“Em primeiro lugar a pessoa, depois a deficiência”. Servidor cego compartilha rotina e hobbies

Em seu décimo episódio, o PodSer conversa com Marcos André Leandro, do TRT2.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Marcos André Leandro é servidor do TRT2.
Na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Podcast do Servidor, o PodSer, conversou com o associado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), Marcos André Leandro, instrumentista nato que se apresentou na 4ª edição da live sarau, autor de poemas e, segundo ele, “um detalhe sem importância, uma pessoa cega”.

A frase, de acordo com o servidor, tem a ver com a ideia de que as pessoas com deficiência, em especial o deficiente visual, “é improdutivo, incapaz, um fardo. Quando você fala que você é deficiente antes de se apresentar, em primeiro lugar as pessoas vão ver a deficiência e não a pessoa. Por isso que se chama ‘pessoa com deficiência’. Em primeiro lugar está a pessoa. E é um detalhe sem importância porque o que eu me proponho a fazer, eu faço”.

Entre as coisas que gosta de fazer estão as artes. O servidor público toca escaleta, flauta doce, piano e teclado. “Aprendi de ouvido. Nunca fiz aulas. Ouço bastante a música e depois ‘tiro’ no instrumento.” Outra paixão, sem dúvida, são os poemas. Ele diz ter cerca de 30 de sua autoria. “Já dá para fazer um livro”, diz o associado que tem como principal referência a poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Durante a conversa, Marcos Leandro contou ainda sobre os reflexos da tecnologia na sua rotina, tanto pessoal quanto profissional, e os avanços do judiciário para as pessoas com deficiência. “Tem bastante desafio. [De modo geral] ainda tem aplicativos inacessíveis. Mas tem melhorado bastante.”

O décimo episódio do PodSer pode ser ouvido na íntegra nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Acessos: 2519

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial