Novo canal conecta aposentados à ANAJUSTRA Federal
O objetivo é manter proximidade, fortalecer a conexão e garantir que o…
A reabertura do prazo para adesão à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) foi tema de reportagem na TV Senado e contou com a participação do secretário-geral da ANAJUSTRA Federal, Alexandre Seixas Saes, entre os entrevistados.
Servidores federais que ingressaram no serviço público antes de 2013 têm até o dia 30 de novembro para aderir ao regime de previdência complementar. O novo prazo foi estabelecido em uma medida provisória (MP 1.119/2022), publicada pelo governo federal na última quinta-feira, 26/5, no Diário Oficial da União (DOU). Além disso, o texto atualiza o cálculo do benefício especial.
O dirigente garantiu que, a princípio, a MP traz benefícios para os servidores do Poder Judiciário da União, mas o texto ainda está sendo estudado pela entidade para que os servidores possam fazer a melhor escolha.
Saes também destacou o empenho da entidade no sentido de apresentar emendas à proposta no Congresso Nacional para trazer mais vantagens para a categoria.
Assista ao vídeo
Sobre a MP
A MP tem o objetivo de abrandar os ânimos dos servidores que têm pressionado o governo por recomposição salarial nos últimos meses. A maioria das categorias pede aumento em torno de 20% para compensar o congelamento dos últimos anos durante a pandemia.
O texto garante benefícios especiais para os novos optantes, mas com critérios adaptados à realidade dos servidores que não haviam optado pelo regime e que agora contam com tempo de contribuição maior. A MP também define a não incidência de contribuição previdenciária sobre o benefício especial. Além disso, a mudança de regime deve permitir ao servidor uma redução no desconto pago para a Previdência, pois o regime da União seria mais barato.
Adesão
As novas adesões serão feitas de forma irrevogável e irretratável, ou seja, não é permitido o retorno ao regime próprio de previdência. Se optar pela migração, o servidor passa a pagar duas contribuições, uma delas sujeita ao teto do INSS e outra à Funpresp.
A Funpresp foi criada para complementar a aposentadoria dos servidores que entraram na administração pública após 2013 e que já não tinham mais direito à integralidade e à paridade dos proventos. Cada Poder tem seu próprio fundo: Funpresp-Jud, Funpresp-Exe e Funpresp-Leg.
Mudanças
A MP muda as regras de cálculo do benefício especial, uma compensação paga pela União aos servidores que migraram do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC).
Para eliminar divergências jurídicas, o texto deixa claro que o benefício especial não está sujeito à incidência de contribuição previdenciária; está sujeito à incidência de imposto sobre a renda e importa ato jurídico perfeito, ou seja, aquele que já se consumou de acordo com a lei vigente, não podendo ser modificado por lei posterior.
A proposta recém-editada ainda muda a natureza da Funpresp, que era estruturada na forma de fundação de natureza pública, com personalidade jurídica de direito privado, e passa a adotar apenas a forma de fundação com personalidade jurídica de direito privado.
Acessos: 4743
🏥 Saúde em um só lugar
No aplicativo da ANAJUSTRA Federal, o associado encontra ferramentas que facilitam o acesso a informações sobre planos de saúde.
Pelo app, é possível:
✔ consultar dados do plano
✔ verificar opções disponíveis na região
✔ simular alternativas
✔ solicitar consultoria especializada
Tudo para ajudar você a tomar decisões com mais segurança e praticidade.
📱 Já baixou o aplicativo?
#ANAJUSTRAFederal #AppANAJUSTRAFederal #PlanosDeSaúde #Benefícios
🦁 O IR 2026 está chegando: você já começou a se preparar?
O período de declaração do Imposto de Renda exige atenção, organização e cuidado com as informações. Quanto antes você se planejar, menores são as chances de erros — e maiores as chances de receber sua restituição mais rápido 💰
📅 Fique de olho no prazo:
A entrega começa na segunda 23 de março e vai até 29 de maio.
