Senha mais segura: troque a sua

Associados agora devem mudar senhas de acesso ao site a cada seis meses e seguir pré-requisitos de segurança.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

senhas novas

Levanta a mão se você já usou a combinação “123456” (ou uma variação dela) como senha de banco, de e-mails, do seu jornal ou curso favorito. Você está entre a maior parte dos brasileiros, segundo levantamento do aplicativo de gerenciamento de logins NordPass, divulgado no mês de novembro.

Na lista das senhas mais populares entre os brasileiros, conforme a pesquisa, também estão: “admin”,“123mudar” e “mudar123”. A pesquisa do NordPass aponta que, apesar dos avisos, muitos usuários ainda utilizam autenticações fracas e colocam em risco seus dados. O relatório mostra que 86% dos ataques em apps da web utilizam credenciais roubadas e que cerca de 24 bilhões de senhas foram vazadas desde 2016.

Neste cenário, o serviço de gerenciamento de senhas aponta que as passkeys (chaves de acesso) são mesmo o futuro. O método substitui as tradicionais combinações alfanuméricas por métodos como reconhecimento facial, impressão digital ou PIN.

Mas, até que essa seja uma realidade para todos, a recomendação é criar chaves com pelo menos 20 caracteres e incluir uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.

Outra dica é evitar usar informações pessoais e que podem ser descobertas facilmente como aniversários, nomes ou palavras comuns e não usar a mesma senha para diferentes serviços.

Novos requisitos

Neste mês, o setor de Tecnologia da Informação da ANAJUSTRA Federal implementou uma mudança no sistema de senhas de acesso ao site e ao portal de benefícios, seguindo essas orientações.

Agora, a troca de senha será obrigatória a cada seis meses e para criar uma chave será preciso utilizar:

o Letras maiúsculas e minúsculas;
o No mínimo um número.

Além disso, não serão aceitas combinações simples ou dados pessoais como nome e data de nascimento.

O processo de recuperação de senha também mudou. Para recuperá-la, será preciso clicar em “esqueci minha senha” e informar sua data de nascimento e CPF no campo de login, no topo do site. Você receberá, por e-mail, um token que deverá ser digitado no link indicado junto com a nova senha. Ele terá validade de uma hora.

Dúvidas?

Fale com o setor de TI no e-mail: ti@anajustrafederal.org.br

Confira a lista completa com as 20 senhas mais utilizadas na internet brasileira em 2023:

“admin”;
“123456”;
“12345678”;
“102030”;
“123456789”;
“12345”;
“gvt12345”;
“12345678910”;
“password”;
“111111”;
“123mudar”;
“10203040”;
“UNKNOWN”;
“mudar123”;
“senha123”;
“fera@123”;
“1234567”;
“142536”;
“********”;
“1234567890”.

(Com informações do TecMundo)

Acessos: 9244

📲 A ANAJUSTRA Federal agora está ainda mais perto de você.

Criamos comunidades oficiais no WhatsApp para os 26 estados e o DF, com informações regionalizadas sobre benefícios, convênios, eventos e serviços.

Tudo pensado a partir das sugestões dos próprios associados 💬

Quer entrar na comunidade do seu estado?

👉 Comente aqui a palavra ESTADO e receba o link para participar.

É aposentado? Comente também para receber o acesso à comunidade exclusiva.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
11 19
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.

A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.

Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.

O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.

Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.

A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal. 

#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
11 0
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
14 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
140 81
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
30 2