Institucional

"Em primeiro lugar a pessoa, depois a deficiência". Servidor cego compartilha rotina e hobbies

06/12/2023 14:38 | Fonte: Assessoria

Em seu décimo episódio, o PodSer conversa com Marcos André Leandro, do TRT2.

A+ A-

Número de acessos:

Marcos André Leandro é servidor do TRT2.
Na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Podcast do Servidor, o PodSer, conversou com o associado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), Marcos André Leandro, instrumentista nato que se apresentou na 4ª edição da live sarau, autor de poemas e, segundo ele, “um detalhe sem importância, uma pessoa cega”.

A frase, de acordo com o servidor, tem a ver com a ideia de que as pessoas com deficiência, em especial o deficiente visual, “é improdutivo, incapaz, um fardo. Quando você fala que você é deficiente antes de se apresentar, em primeiro lugar as pessoas vão ver a deficiência e não a pessoa. Por isso que se chama ‘pessoa com deficiência’. Em primeiro lugar está a pessoa. E é um detalhe sem importância porque o que eu me proponho a fazer, eu faço”.

Entre as coisas que gosta de fazer estão as artes. O servidor público toca escaleta, flauta doce, piano e teclado. “Aprendi de ouvido. Nunca fiz aulas. Ouço bastante a música e depois ‘tiro’ no instrumento.” Outra paixão, sem dúvida, são os poemas. Ele diz ter cerca de 30 de sua autoria. “Já dá para fazer um livro”, diz o associado que tem como principal referência a poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Durante a conversa, Marcos Leandro contou ainda sobre os reflexos da tecnologia na sua rotina, tanto pessoal quanto profissional, e os avanços do judiciário para as pessoas com deficiência. “Tem bastante desafio. [De modo geral] ainda tem aplicativos inacessíveis. Mas tem melhorado bastante.”

O décimo episódio do PodSer pode ser ouvido na íntegra nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Número de acessos: