Estudantes maranhenses visitam Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Vinte e três alunos de Gestão Empresarial do curso profissionalizante Cia Petro visitaram, na terça-feira, 16, a Mostra Comemorativa dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esta foi a primeira turma a visitar a exposição, que foi aberta na segunda-feira, 15. A mostra, realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), resgata a história da CLT desde a sua criação, em 1943, ao mesmo tempo em que destaca conquistas advindas da aplicação da lei.

No Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc) é responsável pela coordenação da mostra. A exposição poderá ser visitada até esta sexta-feira, 19.

Antes da visita, os alunos, acompanhados pelo professor Raimundo Frazão, participaram de palestras no Auditório do Foro Astolfo Serra. O juiz Paulo Mont’Alverne Frota, diretor do Foro e titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, deu as boas-vindas aos visitantes e proferiu palestra sobre direitos trabalhistas.
A servidora Edvânia Kátia Silva, chefe do Cemoc, falou sobre o funcionamento da Justiça Trabalhista no Maranhão, bem como sobre projetos desenvolvidos pela JT como, por exemplo, TRT na Escola, que promove palestras nas escolas sobre direitos trabalhistas e outros temas, e Caravana da Liberdade, que realiza ações para enfrentamento e combate ao trabalho escravo e infantil.

O historiador e servidor do TST Adan Milhomem apresentou a Mostra. Ele disse que a exposição retrata a historicidade da CLT, retratando qual era a realidade antes da criação da CLT e o contexto histórico depois da criação da lei.

O estudante Mario Helly Sousa gostou da exposição e a considerou muito instrutiva, assim como elogiou a palestra do juiz Paulo Mont’Alverne. A performance do magistrado também foi elogiada pela estudante Aine Caroline Azevedo. Para ela, é importante ter conhecimento dos direitos trabalhistas para poder cobrá-los. Aine Azevedo frisou que muitas pessoas não buscam seus direitos por desconhecê-los. A estudante também elogiou as peças e informações da mostra.

O professor Raimundo Frazão agradeceu pela oportunidade de trazer os alunos para a visita. Ele fez elogios à equipe do Cemoc, pela receptividade e boa vontade em receber os alunos. Raimundo Frazão também elogiou o resgate histórico e a retrospectiva da CLT, bem como ressaltou a surpresa agradável com a palestra apresentada pelo juiz Paulo Mont Alverne, segundo ele, pela linguagem direta e clara, e abordagem eficiente e simples do magistrado. Ele disse, ainda, que os alunos também ficaram surpresos com a simplicidade e presteza do magistrado.

Nova visita – nesta quarta-feira, 17, está agendada visita com os demais alunos do curso de Gestão Empresarial. A recepção dos alunos faz parte do projeto Visitas Agendadas e está alinhado ao Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas, do planejamento estratégico do TRT-MA.

Curso – como parte das atividades da Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT, a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST realiza o Curso de Higienização e Pequenos Reparos de Processos Históricos para os servidores do Cemoc e da Seção de Biblioteca e Gestão Documental. O curso está sendo ministrado pelo servidor do TST Jucelino Martins de Sousa.

Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT – composta por painéis, medalha e selo comemorativo dos 70 anos, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa, painéis e exemplares do informativo “Labor”, do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental do TST. O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão que antecedeu ao TST, e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST.
 

why women cheat why do men have affairs why married men cheatafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicshow to cheat on my husband read cheatersi want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spouse

Acessos: 0

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
8 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
10 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
7 0