Concurso literário promove encontro de gerações com tema relacionado à pessoa idosa

Iniciativa visa celebrar “Década do Envelhecimento Saudável”, declarado na ONU.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com inscrições abertas até 28 de outubro, os Editais Prêmios Literários da Fundação Biblioteca Nacional 2022 vão premiar redações e crônicas com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O edital nº1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº2 – Concurso de Crônicas, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visa incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

A premiação, para ambos os concursos, varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as 25 melhores redações bem como as 25 melhores crônicas e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período de defeso eleitoral.

Encontro de gerações

A iniciativa dos prêmios literários visa celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.

De acordo com o secretário nacional da SNDPI, Antônio Costa, o concurso promove a diversidade de olhares em relação ao assunto. “A proposta aproxima de maneira especial jovens e pessoas idosas. Será interessante observar a perspectiva da juventude em relação ao envelhecimento e às pessoas idosas. Na mesma proporção, será importante ver como a população idosa se enxerga em sociedade. Esperamos resultados importantes com esse concurso”, ansia.

A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, incentiva a participação dos estudantes no concurso. “Esperamos despertar nos jovens a curiosidade em participar. É uma ótima oportunidade de aproximação entre gerações. Se o objetivo de conscientizá-los de que o envelhecimento é um caminho natural for alcançado, a proposta do concurso terá redações surpreendentes”, avalia.

Vivaz Idade

Em 2023, o calendário da ANAJUSTRA Federal será um brinde a “Vivaz Idade”, a maturidade, a condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida de quem deixou os afazeres diários nos tribunais e agora protagoniza uma nova história. Estarão estampadas nele as histórias de 12 servidores aposentados e suas atividades favoritas.

Uma centena de participações foi recebida pela ANAJUSTRA Federal, todas belíssimas. Há quem descobriu uma nova profissão e quem está trabalhando voluntariamente por uma causa, quem voltou a se dedicar a uma arte e quem aprendeu uma nova.

Há quem resolveu andar pelo mundo e quem preferiu conhecer as belezas do nosso país. Há quem caminha, quem corre, quem canta, quem dança, quem escreve, quem representa, quem cozinha, quem se exercita, quem cuida e quem descansa à beira mar.

(Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)

Acessos: 526

A ANAJUSTRA Federal deseja um Dia dos Pais repleto de orgulho, amor e momentos especiais ao lado de quem mais importa.

#diadospais #felizdiadospais #anajustrafederal 💙
21 2
Confira o resultado do sorteio de 65 prêmios de dia dos pais! 🧑‍🧒

Concorreram todos os associados homens adimplentes, sem a necessidade de inscrição prévia. 

Parabéns aos ganhadores e feliz dia dos pais 💙

#anajustrafederal #diadospais #sorteiodepremios #pju #clubedevantagens
48 3
Você tem uma amizade que nasceu no Judiciário e ultrapassou as portas do trabalho? Então esta é a sua chance de eternizar essa história! 💛
O prazo para participar da campanha Calendário 2026 foi prorrogado até 15/8.
O tema deste ano é: “Amizade: do trabalho para a vida” uma homenagem aos laços que se transformam em parceria, apoio e até família.
📊 Pesquisas mostram que amizades no trabalho aumentam a satisfação, melhoram o trabalho em equipe e até reduzem o estresse. No serviço público, esses vínculos ganham ainda mais força pela convivência e pelos desafios compartilhados.
📸 Participe!
Acesse o hotsite🔗 anajustrafederal.org.br e envie sua participação até 15/8.
#amizade #judiciariofederal #calendario2026 #anajustrafederal #doTrabalhoParaAVida
13 2