogan “Sustentabilidade: O futuro a gente faz agora”, também foi lançada no evento a Campanha de Sustentabilidade do Poder Judiciário. A Secretaria de Comunicação Social do CNJ já disponibilizou no Portal do órgão as peças da campanha. 

Os tribunais interessados podem acessar os produtos de comunicação e publicá-los em seus respectivos perfis nas redes sociais. Destaca-se que as peças não devem ser impressas justamente por tratar-se de campanha pensada exclusivamente para o ambiente digital.  

Nas próximas três semanas, os perfis do CNJ nas redes sociais farão publicações alusivas aos três eixos que norteiam a ação: meio ambiente, social e governança. 

Acessos: 19

Pelo segundo ano consecutivo, por meio da nossa parceria com o Banco BRB, conseguimos viabilizar, além do tradicional Calendário, nossa Agenda institucional. 

Associados da ANAJUSTRA Federal receberão em casa Agenda e Calendário 2025!

Aguarde 🏠🗓️📒

#anajustrafederal #vemai #agenda2025 #agendaanajustrafederal #bancobrb #pju #calendario2025 #servidorpublicofederal
Quem aí também está ansioso por essa entrega? 😍

#anajustrafederal #calendario2025anajustrafederal #agenda2025anajustrafederal
Cuidar da saúde é um ato de amor e força. A campanha Outubro Rosa já está na reta final, mas devemos sempre nos lembra da importância da realização dos exames preventivos contra o câncer de mama. 

Prevenir é o primeiro passo para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Você já fez seu autoexame? Marque sua consulta e compartilhe essa mensagem com quem você ama.

💗Quem tem peito, previne!

#OutubroRosa #Prevenção #CâncerDeMama #JUSAÚDE #ANAJUSTRAFederal
🏆👏🏽*”Hoje o Troféu Excelência 2024 é para você, servidor público, que assume o compromisso de servir a sociedade, com responsabilidade e dedicação.* 

*É você quem leva o serviço público ao alcance do cidadão. Individualmente, parecemos uma peça, mas juntos somos a máquina que move o Poder Judiciário. Lembre-se, você é especial para a funcionalidade do serviço público permanente”.*

Mensagem da diretora da ANAJUSTRA Federal, Glauce de Oliveira Barros, em nome de toda diretoria!

*Feliz Dia do Servidor* ✨⭐❤️