“Em primeiro lugar a pessoa, depois a deficiência”. Servidor cego compartilha rotina e hobbies

Em seu décimo episódio, o PodSer conversa com Marcos André Leandro, do TRT2.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Marcos André Leandro é servidor do TRT2.
Na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Podcast do Servidor, o PodSer, conversou com o associado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), Marcos André Leandro, instrumentista nato que se apresentou na 4ª edição da live sarau, autor de poemas e, segundo ele, “um detalhe sem importância, uma pessoa cega”.

A frase, de acordo com o servidor, tem a ver com a ideia de que as pessoas com deficiência, em especial o deficiente visual, “é improdutivo, incapaz, um fardo. Quando você fala que você é deficiente antes de se apresentar, em primeiro lugar as pessoas vão ver a deficiência e não a pessoa. Por isso que se chama ‘pessoa com deficiência’. Em primeiro lugar está a pessoa. E é um detalhe sem importância porque o que eu me proponho a fazer, eu faço”.

Entre as coisas que gosta de fazer estão as artes. O servidor público toca escaleta, flauta doce, piano e teclado. “Aprendi de ouvido. Nunca fiz aulas. Ouço bastante a música e depois ‘tiro’ no instrumento.” Outra paixão, sem dúvida, são os poemas. Ele diz ter cerca de 30 de sua autoria. “Já dá para fazer um livro”, diz o associado que tem como principal referência a poetisa portuguesa Florbela Espanca.

Durante a conversa, Marcos Leandro contou ainda sobre os reflexos da tecnologia na sua rotina, tanto pessoal quanto profissional, e os avanços do judiciário para as pessoas com deficiência. “Tem bastante desafio. [De modo geral] ainda tem aplicativos inacessíveis. Mas tem melhorado bastante.”

O décimo episódio do PodSer pode ser ouvido na íntegra nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Acessos: 2497

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
597 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
27 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2