STJ avança na redução do acervo com gestão e tecnologia
O STJ encerrou o ano judiciário com o número recorde de 500.622 processos…
O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) possui motivos para comemorar. No primeiro semestre deste ano, graças ao empenho e à cooperação de magistrados, servidores e colaboradores, aliados às ações propostas pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental e pela equipe do Projeto TRT Responsável, foi possível alcançar resultados muito positivos. Em comparação com 2010, houve uma redução no consumo de papel na ordem de 26,73%, de água de 19,29% e de energia elétrica de 9,35%.
A meta de economia para 2013 é de 14,84% e está prevista no planejamento estratégico deste Tribunal. Assim, apesar dos resultados satisfatórios, é necessário continuar agregando esforços a fim de que os percentuais sejam mantidos e, se possível, melhorados.
Outros fatores também contribuem para minimizar o impacto ambiental decorrente das atividades do Tribunal e revelam a preocupação social. No primeiro semestre, foram enviados 3.729 quilos de papel para reciclagem e 45,5 quilos de pilhas e baterias para descarte ambientalmente adequado. Também foram doados 207 banners de vinil para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Chamaeleon, usados para a confecção de sacolas, embalagens e outros produtos.
Trabalho contínuo
Segundo o presidente da comissão, desembargador Mário Caron, essa tarefa de conscientização é um trabalho contínuo, que deve ser sempre lapidado. “A nossa missão envolve não apenas o julgamento ou a resolução de demandas judiciais. É mais do que isso. Nós temos que fortalecer a cidadania e contribuir para a paz social. Toda administração pública tem agora um compromisso com a responsabilidade socioambiental”, completa.
A promoção da responsabilidade socioambiental acontece no TRT 10ª Região pela atuação conjunta da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, da Seção de Responsabilidade Socioambiental e da equipe do projeto estratégico TRT Responsável. Por meio do projeto, são propostas medidas de combate ao desperdício de recursos naturais e bens públicos, a fim de reduzir em 20% o consumo de água, energia e papel, até 2014, minimizando o impacto ambiental causado pela atuação do Tribunal.
Histórico
A primeira iniciativa sobre o tema no Tribunal foi o programa TRT Ambiental, criado, em 2006, com o objetivo de promover a conscientização sobre a questão ambiental e a qualidade de vida, implementar uma cultura antidesperdício e de utilização racional dos recursos naturais e dos bens públicos, e estimular a substituição dos insumos e materiais utilizados por produtos menos agressivos ao meio ambiente.
Em 2007, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Recomendação 11, sugeriu aos tribunais a adoção de políticas públicas visando à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado, além da conscientização dos servidores e jurisdicionados sobre a necessidade de efetiva proteção ao meio ambiente.
Dois anos depois, a Estratégia do Poder Judiciário, formalizada pela Resolução 70 do CNJ, estabeleceu a responsabilidade social e ambiental como atributo de valor para a sociedade e deu as diretrizes para o alinhamento dos tribunais em torno do assunto. No final de 2009, o TRT10 elaborou seu planejamento estratégico. Em agosto de 2010, foi apresentada a versão final do TRT Responsável.
Em decorrência da Recomendação 11/2011 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que indicou aos Tribunais Regionais do Trabalho a adoção de medidas para a efetiva inclusão de critérios de responsabilidade socioambiental em todas as atividades do órgão e sugeriu a inclusão de comissão permanente no Regimento Interno e criação de unidade específica, foi instituída, em 2011, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental, mediante Emenda Regimental n° 22/2011.
Por fim, a criação de uma Seção de Responsabilidade Socioambiental no TRT10 foi aprovada pelo Pleno ao votar a adequação do Tribunal à Resolução 63/2011 do CSJT.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 0
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju