70 anos da CLT é tema de palestra da presidente do TRT5

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O tema “70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)” foi destaque na reunião mensal de diretores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio/BA), ocorrida na Casa do Comércio na noite desta segunda-feira, 30. A convite do presidente da Federação, Carlos Amaral, a presidente do TRT da Bahia, desembargadora Vânia Chaves, destacou a importância da CLT nos últimos 70 anos, não apenas como marco regulador das relações de trabalho, mas também nas contribuições para o avanço social e econômico do país.

“Mesmo com as transformações do século XXI, a CLT não perdeu sua importância como marco regulador das relações de trabalho e, com exceção do capítulo do Direito Coletivo, continua em sintonia com as atuais normas internacionais”, afirmou a presidente. Ela fez um balanço do contexto histórico-social dos direitos trabalhistas no Brasil e no mundo, mas reconheceu a necessidade de atualização e flexibilização de determinadas normas.

 “O Direito Coletivo do Trabalho, por exemplo, como tratado na CLT, está defasado e fora do contexto econômico do mundo moderno”, disse a desembargadora, referindo-se ao apego à unicidade sindical, à fiscalização do Ministério do Trabalho, à contribuição sindical obrigatória e à manutenção de uma estrutura sindical rígida, aspectos que, para a magistrada, ‘destoam completamente dos demais países industrializados’.

A reunião de diretores da Fecomércio/BA contou também com a presença da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Andréa Presas, que fez uma exposição sobre Direito Sindical. Andréa Presas apontou que o sistema sindical brasileiro não é livre, e que a Constituição de 1988 ampliou os direitos fundamentais do trabalhador, mas manteve o sistema sindical como antes, preservando alguns institutos do direito social. E criticou: “Se o Brasil ratificasse a Constituição de 88, que trata da forma de aglutinação das entidades, o trabalho do julgador seria facilitado”. E chama a atenção para o fato de que a contribuição sindical obrigatória aumenta o número de sindicatos. Segundo a juíza, há um enfraquecimento das negociações coletivas e dá um conselho aos empresários: ‘Valorizem a negociação coletiva. O momento é este, trabalhadores e empregadores devem andar juntos. De um lado a livre iniciativa e do outro a valorização do trabalho’, concluiu.

 As duas responderam às perguntas ao final. Mais de 50 presidentes de federações e associações comerciais prestigiaram as magistradas: “Para nós foi um privilégio ouvir duas juízas falarem de uma forma tão clara sobre um tema tão complexo. Parabéns às duas pela disposição de se locomover para darem verdadeiras aulas para nós”, declarou o vice-presidente da Fecomércio, Carlos Andrade.

i want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spousewhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 0

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
8 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
10 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
7 0