Últimos dias para declarar o IR; evite o pagamento de multa

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Faltando quatro dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015), a Receita Federal informou que recebeu, até às 11h desta segunda-feira, 25/4, 16,31 milhões de declarações. Isso representa 57,3% das 28,5 milhões de declarações esperadas.

O consultor de finanças da ANAJUSTRA, José Carlos Dorte, alerta que quem entregar depois do prazo ou se não o fizer, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74.

LEIA TAMBÉM

Prazo para entrega do IR termina no dia 29

Em artigo, consultor comenta as três principais dúvidas dos associados

Restituição do Imposto de Renda terá sete lotes este ano

Dorte ressalta ainda que a multa pode não ser o único inconveniente para quem deixa para realizar os trâmites na última hora. “Além de serem os últimos a receber a restituição, já que, conforme declarado pela Receita Federal, os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo recebem mais cedo a restituição, o principal prejuízo para quem deixa para última hora é não monitorar a declaração pelo site da Receita e, dessa forma, não corrigir um erro ou sanar uma pendência a tempo”, explicou.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a declaração, envie para o “Pergunte ao Consultor”, serviço disponível na página da assessoria financeira. Nele, Dorte responde dúvidas e orienta aos associados a melhor forma de preencher a declaração, evitando, por exemplo, cair na malha fina. As perguntas também podem ser enviadas diretamente pelo e-mail: financas@anajustra.org.br.

Clique aqui para baixar o programa do IR 2016 pelo site da Receita Federal

Acessos: 0

📣 Vem aí uma live imperdível com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

📆 Dia 26/6, às 19h, no Instagram da ANAJUSTRA Federal

🎁 Associados que estiverem presentes vão concorrer ao sorteio de uma vaga gratuita no treinamento!

Durante o encontro, Sílvia vai falar sobre os bastidores da admissibilidade de recursos no TST e apresentar detalhes dessa formação presencial e prática que já transformou a atuação de muitos profissionais da área.

⚖️ Quer atuar com mais segurança nos Tribunais Superiores? Então essa oportunidade é sua!

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola:
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

#direitodotrabalho #tst #clubedevantagens #anajustrafederal #recursoderevista
17 0
O calendário mais querido do Judiciário Federal vem aí, e este ano, ele vai celebrar os laços que ultrapassam os autos, os prazos e os crachás.

Em breve: Calendário 2026 | AMIZADE – Do trabalho para a vida.

#anajustra #anajustrafederal #calendario2026 #amizade #pju #servidorpúblicofederal
17 1
💬 “Não adianta só resolver a dívida. É preciso resolver a relação emocional com o dinheiro.”
— José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

No episódio 17 do PodSer – o Podcast do Servidor, Dorte fala sobre os impactos do superendividamento e dá conselhos práticos — e humanos — para quem quer retomar o controle da vida financeira.

🧠 Ele lembra que estabilidade emocional e finanças caminham juntas, e que admitir que precisa de ajuda é um passo fundamental.

📲 Ouça agora no Spotify, Deezer ou no site da ANAJUSTRA Federal.
Link direto na bio!

#podseranajustra #podcastdoservidor #educacaofinanceira #endividamento #controlefinanceiro #anajustrafederal #servidorpúblico #superendividamento
14 0
🎓 A ANAJUSTRA Federal firmou parceria com o Instituto Pérola de Treinamento e Capacitação para a Advocacia, liderado pela professora Sílvia Pérola.

A partir dela, associados têm 40% de desconto no treinamento presencial “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”, com data prevista para 11, 12 e 13 de agosto, em Brasília.

Com metodologia prática e inovadora, o treinamento é ideal para quem atua ou quer atuar nos Tribunais Superiores da área trabalhista.

📌 Vagas limitadas e desconto exclusivo disponível no Clube de Vantagens!

➡ Saiba mais: https://anajustrafederal.org.br/noticias/convenios/2025/06/parceria-com-instituto-perola-garante-desconto-em-treinamento-de-capacitacao-juridica 

#anajustrafederal #direitodotrabalho #tst #treinamentojurídico #clubedevantagens
17 2