Alerta para a volta do golpe do pecúlio

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Inúmeros associados da ANAJUSTRA têm sido convocados para resgate de crédito acumulado pelo benefício da aposentadoria complementar, cujo plano de previdência privada foi supostamente encerrado. Acontece que, tais informações são falsas e fazem parte de uma série de abordagens golpistas de estelionatários no país. 

A notificação vem sendo recebida pelos associados desde maio, via correio ou e-mail, e informa a existência de um crédito no valor de R$ 69.987,00, mas para resgatar o dinheiro são exigidos dois pagamentos antecipados. Um depósito de 10% sob a quantia prevista referente às custas judiciais e outro de R$ 1.053,00 para o alvará eletrônico de resgate do crédito.

Para dar ares de suposta autenticidade ao ofício, o documento é assinado por uma advogada indicada como diretora da Agência Nacional dos Servidores Públicos.

Esse é um golpe recorrente, confira outra versão dele

Muitas pessoas, ao receberem a correspondência acabam ficando na dúvida da veracidade das informações e por vezes suscetíveis a cair no golpe, por isso é preciso redobrar a atenção, alerta Octavio Moura, supervisor de ações da ANAJUSTRA.

“Diversos pontos chamam a atenção para a falsidade do documento como a falta de numeração processual, a não identificação do destinatário e a exigência de depósito prévio para resgate da quantia”, destaca.

A seguir algumas recomendações para evitar cair no golpe: 

O supervisor Octavio Moura lembra que as correspondências seguem sempre o mesmo padrão, pedindo para que o suposto beneficiário entre em contato com urgência para receber altas quantias. “Se o servidor não tiver pagado aos estelionatários, basta ignorar o falso comunicado. Do contrário, é preciso registrar boletim de ocorrência e conversar com um advogado que entrará com uma ação individual em nome do prejudicado”, destaca.

No caso de recebimento de um comunicado suspeito, o recomendado é não ligar para os números informados no documento, mas procurar fontes confiáveis que possam confirmar ou desmentir os fatos relatados. 

Acessos: 3

📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.

A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.

Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.

O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.

Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.

A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal. 

#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
10 0
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
14 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
139 75
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
30 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
55 15
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
74 3