Alerta: prazo final para declaração do Imposto de Renda se aproxima

Associados contam com consultoria gratuita até 31/5.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2024 está indo para a reta final, e os contribuintes têm até o dia 31/5 para enviar as declarações à Receita Federal. Para aqueles que foram afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o prazo foi estendido até 31/8.

A ANAJUSTRA Federal oferece um suporte exclusivo e gratuito para os associados que precisam de auxílio na declaração do IR. O consultor financeiro da entidade, José Carlos Dorte, está disponível para tirar dúvidas e ajudar no preenchimento das declarações. Este serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail financas@anajustrafederal.org.br, chat e WhatsApp.

Será cobrada uma multa de quem entregar a declaração fora do prazo legal. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.

Neste ano, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição, que será dividido em cinco lotes:

1º Lote: 31 de maio;
2º Lote: 28 de junho;
3º Lote: 31 de julho;
4º Lote: 30 de agosto;
5º Lote: 30 de setembro.

Como fazer
Os contribuintes têm a opção de baixar o programa do Imposto de Renda 2024 nos computadores ou utilizar a declaração on-line, disponível para quem possui conta Gov.br, nível prata ou ouro. A declaração também pode ser realizada por celular ou tablet, por meio de aplicativo disponível na App Store ou Google Play.

Existem três formas de iniciar o preenchimento da declaração:

Pré-preenchida: disponível para quem possui conta gov.br de nível prata ou ouro, traz diversos campos preenchidos automaticamente.
Com base no ano anterior: importa informações da declaração do ano anterior, simplificando o processo.
Declaração em branco: o contribuinte adiciona todas as informações manualmente.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
357 41
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
37 1