Aposentado-Ria: preparação para uma nova etapa teve início no TRT1

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O compromisso do TRT/RJ com seu quadro de pessoal não termina com a aposentadoria. Atento aos próximos passos daqueles que dedicaram anos de suas vidas ao trabalho, o Regional fluminense está empenhado para que seus magistrados e servidores percebam a chegada desse momento com menos ansiedade e mais possibilidades. E foi com essa intenção que nasceu o Projeto Aposentado-Ria, que integra o Planejamento Estratégico 2010-2014: preparar profissionais que estão a até três anos do direito de requerer aposentadoria para uma nova etapa. A terceira edição do evento está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12/9, no Prédio-Sede. 

No total, 82 pessoas inscreveram-se para participar do encontro, que reúne palestras, teatro, dinâmicas, oficina e é organizado pela Coordenadoria de Recrutamento e Avaliação (Cora) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Na abertura, na manhã de quinta-feira (11/9), a diretora da SGP, Sônia Regina de Freitas Andrade, observou como o trabalho ou a instituição à qual estamos vinculados costuma ocupar um espaço relevante nas nossas vidas. Diante disso, se adaptar a uma rotina diferente nem sempre é fácil – o que demanda uma preparação para a aposentadoria.
 

De acordo com a diretora da SGP, muitos se perguntam por que o TRT/RJ está preocupado com aqueles que estão prestes a deixar a instituição. “Eu vejo como uma retribuição da Administração a quem tanto se dedicou”, disse Sônia Freitas, observando que o projeto não tem como objetivo incentivar aposentadorias e cabe apenas ao servidor decidir a hora certa de tomar essa decisão. 
 

E como saber se chegou o momento de se aposentar? “Se o servidor ainda está disposto a contribuir com os objetivos organizacionais, e sente-se motivado, deve continuar trabalhando. Mas caso sinta que chegou a hora de finalizar essa etapa, vale a pena se planejar para uma próxima”, sugeriu Cristina Bernardo Neves, diretora da Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs) do Regional, unidade parceira do evento. A coordenadora da Cora, Leana Gregório Fagundes, complementou esse pensamento com uma reflexão: “Felicidade é sentir que você está no lugar certo”.  

Empreender

Planos para a aposentadoria podem incluir montar um negócio próprio ou realizar um sonho antigo. Pensando nisso, foram convidadas a palestrar sobre o tema Empreendedorismo, na manhã de quinta-feira, duas especialistas do Sebrae. Elas deram orientações gerais para quem pensa em abrir uma empresa, explicando os tipos de negócios existentes (próprio, franqueado e terceirizado), a importância de um planejamento bem delineado e de determinadas atitudes que contribuem para o sucesso de um empreendimento, como a tomada de iniciativa e a autoconfiança. 

Para empreender, é preciso, antes de tudo, cuidar da saúde. Por isso, a programação da manhã de quinta-feira também incluiu esclarecimentos sobre os benefícios aos quais os servidores terão direito na aposentadoria, como assistência à saúde. Coube à chefe da Seção de Assistência Complementar de Saúde do TRT/RJ (SECASS), Leila Andréia Coutinho Trigo, esclarecer muitas dúvidas dos presentes sobre o assunto. 

Desapontadoria

À tarde, a plateia assistiu à palestra “Projeto de Vida para Aposentadoria”, ministrada por Armelino Girardi, administrador de empresas com especialização em recursos humanos e foco na transição para a aposentadoria. O palestrante relatou ao grupo como se reinventou após ser demitido depois de quase 30 anos de atuação num grande banco, no qual trabalhava como executivo da área de recursos humanos. Ele criou um site, www.desaposentado.com.br, com o objetivo de conscientizar as pessoas que estão prestes a se aposentar de que a vida não termina com a aposentadoria.

De acordo com Girardi, o desaposentado é aquele que transforma os sonhos em projetos, ocupa seu tempo com aquilo que dá prazer e vive com sabedoria e alegria. “O trabalho é o principal organizador da atividade humana, fonte de valorização, de status e meio de inserção social. Por isso, muitos se aposentam do trabalho e da vida. Mas vocês têm competências que não conhecem”, disse aos presentes.

Para auxiliar na descoberta dessas novas possibilidades, Girardi abordou questões sobre como ocupar o tempo após a aposentadoria e qual o melhor momento para se aposentar. Em seguida, os servidores participaram de uma dinâmica de grupo durante a qual elaboraram um projeto de vida com vistas ao período pós-jubilação.

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwill my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriendhow to cheat on my husband read cheaters

Acessos: 14

🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude