
Descontos especiais para celebrar o Mês das Crianças
Economize em roupas, calçados, eletrônicos e perfumaria.
Um levantamento realizado pela Citroën, em 2017, denominado “Inspired By You”, revelou que os brasileiros passam 4 anos e 11 meses dentro de um carro ao longo da vida.Embora muito longe do tempo que passamos dormindo, quase 24 anos, levando em conta oito horas de sono diárias e a expectativa de vida no país, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hoje de 71,3 anos, o dado ainda é chocante.
Você cuida bem do seu automóvel? Isso é essencial já que, como mostrou a pesquisa, muitas horas do seu dia você passa nele. Confira sete erros que você pode estar cometendo e, consequentemente, gerando situações desagradáveis. E mais importante. Saiba como evitá-los.
Erro 1: Estacionar debaixo do sol
A pintura e partes plásticas internas do veículo são as partes que mais sofrem com a ação do sol. Com temperaturas elevadas, essas superfícies são bastante prejudicadas. A principal dica é procurar deixar seu veículo na sombra. Se possível, procure um estacionamento que seja coberto ou que possua a sombra de alguma parede ou prédio que proporcione isso. Esse é o local ideal para proteger a pintura contra os raios UV. Mas cuidado com a sombra de árvores! Além de queda de galhos e frutas que danificam parcial ou totalmente seu veículo, seiva de plantas e dejetos dos pássaros, se não lavados imediatamente, podem ser corrosivos.
Erro 2: Deixar de fazer as revisões
Quem está sempre em dia com as revisões tem maior garantia contra problemas mecânicos que podem influenciar no controle do carro. A manutenção periódica inclui desde a verificação de itens simples como óleo, estepe, limpador de pára-brisa, até os itens mais complexos.
Erro 3: Não dar atenção à bateria
A bateria é como o coração do veículo. Ela é responsável pela partida do motor e por acionar todos os recursos que seu carro possui, desde os faróis até o teto solar. Portanto, quanto mais moderno for o seu veículo, mais necessário será adquirir uma bateria de qualidade. Não adianta o veículo ser ou estar novo, em linhas gerais, a duração média de uma bateria é de 2 a 3 anos. Se preciso, coloque no calendário.
Erro 4: Abastecer até a “boca”
Não é à toa que as bombas de abastecimento travam automaticamente. Se antes o perigo era apenas de vazar combustível e manchar a pintura, hoje existe um sistema de coleta de gases do tanque para diminuir a emissão de poluentes que envolve um tubinho que fica no alto do seu tanque. Ele puxa os gases que são levados para um filtro chamado canister. Por isso, é necessária uma bolha de ar na parte superior do tanque. Se o combustível ultrapassar esse limite, o canister será danificado pois vai receber combustível em estado líquido e não seus gases. O que também prejudica o funcionamento do motor, pois o canister é conectado à central eletrônica.
Erro 5: Rodar com a gasolina na reserva
O contrário também é preocupante. Se toda vez que a luz da reserva acende você ainda roda uns quilômetros com base na capacidade do tanque do seu carro, é bom repensar esse hábito. Isso porque, quando o veículo fica na reserva, apesar de ainda ter um mínimo de combustível garantido por conta do funcionamento do sistema de alimentação, se tiver menos de 5 litros no tanque, isso pode danificar a bomba de combustível.
Erro 6: Frear bruscamente nos buracos
Essa manobra aumenta consideravelmente o impacto, sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios, o que ocasiona danos maiores do que se o buraco fosse atravessado naturalmente.
Erro 7: Não fazer um seguro
Um seguro auto é sinônimo de tranquilidade, segurança e proteção. Você pode até “dirigir super bem” e não precisar acionar o sinistro com frequência (e tomara que não precise mesmo), mas riscos existem e imprevistos acontecem. Furto, roubo, colisão, pane no motor, chave esquecida no carro. Ter com quem contar em qualquer situação é um alívio.
ANAJUSTRA Corretora
Incorporada na política de benefícios da ANAJUSTRA Federal, a ANAJUSTRA Corretora é um serviço para auxiliar os associados na contratação de seguros de vida, carro, bike, viagem e residencial. Online e especializada, garante que – além de prático – o serviço seja confiável e com descontos reais de até 22%, se comparados aos preços do mercado. Associados adimplentes e dependentes diretos como pai, mãe, cônjuge e filhos podem utilizar a corretora.
Em homenagem ao Dia das Crianças, trazemos dicas de como ensinar os pequenos a lidar com dinheiro desde cedo.
De cofrinhos a mesadas, de lojinha de brinquedo a decisões do dia a dia, cada experiência ajuda a construir consciência financeira saudável e hábitos que durarão a vida inteira.
💰💼 E na fase adulta, os associados da ANAJUSTRA Federal podem contar com a consultoria financeira gratuita e sigilosa.
O serviço oferece atendimento personalizado, com orientação de um consultor especialista sobre Imposto de Renda, mercado financeiro, investimentos, economia doméstica, aposentadoria e muito mais.
Comece cedo, planeje sempre e conte com a ANAJUSTRA Federal para apoiar suas finanças em todas as fases da vida.
#anajustrafederal #educacaofinanceira #dicasdefinancas #criancas #familia #planejamentofinanceiro #cofrinho #mesada #consultoriafinanceira #diadascriancas
A disputa pelos prêmios do nosso Show de Prêmios tá acirrada!
Tem muita gente com SORTE EXTRA já!
E você, garantiu seus números extras?
Deixe seu comentário com o emoji correspondente pra gente saber!
🔘 Claro, não perco essa chance! ✅
🔘 Deixo tudo pro último dia 😅
🔘 Não preciso. Sorte é meu segundo nome 🍀
Tá valendo uma moto elétrica 🛵, um iPhone📱e muito mais
#anajustrafederal #sorteextra #mêsdoservidor
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF
Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.
A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.
🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.
#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
🚨 O maior Show de Prêmios da história da ANAJUSTRA Federal está chegando e você que é associado adimplente já tem um número da sorte garantido!
Mas quer saber como aumentar suas chances? 👇
✨ Responda à pesquisa na área restrita → +1 número
✨ Indique um colega para se associar → +3 números (se a filiação for confirmada até 22/10)
📲 É rápido, simples e pode te aproximar ainda mais de prêmios incríveis como:
🏍️ Moto Elétrica
📱 iPhone 16
📺 Smart TV Samsung
📖 Kindle
E muito mais!
📅 Anote aí: sorteio dia 23/10, às 19h, durante a Live Sarau 🎶
👉 Corre na área restrita e garanta seus números extras!
#anajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚
São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.
Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.
E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀
#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
✨Mais uma vitória judicial da ANAJUSTRA Federal!✨
A Segunda Turma do Supremo reconheceu a validade da sentença obtida pela entidade sobre os Quintos/Décimos, afastando entendimento do TCU sobre a absorção da rubrica e garantindo aos associados o direito de mantê-la na aposentadoria.
Consequentemente, a decisão também restabelecerá o recebimento da parcela absorvida no último reajuste da categoria. 💪⚖️
Uma vitória coletiva que reafirma a força da categoria e o compromisso da ANAJUSTRA Federal em defender cada conquista dos servidores do Judiciário da União. 👏
#ANAJUSTRAFederal #Quintos #DecisãoHistórica #VitóriaDosServidores #STF #JudiciárioFederal #DireitosGarantidos