
Restituição do IRPF 2025: próximo lote será pago em 31 de julho
A ordem dos reembolsos segue critérios legais de prioridade.
Associados contam com consultoria gratuita até 31/5.
O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2024 está indo para a reta final, e os contribuintes têm até o dia 31/5 para enviar as declarações à Receita Federal. Para aqueles que foram afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o prazo foi estendido até 31/8.
A ANAJUSTRA Federal oferece um suporte exclusivo e gratuito para os associados que precisam de auxílio na declaração do IR. O consultor financeiro da entidade, José Carlos Dorte, está disponível para tirar dúvidas e ajudar no preenchimento das declarações. Este serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail financas@anajustrafederal.org.br, chat e WhatsApp.
Será cobrada uma multa de quem entregar a declaração fora do prazo legal. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.
Neste ano, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição, que será dividido em cinco lotes:
1º Lote: 31 de maio;
2º Lote: 28 de junho;
3º Lote: 31 de julho;
4º Lote: 30 de agosto;
5º Lote: 30 de setembro.
Como fazer
Os contribuintes têm a opção de baixar o programa do Imposto de Renda 2024 nos computadores ou utilizar a declaração on-line, disponível para quem possui conta Gov.br, nível prata ou ouro. A declaração também pode ser realizada por celular ou tablet, por meio de aplicativo disponível na App Store ou Google Play.
Existem três formas de iniciar o preenchimento da declaração:
Pré-preenchida: disponível para quem possui conta gov.br de nível prata ou ouro, traz diversos campos preenchidos automaticamente.
Com base no ano anterior: importa informações da declaração do ano anterior, simplificando o processo.
Declaração em branco: o contribuinte adiciona todas as informações manualmente.
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CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida
Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.
Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰
Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!
🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira.
Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇
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A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!
Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.
🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.
🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.
🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.
📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
“Este livro é para quem quer proclamar sua mensagem ao mundo e com urgência”, explica @eusouluizgonzaga servidor do TRT 14 e autor da obra, que é um passo a passo para o desenvolvimento da comunicação em público.
Além do título “40 dias de Oratória”, que pode ser adquirido pelo link que está nos stories, Luiz Gonzaga também publicou um livro digital intitulado “Guia Prático de Como Fazer Hoje uma Boa Apresentação em Público Saindo do Zero”, que está à venda na Amazon.
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Sexta-feira, 1º de agosto e dia de conhecer a memória de Sandra Maria Bonilha Orsi, do TRT15, que está conosco no Calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ A edição deste ano do nosso calendário contribui com o registro histórico de muitos momentos do Judiciário Federal.
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Nem toda dor é caso de emergência.
Entender a diferença entre urgência e emergência ajuda você a usar o plano com mais consciência.
🔹 Urgência: situação que exige atenção rápida, mas não imediata (ex: febre alta, dor moderada).
🔹 Emergência: risco iminente de vida (ex: infarto, AVC, acidente grave).
Antes de ir ao pronto atendimento, considere o atendimento virtual ou a central de orientação médica.
📋 Dica: faça um checklist antes da consulta. Isso pode evitar deslocamentos desnecessários.