Leia artigo do consultor financeiro sobre a alta do dólar

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Avanço do dólar assusta o mercado

Por José Carlos Dorte
 
Nesta manhã, 04, a moeda americana avançou na casa de R$ 3,4803 em relação ao real, numa sucessão de altas, renovando a máxima do ano. Patamares parecidos ocorreram somente em 20 de março de 2003, ou seja, há 12 anos, quando chegou a ser cotado em R$ 3,4940. A desvalorização do real frente à moeda norte-americana está relacionada com as incertezas da economia brasileira.
 
Com a cotação do dólar nestes níveis, o brasileiro começa a sofrer consequências drásticas, principalmente aqueles que viajam, adquirem produtos importados e efetuam compras com cartão de crédito em dólar.
 
Para melhor entendimento, até mesmo o pãozinho francês que compramos na padaria sofre o efeito, uma vez que o Brasil importa trigo. Há uma grande quantidade de produtos brasileiros que são montados ou finalizados aqui, mas dependem de matéria-prima importada.
 
As grandes ofertas de produtos importados sempre a vista em sites internacionais estão deixando de ser interessantes, assim como aplicativos de smartphones, aparelhos eletrônicos, etc. Os pacotes internacionais estão sendo deixados de lado e os turistas brasileiros estão procurando os pacotes nacionais.
 
Diante do quadro de pressão da inflação, aumento nas taxas de juros dos empréstimos, principalmente nos cheque especiais, e cartões de crédito, o dólar continuará subindo com algumas variações.
 
O servidor deve ficar atendo para as aplicações em dólar. É um mercado extremamente volátil e muito arriscado para quem não tem experiência.
 
Caso tenha necessidade de adquirir algum equipamento ou viajar, recomendamos adquirir a moeda em espécie exclusivamente para atender àquele compromisso.
 
Para adquirir moedas, procure as instituições financeiras autorizadas ou agentes credenciados pelo Banco Central. Não compre de pessoas estranhas, pois você pode ser vítima de golpes com moedas falsas e acabar ficando preso em alfândegas.
 
Evite aplicações em fundos cambiais, deixe isso para profissionais, uma vez que esse tipo de aplicação oferece riscos, podendo incumbir na perda do capital investido.
 
Neste momento, a dica é liquidar parte de suas dividas, zerar cartões de crédito e cobrir o cheque especial. Não sabemos quanto tempo vão perdurar estas oscilações.

* José Carlos Dorte é consultor de finanças da ANAJUSTRA

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuum

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
307 37
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
33 1