Divórcio não encerra direito à licença de servidora
TRF1 aplica protocolo de gênero ao caso.
Coordenadores e diretores de diversas áreas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho participaram, na quinta-feira, 22, do Café com Líderes, evento que teve como atração a palestra Lider Coach, da personal coach e facilitadora Kátia Miranda. A palestrante da Dale Carnegie, um dos mais respeitados institutos de desenvolvimento de lideranças e atuante em 90 países, falou durante mais de duas horas sobre os novos conceitos de liderança necessários para uma gestão efetiva das organizações.
De acordo com Kátia Miranda, o contexto atual das instituições tem que levar em conta o ambiente externo. Para ela, atualmente, a evolução constante dos cenários obriga o gestor a repensar sua forma de gerir os comandados. “Não estamos mais lidando apenas com custo, qualidade e tempo. Hoje, temos o desafio de entender os contextos externos. A análise é qual o impacto deste contexto na organização e no papel que ela está exercendo para a sociedade?”, indagou.
Segundo a palestrante, após entender as repercussões geradas pelos novos cenários, o líder precisa desenvolver mecanismos para agregar pessoas comprometidas à sua equipe. A missão, a partir daí, passa a ser como motivar os novos talentos que foram formados num cenário de incertezas. Para Kátia Miranda, o gestor precisa, primeiramente, mudar conceitos enraizados. “O maior desafio com o processo de mudança é o que o líder vai fazer com seu ego. O comportamento do gestor impacta significativamente neste processo de pessoas que estão dispostas a fazer algo diferente”, afirmou.
Durante a palestra, os coordenadores foram instados a formar grupos para conhecerem a forma pela qual cada um tem conduzido suas respectivas equipes, identificando, posteriormente, quais os pontos fracos e fortes no estilo de liderança. Kátia Miranda encerrou afirmando que o maior o problema das organizações públicas, hoje em dia, é a falta de coerência entre o discurso e a prática. “Missão, visão e valores não podem ser uma placa de enfeite. Quando uma instituição trabalha desgarrada do propósito para o qual foi criada, as pessoas não se comprometem”, concluiu.
O Café com Líderes foi promovido pela Núcleo de Educação Corporativa do CSJT (Neduc), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGPES). Informações sobre a agenda de cursos, palestras e eventos podem ser obtidas pelo telefone (61) 3043-3391 ou pelo ead@csjt.jus.br.
Acessos: 21
Julho é um dos meses mais movimentados do ano para quem vai pegar estrada, embarcar em um voo ou aproveitar alguns dias de descanso. E no meio do planejamento, tem um item que muita gente esquece: o seguro viagem.
Um mal-estar, uma infecção, extravio de bagagem ou até um imprevisto simples podem transformar as férias em dor de cabeça. Por isso, viajar protegido faz toda a diferença.
✈️ A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora oferece opções de seguro viagem com cobertura nacional e internacional, além de atendimento especializado para ajudar você a escolher a melhor proteção para sua viagem e sua família.
📲 Fale com a equipe pelo WhatsApp: 6133226864
#anajustrafederal #seguroviagem #feriasdejulho
🎖️ Você serviu às Forças Armadas, à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar antes de ingressar no serviço público civil?
A ANAJUSTRA Federal ajuizará uma ação coletiva para garantir que esse período seja considerado no cálculo do Benefício Especial (BE).
O reconhecimento do tempo militar pode gerar:
📈 revisão do benefício;
💵 aumento do valor mensal;
🗓️💰 pagamento de diferenças retroativas.
⚠️ O impacto financeiro varia conforme o histórico funcional de cada servidor.
Não abra mão de um direito que pode impactar toda a sua aposentadoria!!
#ANAJUSTRAFederal #BenefícioEspecial #PrevidênciaComplementar
O Mural de Permuta da ANAJUSTRA Federal aproxima servidores de diferentes regiões do país e facilita conexões para novas possibilidades de lotação.
📌 São mais de 400 oportunidades ativas e mais de 100 novos cadastros realizados só em 2026.
No mural, o associado encontra:
✔️ Busca por cargo, ramo e tipo de movimentação
✔️ Opções de permuta e redistribuição
✔️ Alertas de compatibilidade
👉 Arraste para conferir alguns anúncios disponíveis.
#anajustrafederal #muraldepermutas #pju
Seguimos fortalecendo nossa presença junto aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. 💙
De 15 a 17 de junho, a ANAJUSTRA Federal participou do Encontro de Servidores e Servidoras do TRE Bahia – 2ª turma, promovendo o relacionamento institucional e realizando o sorteio de brindes.
Esta foi a segunda participação da entidade no evento. De 9 a 11/6 estivemos no encontro da 1ª turma.
Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💊
Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.
Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
Mais economia para cuidar da saúde, sempre.
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado
Quando se aposentou, a Jerusa, do TRT9, achou que finalmente teria tempo para fazer tudo o que havia deixado para depois.
Vieram os cuidados com a saúde, os filmes que estavam na lista há anos, uma viagem inesquecível para Paris… e também uma pergunta que muitos aposentados conhecem bem:
“E agora?”
A resposta ela encontrou aos poucos: em novos projetos, nos estudos, nas viagens, nos encontros com amigos, na convivência com a família e na decisão de continuar vivendo intensamente cada fase da vida.
Neste Dia do Servidor Público Aposentado, compartilhamos a história da Jerusa para homenagear todos aqueles que dedicaram anos ao serviço público e que seguem construindo novos capítulos, sonhos e conquistas.
💙 Feliz Dia do Servidor Público Aposentado!
@jerusoberte
#anajustrafederal #diadoservidorpublicoaposentado