PodSer: semestre legislativo é o tema do bate-papo com o assessor parlamentar Roberto Bucar

Sexto episódio do podcast do servidor faz um balanço das atividades dos congressistas na primeira metade de 2023.

PodSer entrevistou o assessora parlamentar da entidade, Roberto Bucar.

PodSer entrevistou o assessor parlamentar da entidade, Roberto Bucar. – ANAJUSTRA Federal

No 6º episódio do PodSer, o podcast do servidor, os ouvintes terão a oportunidade de fazer um balanço do semestre legislativo, relembrando os principais marcos, temas e desafios discutidos durante esse período na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para enriquecer essa conversa, o programa conta com a participação especial de Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal.

No bate-papo, Bucar fornece aos ouvintes um panorama da composição atual do Congresso Nacional, destacando os principais marcos e momentos significativos do semestre legislativo em termos de atividades parlamentares. É uma oportunidade única para compreender as questões mais debatidas e os temas cruciais que estiveram em pauta nas casas legislativas.

A conversa também aborda o arcabouço fiscal e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, assuntos que têm afligido os servidores no momento. Roberto Bucar oferecerá insights sobre os possíveis prejuízos para o funcionalismo caso essas medidas avancem.

Além disso, Bucar compartilha suas lembranças marcantes de sessões ou votações ao longo de seus mais de 20 anos de atuação à frente da assessoria parlamentar da ANAJUSTRA Federal, trazendo uma perspectiva única sobre a atuação do Congresso Nacional.

“Todo projeto de lei que a gente acompanha tem uma relevância fantástica, é algo que não existia e será transformado em lei. Isso já traz um orgulho muito grande para quem acompanha. Um que me marcou foi o de plano de carreiras e criação de varas do trabalho para todo o Brasil, foi muito marcante. Tinha sessões que ‘ia’ até às quatro, cinco horas da manhã… O salão verde da Câmara, o azul do Senado lotado de servidores, fazendo uma pressão saudável, e os parlamentares circulavam entre a gente, foi algo que me marcou bastante”, destacou.

Por fim, os ouvintes poderão ouvir as expectativas para o segundo semestre legislativo, que se anuncia repleto de desafios e decisões importantes. Será uma oportunidade para compreender os rumos que o país poderá tomar nos próximos meses.

O sexto episódio do PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O podcast do servidor – PodSer tem periodicidade mensal . Com uma diversidade de temas e convidados especiais, o podcast se destaca com temas relevantes e caráter informativo para os servidores públicos e demais interessados. Os ouvintes podem esperar por episódios envolventes, que abordam questões importantes e trazem insights valiosos para auxiliar no dia a dia profissional e pessoal.

Não perca a oportunidade de acompanhar o PodSer e explorar os episódios já disponíveis. Esteja atento às novidades e prepare-se para uma experiência de aprendizado e informação.

Ouça todos os episódios do Podser:

PodSer #1 O servidor e a declaração do IR: novidades e especificidades
PodSer #2 O outono e os cuidados com a saúde
PodSer #3 Um conversa sobre comunicação e o serviço público
PodSer #4 Aposentei e agora?
PodSer #5 Vamos esclarecer as dúvidas sobre o Censo do judiciário

Acessos: 2717

Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙

Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.

Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.

As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.

Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.

O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
4 0
Saúde, informação e proximidade com os servidores. 💙

A ANAJUSTRA Federal esteve nesta segunda-feira (17/8) no Edifício Sede do TRT da 1ª Região, @trtrjoficial  no Rio de Janeiro, para apresentar as opções de planos de saúde disponíveis aos associados e esclarecer dúvidas sobre coparticipação, portabilidade, reembolso e outros temas relacionados à assistência à saúde.

Participaram da ação o consultor de benefícios em saúde da ANAJUSTRA Federal, Nelson Dantas, e os gerentes João Lemos e Wallace Calazanz, além da representante da subsede do Rio de Janeiro, Priscilla Mayerhofer. 

E a programação continua! Nesta terça-feira (18/8), das 9h às 16h, a equipe estará no Fórum da Lavradio, com plantão para apresentação dos planos e esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e glicose, bioimpedância e distribuição de brindes, sucos e saladas de frutas.

📍 Rua do Lavradio, 132, 5º andar – Sala da ANAJUSTRA Federal – Lapa/RJ.

#anajustrafederal #saúde #trt1
52 3
Depois de explicar como começou o princípio contributivo no regime próprio dos servidores, Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, explica as principais mudanças nas regras de aposentadoria trazidas pela EC 103/19, atualmente vigentes. 

Foram várias alterações, sendo que a última trouxe o aumento do tempo de contribuição e a redução nos valores dos benefícios, além da elevação da contribuição.

E, segundo Amarildo, novas reformas ainda estão por vir. Por isso, estar informado e se preparar para diferentes cenários é cada vez mais importante.

Dê o play e acompanhe mais um trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”. 

Você também pode assistir à conversa completa no nosso canal do Youtube!

#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #previdenciacomplementar
64 2
Se ainda não viu a live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos”, talvez, não saiba que a Emenda Constitucional nº 3/1993 é que deu start no princípio contributivo no regime próprio dos servidores.

Quer entender como chegamos ao modelo previdenciário atual?

Dê o play e acompanhe esse sequência de cortes da live com Amarildo Vieira de Oliveira, diretor-presidente da Funpresp-Jud.
67 12