
Assista e concorra! Sorteio extra na Live Sarau
Quem estiver ao vivo vai concorrer a 1 gift card de R$ 100; 1 kit de…
Qual o melhor momento para pedir a aposentadoria? Quais as regras aplicadas ao servidor público federal? Existem documentos importantes para guardar ao longo da vida funcional? Por que, afinal, aposentar-se parece tão difícil?
Essas e muitas outras questões que passam pela cabeça dos servidores públicos são respondidas com muitos detalhes pelo diretor-presidente da Funpresp-Jud e servidor afastado do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Vieira de Oliveira, nosso convidado do sétimo episódio do PodSer, o Podcast do Servidor.
Ele pode ser ouvido na íntegra nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.
Em uma conversa de aproximadamente 60 minutos, Oliveira, deixa claro que o tema precisa ser considerado desde já, com planejamento e antecedência, sobretudo por aqueles que estão aparentemente distantes do seu afastamento definitivo do cumprimento das atividades funcionais.
“Demoram meses às vezes para você obter uma certidão. Eu recomendo que as pessoas comecem a fazer isso o quanto antes. O tempo passa muito rápido. De repente você se programa para aposentar, ‘tá’ faltando um documento, que não depende de você. Você vai buscar no órgão e ele fala que só pode te atender ‘daqui a seis meses’. Então às vezes você vai frustrar uma aposentadoria que planejou, por não estar com a documentação toda em ordem e adequada”, exemplifica.
O presidente da Funpresp-Jud fala ainda sobre a necessidade de procurar ajuda especializada nesta fase da vida, os tempos considerados especiais no quadro do Poder Judiciário, além da aposentadoria do servidor público com deficiência.
PodSer
O PodSer tem periodicidade mensal e este é o seu sétimo episódio. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.
Lançado em março, o PodSer já conta com episódios de assuntos variados. A estreia foi com o tema “declaração do imposto de renda 2023”, com o consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte. No segundo episódio, uma edição extra do nosso podcast, ainda no mês de março, entrevistamos a médica infectologista Daniela Barros sobre a relação entre o outono e as doenças respiratórias. Em abril, no dia 9/4, no terceiro episódio, a diretora de comunicação do TRT2, Aline Castro, foi a nossa convidada para falar sobre comunicação organizacional, serviço público e o seu podcast próprio “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”. E ainda no mês de abril, a servidora Consuelo Pagani contou como se refez na aposentadoria.
Em maio, o quinto episódio do PodSer conversou com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares, sobre o 2º Censo do Poder Judiciário. E para marcar o encerramento do primeiro semestre, em junho, o podcast do servidor fez um balanço das atividades dos congressistas com o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
Ouça todos os episódios do Podser:
PodSer #1 O servidor e a declaração do IR: novidades e especificidades
PodSer #2 O outono e os cuidados com a saúde
PodSer #3 Um conversa sobre comunicação e o serviço público
PodSer #4 Aposentei e agora?
PodSer #5 Vamos esclarecer as dúvidas sobre o Censo do judiciário
PodSer #6 O semestre legislativo em 15 minutos
No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨
Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.
👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
Todos enfrentamos desafios financeiros em algum momento da vida. Mas com inteligência, disciplina e determinação é possível transformar esses obstáculos em oportunidades de crescimento.
Confira as dicas do consultor de finanças, José Carlos Dorte.
E aí? Já segue alguma delas?
#DicasFinanceiras #ANAJUSTRAFederal #ConsultoriaFinanceira #Contanoazul #beneficio #consultoriagratis
Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes?
Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.
Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir!
Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.
Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.
Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.
📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach
Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural
#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍
Ele está cada vez mais perto!
Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚
@brb_financeira
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
No dia 11 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, data que reforça a importância da inclusão, da acessibilidade e do respeito às diferenças. 💚
Na ANAJUSTRA Federal, temos orgulho de compartilhar a história de Marcos André, servidor do TRT da 2ª Região, que completou recentemente 20 anos de serviço público.
Cego desde o nascimento, Marcos construiu sua trajetória com coragem, fé e propósito — e hoje é exemplo de que a deficiência não limita o talento, o esforço nem o sonho de servir com excelência.
Em outubro de 2023, Marcos participou da 4ª Live Sarau da ANAJUSTRA Federal, e revelou ser um instrumentista nato. Ele toca escaleta, flauta doce, piano e teclado. Outra paixão são os poemas. Ele tem cerca de 30 de sua autoria. “Já dá para fazer um livro”, diz o associado que tem como principal referência a poetisa portuguesa Florbela Espanca.
👏 Que histórias como a de Marcos André continuem lembrando a todos nós que a verdadeira inclusão começa com empatia, oportunidade e respeito.
#anajustrafederal #inclusao #diversidade #acessibilidade #deficiencia #pessoacomdeficiencia #servicopublico #trabalho #historiainspiradora #diadaspessoascomdeficiencia