Institucional

Giro do Ano relembra os principais projetos

30/12/2020 11:46 | Fonte: Da assessoria

Presidente da ANAJUSTRA Federal avalia que, apesar das grandes dificuldades, o saldo é positivo.

Giro do Ano 2020 | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

O ano de 2020 será visto como histórico no mundo todo. A pandemia do novo coronavírus alterou o cenário de grandes cidades, a forma de socializar, o modo de trabalhar, a utilização de serviços básicos e todo o nosso cotidiano. Para o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parentes, apesar das grandes dificuldades, o saldo para a entidade é mais do que positivo.

Confira em vídeo ou, se preferir, leia abaixo quais foram os principais acontecimentos da associação:

Expansão

Em 2020 a ANAJUSTRA cresceu e passou a se chamar ANAJUSTRA Federal. Em abril, a entidade passou a representar, além dos servidores da Justiça do Trabalho, todos os servidores do Poder Judiciário da União (justiças Federal, Eleitoral, Militar e Trabalhista, além dos Conselhos e Tribunais Superiores), congregando assim toda a categoria.

Bem Viver em casa

Em junho, o programa Bem Viver, impossibilitado de estar presencialmente nos Tribunais, se uniu ao Espaço Cultural para promover o bem-estar por meio da cultura, de forma totalmente online. O Bem Viver em Casa promoveu encontros virtuais em lives no Instagram. Ao todo, sete convidados especiais, em seis diferentes transmissões ao vivo, compartilharam informações e experiências positivas sobre saúde física, mental, espiritual e financeira. Além disso, uma programação variada foi enviada todas às sextas-feiras com dicas para eventos em casa.

Giro da Semana

No mesmo período, foi lançado o Giro da Semana. Uma curadoria semanal com o que foi destaque no Poder Judiciário da União e também das novidades para associados.

Ações judiciais

No campo judicial, o ano de 2020 foi frutuoso para a ANAJUSTRA Federal, entre vitórias e lançamento de novos pleitos para todos os associados e também para aposentados e oficiais de justiça, especificamente.

Em fevereiro, em decisão de primeira instância, a ação de incorporação da GAJ foi julgada procedente. Em abril, com a abertura do quadro associativo da entidade para todos os servidores do Judiciário da União, a ANAJUSTRA Federal pôde abrigar juridicamente os servidores que teriam suas parcelas de Quintos absorvidas, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no RE 638.115.

Com a ampliação do quadro associativo, a associação beneficiou de imediato também aqueles que têm passivos da conhecida ação de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) dos Quintos e de outras verbas para receber.

Outra vitória do ano, beneficiou os servidores do TRT de São Paulo, que, por decisão administrativa, foram obrigados a repor ao erário os valores recebidos a título de reajuste de 13,23% - entre 14 de março de 2016 (data da liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes na Reclamação nº 14.872/DF) e 31 de maio de 2016. Na decisão da juíza federal Solange Salgado, de maio, foi deferido pedido de tutela provisória para suspender os efeitos do ato administrativo e determinar à União que abstenha-se de exigir a devolução desses valores.

E no final do mês de novembro, a ANAJUSTRA Federal obteve nova vitória na área judicial com a ação do passivo da Lei 13.317/2016. O processo objetiva assegurar o pagamento retroativo dos benefícios salariais previstos em artigos específicos da lei. As adesões ao segundo grupo deste pleito e mais cinco estão abertas e podem ser feitas na área restrita do site.

Dia do Servidor

Para além das ações judiciais, projetos institucionais tiveram que ser feitos de forma diferente. Em outubro, o Dia do Servidor Público ganhou uma programação nunca vista antes. Os associados tiveram acesso a um especial que reúne cinco vídeo-aulas com especialistas de diferentes áreas tratando do tema “Servir é um desafio”.

A ANAJUSTRA Federal também realizou um sorteio com nove prêmios, entre eles iPhones e uma Smart TV, e realizou uma live sarau com a curadoria do blog Espaço Cultural, que contou com a participação de associados que se dedicam à música e à literatura. A live está disponível no Instagram da ANAJUSTRA Federal e pode ser assistida a qualquer momento.

Novo portal

Um projeto robusto também foi idealizado, executado e lançado em 2020: o portal ANAJUSTRA Federal. O maior e mais completo meio de comunicação entre a associação e seus associados, ganhou não apenas uma cara nova, mas mais funcionalidade com menos cliques, páginas que carregam até cinco vezes mais rápido, tecnologia avançada, tudo isso, com a segurança de sempre.

Uma parte deste projeto, o setor de Benefícios, que agora conta com novos e melhores convênios, ganhou um espaço só para ele. No endereço, anajustrabenefícios.com.br, os associados terão acesso a três produtos da ANAJUSTRA Federal cujo objetivo é minimizar custos, otimizar a renda e possibilitar investimentos. São eles, os convênios, a Corretora e as soluções financeiras – por meio de parceria com o Banco BRB, Financeira BRB e Consórcio Sicoob.

Impressos

A revista e calendário institucionais já fazem parte do calendário anual da ANAJUSTRA Federal. Este ano, em agosto, a revista “Em pauta”, que teria uma edição extra, foi repensada e teve sua primeira edição totalmente online por conta da pandemia.

Este ano, assim como em 2019, a edição de dezembro da revista e o calendário são enviados somente para a casa dos associados que responderem a pesquisa. E para fechar um 2020 repleto de grandes desafios, nossos associados que assim desejaram, receberão, em casa, a Revista “Em pauta” impressa e o calendário 2021 da associação.