Para evitar dor de cabeça, vale seguir alguns passos simples: ✔️ Separe seus informes de rendimento
✔️ Organize comprovantes de despesas médicas e educacionais
✔️ Revise os dados com atenção antes de enviar
⚠️ Pequenos erros podem levar à malha fina, atrasar a restituição e gerar pendências com a Receita Federal.
🤝 Mas você não precisa passar por isso sozinho.
A ANAJUSTRA Federal oferece consultoria financeira especializada para auxiliar associados durante todo o período do IR.
Com esse suporte, você tem:
✔️ Orientação segura e confiável
✔️ Apoio na organização das informações
✔️ Mais tranquilidade para declarar corretamente
💡 É mais praticidade e segurança para cuidar do seu imposto sem complicação.
📲 Aproveite esse benefício e conte com quem entende do assunto.
#ImpostoDeRenda #IR2026 #EducaçãoFinanceira
📍 Os convênios da ANAJUSTRA agora encontram você.
Com o novo aplicativo, o Clube de Vantagens ganhou busca inteligente por geolocalização. Isso significa que, ao entrar no app, você pode ver quais parcerias estão disponíveis perto de onde você está.
Assim fica mais fácil aproveitar benefícios:
✔ perto de casa
✔ perto do trabalho
✔ durante viagens
👉 Baixe o aplicativo e descubra os convênios ao seu redor.
Você também vai concorrer a + de 100 prêmios. Serão 10 sorteios até 17/5.
#ANAJUSTRAFederal #ClubeDeVantagens #Benefícios
A servidora aposentada do TRT-SC e associada da ANAJUSTRA Federal Stella Maris Kutney lança, no próximo 21 de março, o livro Era outra vez… as fadas! – voo-lume 1.
A obra reúne poemas encantados que convidam o leitor a mergulhar em um universo de fantasia, povoado por fadas, bruxas, duendes, elfos, magos e guardiões da natureza. Com linguagem lúdica e sensível, os textos exploram o poder da imaginação e o encanto das palavras.
Natural de Blumenau (SC) e moradora de Florianópolis há cerca de 30 anos, Stella encontrou inspiração nas lendas e no imaginário da chamada “Ilha da Magia”, cenário que dialoga com o universo fantástico presente na obra.
Apaixonada pela escrita desde a infância, a autora já publicou textos em jornais, revistas culturais e antologias poéticas. Agora, reúne parte dessa produção literária no novo livro.
📅 Lançamento: 21 de março
Parabéns à associada Stella Maris Kutney por compartilhar sua criatividade e sensibilidade com os leitores. ✨
Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Stella Maris Kutney podem acompanhar suas publicações nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com a autora:
📧 E-mail: mensageira.das.fadas@gmail.com
📷 Instagram: @stella.maris.kutne
📘 Facebook: Stella Maris Kutney
#EspaçoCultural #Literatura #Poesia #ANAJUSTRAFederal
Quer aproveitar momentos de lazer pagando menos?
Com o convênio da Bilheteria.com, os associados podem garantir até 60% de desconto em diversas opções de entretenimento.
🎬 Cinemas
🎭 Teatros
🎢 Parques
🚶 Passeios e atrações turísticas
É a oportunidade perfeita para curtir o tempo livre, programar um passeio especial ou aproveitar atividades culturais com muito mais economia.
👨👩👧👦 O desconto também é extensível aos dependentes, para que toda a família possa aproveitar.
📍 O benefício está disponível para:
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, confira as opções disponíveis e aproveite os descontos para planejar seu próximo passeio.
Mais lazer, cultura e diversão — pagando menos. 🎉
#anajustrafederal #bilheteriacom #convenios
A ANAJUSTRA Federal marcou presença na Semana da Mulher, realizada de 9 a 13 de março, no TRT de Minas Gerais.
Durante o evento, a associação esteve próxima das servidoras e servidores, com um espaço dedicado ao acolhimento, troca de informações e apresentação de benefícios, além de um café especial e brindes.
Uma oportunidade de diálogo, presença e cuidado com quem faz a Justiça todos os dias.
#anajustrafederal #semanadamulher #trtmg