“Em primeiro lugar a pessoa, depois a deficiência”. Servidor cego compartilha rotina e hobbies

Em seu décimo episódio, o PodSer conversa com Marcos André Leandro, do TRT2.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Marcos André Leandro é servidor do TRT2.
Na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Podcast do Servidor, o PodSer, conversou com o associado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), Marcos André Leandro, instrumentista nato que se apresentou na 4ª edição da live sarau, autor de poemas e, segundo ele, “um detalhe sem importância, uma pessoa cega”.

A frase, de acordo com o servidor, tem a ver com a ideia de que as pessoas com deficiência, em especial o deficiente visual, “é improdutivo, incapaz, um fardo. Quando você fala que você é deficiente antes de se apresentar, em primeiro lugar as pessoas vão ver a deficiência e não a pessoa. Por isso que se chama ‘pessoa com deficiência’. Em primeiro lugar está a pessoa. E é um detalhe sem importância porque o que eu me proponho a fazer, eu faço”.

Entre as coisas que gosta de fazer estão as artes. O servidor público toca escaleta, flauta doce, piano e teclado. “Aprendi de ouvido. Nunca fiz aulas. Ouço bastante a música e depois ‘tiro’ no instrumento.” Outra paixão, sem dúvida, são os poemas. Ele diz ter cerca de 30 de sua autoria. “Já dá para fazer um livro”, diz o associado que tem como principal referência a poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Durante a conversa, Marcos Leandro contou ainda sobre os reflexos da tecnologia na sua rotina, tanto pessoal quanto profissional, e os avanços do judiciário para as pessoas com deficiência. “Tem bastante desafio. [De modo geral] ainda tem aplicativos inacessíveis. Mas tem melhorado bastante.”

O décimo episódio do PodSer pode ser ouvido na íntegra nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Acessos: 2501

Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
0 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
12 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
14 0
8 de dezembro | DIA DA JUSTIÇA

Uma data para lembrar o valor de quem faz o direito acontecer todos os dias. 

#anajustrafederal #pju #diadajustica
65 4
RETROSPECTIVA 2025 | CORRETORA

2025 foi um ano de mais proteção.
‌
A ANAJUSTRA Corretora registrou mais de R$ 1 milhão em descontos para os associados, reforçando nosso compromisso com cuidado e proteção.
‌
Os seguros auto, residencial e de vida garantiram reduções médias significativas, e quem contratou os três acumulou quase mil reais de economia no ano.
‌
Seguimos trabalhando para oferecer mais tranquilidade, mais vantagens e mais segurança para você e sua família.
‌
#anajustrafederal #corretora #anajustracorretora
14 1