Sistema Fiesc apresenta ao TRT12 plano de ação para prevenir acidentes de trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Sistema Fiesc) apresentou, na sexta-feira, 12, à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, um plano de ação para prevenir acidentes de trabalho. A iniciativa é decorrente do protocolo de intenções do Programa Trabalho Seguro, firmado pelo Sistema Fiesc com o Tribunal, em dezembro do ano passado.

O objetivo do plano é conscientizar as indústrias catarinenses da importância de se tratar a segurança e a saúde do trabalhador como um investimento, que trará maior engajamento profissional e comprometimento com as estratégias da empresa, e não como despesa. Para a presidente do TRT-SC esse é o ponto fundamental do programa. “É essa mudança na cultura que se espera para conseguir reduzir os números de acidentes de trabalho”, destacou.

A coordenadora de Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi) – instituição que compõe o Sistema Fiesc -, Andréia Cristina Kuntze, apresentou a proposta, que entra em ação na próxima semana. “Primeiro será feito um diagnóstico das indústrias e depois será identificado o que cada uma precisa para reduzir o número de acidentes”, explicou Andréia. Com duração de 12 meses e avaliação anual, o plano vai atingir 2,5 mil indústrias catarinenses.

Além do diagnóstico e planejamento, o plano incluiu a capacitação dos trabalhadores visando, por exemplo, a conscientização sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e o controle das ações por meio de exames médicos ocupacionais. “Queremos motivar o trabalhador a cuidar da sua saúde”, observa Andréia. No encontro, a presidente recebeu quatro DVDs com 100 vídeos educativos, voltados, exclusivamente, aos trabalhadores da construção civil. Produzidos pelo Sesi em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), os vídeos – que vão estar disponíveis no site da Fiesc dentro de dois meses – já foram assistidos por cerca de 7 mil trabalhadores.

Também participaram da reunião o gestor regional do Programa Trabalho Seguro – juiz Alexandre Luiz Ramos -, o diretor jurídico da Fiesc – Carlos José Kurtz -, o superintendente regional do Sesi – Hermes Tomedi -, a coordenadora da Unidade de Relações do Trabalho da Fiesc – Maria Antônia Amboni -, a médica Patrícia Figueiredo e o advogado André Luiz de Carvalho Cordeiro.

O que é o Programa Trabalho Seguro

O Programa é uma inciativa nacional liderada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil, que dobrou entre 2001 e 2010, chegando a 701 mil, com 2,7 mil mortes, segundo o anuário estatístico do INSS.

Santa Catarina ocupa a sexta posição nesse ranking negativo: foram 47 mil ocorrências em 2010 – dado mais recente -, com 152 mortes. A atividade isolada que mais provoca acidentes é o abate de aves, suínos e outros pequenos animais, com 2.584 casos em 2010.

Até o momento, o Tribunal firmou 18 protocolos de intenções, que possuem quatro diretrizes: colaborar na implementação de políticas públicas, promover estudos e pesquisas sobre causas e consequências, fomentar ações educativas e pedagógicas, e criar e alimentar banco de dados comum.
 

abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterhow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterwife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me

Acessos: 15

💊Os remédios representam boa parte dos gastos mensais das famílias. Por isso, o desconto da parceria da ANAJUSTRA Federal com as farmácias @drogaraiab podem te ajudar a economizar todos os meses!

São mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil. Encontre a unidade mais próxima de você, informe seu CPF e aproveite os beneficiais de ser associado!

#anajustrafederal #convenios #drogaraia #servidorpublico #pju #parceria #servidor
O dólar americano tem se mostrado uma moeda estável, enquanto a moeda brasileira passou por nove mudanças desde 1694 e já perdeu mais de 80% do seu valor desde o lançamento do Plano Real, há 30 anos.

🌍 Fique atento!

* Investir em dólar pode oferecer proteção contra a desvalorização.

* Planeje suas viagens comprando dólares aos poucos.

* Conheça as taxas e tributações ao investir em fundos dolarizados.

Quer entender mais? Leia o artigo do consultor financeiro José Carlos Dorte no nosso site.😉

#Economia #Dólar #MoedaBrasileira #Investimentos #Finanças #AnajustraFederal #Consultoria
🥳🎉 Estamos no Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal