
O lado obscuro da inovação financeira
Ser um consumidor cauteloso e informado é questão de sobrevivência…
José Carlos Dorte
Em 2015, aprendemos e vivenciamos muitas lições que certamente serão repetidas em 2016. O ano mudou e o cenário para investidores permanece nebuloso com ausência de um sinal claro de estabilização política e econômica.
Olhando mais para trás, 2014 foi um ano ruim para alguns investimentos na bolsa, visto que ela completou o quinto ano de desempenho negativo e a poupança ficou com a rentabilidade anual abaixo da inflação. Entretanto outros investimentos tiveram resultados interessantes a exemplo do ouro, dólar e as taxas de juros para empréstimos, que dispararam.
Podemos dizer então que as crises configuram-se também como oportunidades, e os investidores que têm propensão a arriscar, muitas vezes, saem ganhando. Por outro lado, nem todos têm a predisposição de correr riscos, principalmente em um momento como este.
Para 2016, procuramos algumas respostas sobre alguns temas:
1 – Instabilidade na política está afetando a economia. O ano de eleições municipais e Olimpíadas certamente deixará mais ressacas.
2 – O dólar vai subir muito acima dos R$ 4,00?
3- Haverá mais rebaixamento dos ratings do Brasil?
4 – A Operação Lava Jato vai ter mais desdobramentos?
5 – Política monetária do Brasil: governo vai ter pulso para manter a taxa Selic? Até quando ele tem o controle da economia?
6 – Desaceleração da economia chinesa.
7 – Preços do petróleo e minério continuarão despencando?
Todas essas questões influenciam nas tomadas de decisões dos investidores e é bom ficar atento a elas.
O dinheiro circula na economia como se fosse um barco, buscando sempre o porto seguro em lugares onde não corre o risco da desvalorização. Por isso que ativos como ouro e dólar acabam sempre recebendo uma enxurrada de investimentos em época de instabilidade da política e da economia.
Para os predispostos a correr riscos, uma dica é investir em ações de empresas com ótima situação de caixa e que tiveram bons resultados financeiros no último trimestre, a exemplo de ações da Cielo e Ultrapar. Ainda nesta linha, fundos cambiais e multimercados se apresentam com boas perspectivas de rentabilidade. Vale lembrar que estes investimentos têm riscos de perda de capital e, portanto, requerem experiência e entendimento das regras.
Para aquelas pessoas que são conservadoras, mas querem correr algum tipo de risco, sem expor o total da carteira, uma recomendação é procurar os fundos moderados à base de 80/20, sendo 80% em renda fixa e 20% em carteiras lastreadas em câmbio e ouro.
Já para os conservadores por excelência, uma boa opção é a Renda Fixa em fundos DI de crédito privado com liquidez diária. E para aqueles que, além de conservadores não têm necessidade de dinheiro no curto prazo, as LCAs e LCIs com rentabilidade acima de 90% do CDI. Neste caso, procure seu gerente e faça uma boa negociação, pois quanto maior o montante, maior é o percentual de remuneração em cima do CDI.
Um investimento de longo prazo que não cai de moda são os imóveis. Procurar bons lançamentos em locais privilegiados tem sido uma excelente opção. Conhecer a empresa construtora e seu histórico são dicas importantes para não ter surpresas futuras ao optar por este investimento.
Por fim, para aqueles que ainda estão cheio de dívidas, a dica é fazer um planejamento e parcelando com urgência, visto que as taxas de juros tendem a subir e irá pesar cada vez mais no seu orçamento. Diante de um cenário como este, de dívidas, repensar seus hábitos de consumo e controlar suas finanças nunca foi tão importante quanto agora.
José Carlos Dorte é consultor financeiro da ANAJUSTRA
Em homenagem ao Dia das Crianças, trazemos dicas de como ensinar os pequenos a lidar com dinheiro desde cedo.
De cofrinhos a mesadas, de lojinha de brinquedo a decisões do dia a dia, cada experiência ajuda a construir consciência financeira saudável e hábitos que durarão a vida inteira.
💰💼 E na fase adulta, os associados da ANAJUSTRA Federal podem contar com a consultoria financeira gratuita e sigilosa.
O serviço oferece atendimento personalizado, com orientação de um consultor especialista sobre Imposto de Renda, mercado financeiro, investimentos, economia doméstica, aposentadoria e muito mais.
Comece cedo, planeje sempre e conte com a ANAJUSTRA Federal para apoiar suas finanças em todas as fases da vida.
#anajustrafederal #educacaofinanceira #dicasdefinancas #criancas #familia #planejamentofinanceiro #cofrinho #mesada #consultoriafinanceira #diadascriancas
A disputa pelos prêmios do nosso Show de Prêmios tá acirrada!
Tem muita gente com SORTE EXTRA já!
E você, garantiu seus números extras?
Deixe seu comentário com o emoji correspondente pra gente saber!
🔘 Claro, não perco essa chance! ✅
🔘 Deixo tudo pro último dia 😅
🔘 Não preciso. Sorte é meu segundo nome 🍀
Tá valendo uma moto elétrica 🛵, um iPhone📱e muito mais
#anajustrafederal #sorteextra #mêsdoservidor
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF
Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.
A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.
🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.
#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
🚨 O maior Show de Prêmios da história da ANAJUSTRA Federal está chegando e você que é associado adimplente já tem um número da sorte garantido!
Mas quer saber como aumentar suas chances? 👇
✨ Responda à pesquisa na área restrita → +1 número
✨ Indique um colega para se associar → +3 números (se a filiação for confirmada até 22/10)
📲 É rápido, simples e pode te aproximar ainda mais de prêmios incríveis como:
🏍️ Moto Elétrica
📱 iPhone 16
📺 Smart TV Samsung
📖 Kindle
E muito mais!
📅 Anote aí: sorteio dia 23/10, às 19h, durante a Live Sarau 🎶
👉 Corre na área restrita e garanta seus números extras!
#anajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚
São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.
Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.
E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀
#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
✨Mais uma vitória judicial da ANAJUSTRA Federal!✨
A Segunda Turma do Supremo reconheceu a validade da sentença obtida pela entidade sobre os Quintos/Décimos, afastando entendimento do TCU sobre a absorção da rubrica e garantindo aos associados o direito de mantê-la na aposentadoria.
Consequentemente, a decisão também restabelecerá o recebimento da parcela absorvida no último reajuste da categoria. 💪⚖️
Uma vitória coletiva que reafirma a força da categoria e o compromisso da ANAJUSTRA Federal em defender cada conquista dos servidores do Judiciário da União. 👏
#ANAJUSTRAFederal #Quintos #DecisãoHistórica #VitóriaDosServidores #STF #JudiciárioFederal #DireitosGarantidos