Aposentadoria: o começo para uma nova vida

Conheça a história de associados que aproveitam essa nova fase para fazer o que mais gostam.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Depois de 37 anos dedicados ao serviço público, o servidor Ocino Batista, do TRT da 13ª Região, pôde finalmente se aposentar e aproveitar o momento de descanso para fazer tudo que não tinha oportunidade e tempo. No primeiro momento, fez um tour pelo sertão do Ceará. Depois, com a chegada da pandemia, alguns projetos foram adiados e outros ganharam vida, como a produção da sua primeira obra, “A Chegada da prima Vera”, um romance ambientado no sertão do Ceará.

Mesmo com a pandemia e todas as limitações impostas pela crise sanitária, Ocino segue firme com outros projetos e, inclusive, investiu em aulas de inglês para futuramente viajar pelo exterior junto com sua esposa, companheira há mais de 30 anos.

Leia Mais


“A Chegada da prima Vera” – Servidor aposentado lança seu primeiro livro
Ocino Batista, do TRT da 13ª Região, é autor de romance ambientado no sertão do Ceará


Marisa Arosio – Servidora cria E-book Interativo
Com a aposentadoria, a associada decidiu escrever sobre viagens e assuntos do cotidiano.

Planos são o que não faltam também para a publicitária aposentada do TRT da 3ª Região, Patricia Melin, que procurou até uma terapeuta ocupacional para aproveitar o tempo da melhor maneira. Patrícia também aproveitou essa nova etapa para realizar um sonho de adolescência que julgava ser impossível: fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e se hospedar numa casa de família. “Muitos me perguntavam por que não alugar um flat, mas eu queria viver essa experiência por completo”, explica.

A viagem e o intercâmbio aconteceram antes da pandemia. Depois de retornar e lidar com vários meses de limitações, a aposentada decidiu procurar na terapia ocupacional maneiras de extrair o melhor dessa nova fase e viver experiências similares às do intercâmbio. “Dentre tantos sentimentos, se destacou um vazio que já vinha de mais tempo, mas eu não percebia claramente. O isolamento me obrigou a enxergar isso e vi que precisava de ajuda”, recorda. Recentemente, Patricia participou de uma live junto com sua terapeuta ocupacional, Cecília Xavier, e compartilhou várias experiências sobre sua busca.

A publicitária também tem se dedicado à leitura e até entrou para um clube. Esse interesse pelos livros e as sessões com a terapeuta também a incentivou a escrever. “Sempre gostei muito de escrever, mas nunca pensei em compartilhar e hoje, mergulhando nesse universo, vi que tenho muito o que dizer”, conta. Hoje, Patricia terminou de escrever o seu primeiro livro e já tem outros projetos em mente. “Vou investir cada vez mais meu tempo e energia na escrita.”

Não tenho todas as respostas, mas tenho o que considero o mais importante: muitas perguntas, que me instigam e me motivam a ir em frente. E a principal delas tem sido: por que não?

Patricia Melin, TRT3

Marisa Arósio também é outro exemplo de inspiração para quem se aposentou ou vai se aposentar em breve. Com mais tempo livre, a servidora do TRT da 9ª Região passou a participar de oficinas de escrita criativa, praticar esportes e meditação, além de conhecer lugares novos. A mistura de várias dessas atividades a inspirou para criar um e-book criativo, com temas que vão desde o cotidiano a viagens a lugares pelo Brasil, como a Amazônia e a Serra da Mantiqueira.

Os planos de Marisa para o momento atual é viver cada momento do dia com serenidade e cuidar da saúde física e mental. “A curto prazo, pretendo retomar a convivência com familiares e amigos/as que moram distantes e curtir a natureza o máximo possível.”

Outro projeto é mudar-se da residência atual para uma casa, onde seja possível colocar os pés no chão, ter maior contato com a natureza e “olhar o céu com mais frequência.”

Após me aposentar me tornei tão ativo, que não admitia ser chamado de inativo

Ocino Batista, TRT13

Se engana quem imagina que a aposentadoria é o fim, ou o início de uma vida sem afazeres ou monótona. Além das viagens, Ocino pretende voltar a dar aulas, outra paixão, e continuar atuando como colunista no Diário do Poder, de Cláudio Humberto Rosa e Silva, em Brasília.

Outro feito de Ocino foi solicitar ao presidente do TRT13 que alterasse a nomenclatura da seção responsável pelos aposentados, chamada de “Seção de Inativos” para “Seção de Aposentados e Pensionistas”. 

Metas e sonhos são o que não faltam para eles, que depois de tanto contribuírem, se encontram mais ativos e determinados para realizar tudo aquilo que a rotina do dia a dia e os compromissos com o serviço público tornava inviável. Vida longa e feliz aos servidores!















Acessos: 33

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
19 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
38 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10