Institucional

Dia da Mulher: diretora da ANAJUSTRA Federal é uma das homenageadas no TRT24

08/03/2022 09:54 | Fonte: Da assessoria

Servidora aposentada, Glauce de Oliveira Barros exerceu o cargo de diretora-geral do TRT24.

A+ A-

Glauce e outras 31 mulheres da Justiça do Trabalho da 24ª Região foram homenageadas. - Fotografia Carolina Alves/Arte: ANAJUSTRA Federal Glauce e outras 31 mulheres da Justiça do Trabalho da 24ª Região foram homenageadas. - Fotografia Carolina Alves/Arte: ANAJUSTRA Federal

Como parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) preparou uma exposição fotográfica com 32 mulheres que fazem parte da Justiça Trabalhista de Mato Grosso do Sul, entre magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias. E a diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA Federal, Glauce de Oliveira Barros, é uma delas.

Exemplo de mulher, com uma trajetória admirável tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, Glauce é servidora aposentada do TRT24, exerceu o cargo de diretora-geral do regional, é advogada inscrita na OAB-MS 1.7979. Na ANAJUSTRA Federal, elabora estudos jurídicos, entre eles o artigo técnico "Violação às cláusulas pétreas e retrocesso social da PEC 32/20", que embasou o texto da carta aberta enviada pela associação a deputados, senadores e presidentes dos Tribunais do Judiciário Federal, no final do mês de abril de 2021, e recentemente o estudo sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto a vantagem do artigo 193 da Lei nº 8.112/90, que aponta diversas inconstitucionalidades como a violação do princípio da separação dos Poderes da República, usurpação da competência do Supremo Tribunal Federal e do Poder Legislativo, entre outros.

Na 1ª Exposição Fotográfica Mulheres Inspiradoras do TRT-24, Glauce e as demais homenageadas foram fotografadas por Carolina Alves, que já tem anos de experiência em registrar o feminino. E elas tiveram que criar frases que falasse sobre o que as inspiram.

Dirija o seu destino e voe com as asas da sua capacidade de criar, registre sua marca no caminho que trilhar, faça parte da história. Você é livre, tem o poder de alterar os fatos e melhorar o mundo!

Glauce de Oliveira Barros para a 1ª Exposição Mulheres Inspiradoras do TRT24

Sobre a construção da sua frase, a servidora aposentada explica que a criou porque é exatamente assim que se sente e quer dedicá-la a todas as mulheres. “Temos capacidade de alterar fatos e mudar o mundo para melhor e é isso que eu faço. Eu fico feliz quando eu modifico a vida de alguém para melhor pelos meus artigos e doutrinas jurídicas. Neste caminho de 30 anos que eu trilhei na Justiça do Trabalho, e após esse período, no momento que vivo hoje, não me deixei vencer. Estudo para mudar os fatos. Eu poderia ser uma mulher submissa, calada, quieta. Vim de uma família que as mulheres não lutavam muito para falar, para se impor, era assim. Mas eu escolhi e fiz diferente quando eu estudei, concursei, me tornei servidora. Nessa fase eu mantive o controle da minha vida. Foram as asas da minha imaginação, da minha inteligência. Sabia que era capaz e não ia deixar ninguém me deixar para baixo. E eu registrei ainda mais a minha marca quando eu comecei a advogar, publicando meus artigos. E toda mulher é capaz de fazer isso”, ressalta Glauce.

A exposição será lançada nesta terça-feira, 8/3, às 15h30, após o evento "Qual minha inspiração de sucesso? Desafios e Conquistas no Mundo do Trabalho e no Serviço Público da Atualidade" especialmente para o público interno, a partir das 14h, por meio telepresencial, com objetivo de proporcionar o reconhecimento das mulheres que contribuem diariamente com a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

O evento contará com as palestras da procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, da vereadora Camila Bazachi Jara e da promotora de justiça, Luciana do Amaral Rabelo. As palestras e rodas de conversas serão mediadas pela servidora Élida Martins Taveira da Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

Para participar da inauguração da 1ª Exposição Mulheres Inspiradoras do TRT24, que apresentará as fotos de 30 mulheres da 24ª Região, é preciso fazer inscrição pelo site da Escola Judicial do TRT24