Especialista dá dicas sobre autocuidado e saúde

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Prática de Yoga e massoterapia aplicada aos associados beneficiários da Unimed Ceará.

O estilo de vida que uma pessoa leva pode influenciar a sua saúde física, emocional e espiritual sob diferentes aspectos. Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde (MS), sobre comportamento e saúde, revelou que os maus hábitos fazem parte do cotidiano de grande parte dos brasileiros e são responsáveis por mais de 70% das causas de mortes no país.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2013, pelo Ministério da Saúde. 

 

Criar uma rotina saudável é fundamental, embora nem sempre seja um caminho fácil. Isso porque envolve questões que vão além da prática de atividades físicas, da alimentação balanceada e dos check-ups regulares. Inclui também o autocuidado com o corpo, a mente, os pensamentos e as emoções.

Para romper com o padrão de que “é preciso ir ao médico somente quando se está doente” especialistas de diferentes áreas têm apostado em um novo conceito da medicina ligada à prevenção e à conscientização, com o propósito de ajudar cada indivíduo a ter e manter sua saúde cada vez mais completa.

Confira a entrevista da médica gastroenterologista e pós-graduada em medicina integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Elaine Moreira, e veja como é possível viver mais e melhor em meio à correria do dia a dia.

O que é medicina integrativa?

É uma forma de cuidar da saúde sob todos os aspectos: corpo, mente, espírito e o ambiente em que a pessoa vive. Esse tipo de abordagem faz uso de técnicas convencionais e complementares, como as práticas milenares, a medicina tradicional indiana (Ayurvédica), a medicina tradicional chinesa, a fitoterapia e outras opções mais modernas de prevenção e tratamento de doenças.

Qual o principal objetivo dessa prática?

O principal foco é olhar para o outro, empoderá-lo para o autocuidado e a autogestão da sua saúde. Assim, a pessoa é incentivada a resgatar e gerenciar a própria saúde, seja com prevenção ou tratamento. Contribuindo, certamente, para uma vida de maior bem-estar e dignidade.

Além disso, é preciso dizer que, quando uma pessoa já se encontra em um processo de intervenção médica, a medicina integrativa possibilita otimizar o seu tratamento por meio de diferentes técnicas, evitando reincidivas e auxiliando no melhor controle das doenças crônicas. 

Quais são as práticas mais comuns da medicina integrativa?

Existem diversas práticas integrativas. As mais conhecidas são: yoga, meditação, homeopatia, acupuntura, fitoterapia, cromoterapia, musicoterapia, dança circular. Alguns hospitais já oferecem esse tipo de abordagem. No Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, os pacientes têm acesso a uma série de procedimentos integrativos para a prevenção de doenças como apiterapia, aromaterapia, bioenergética, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. 

O que se sabe sobre o impacto físico delas?

Estas práticas têm importante eficácia no controle de fobias, insônia, depressão, angústia, estresse, dores crônicas. Promovem alívio da dor ou da ansiedade, trazem uma maior autoconsciência, além de favorecerem a saúde física e mental de quem as pratica.

Quem pode praticá-las? 

Todos que desejam ter saúde física e mental. Mas, é importante reforçar que esse tipo de prática deve ser indicado por um especialista da área de saúde de confiança. 

Existe alguma contraindicação?

Geralmente não há contraindicação e pessoas de todas as idades, crença ou cultura podem praticá-las. Mas, em casos de diagnósticos de doenças graves é preciso avaliar o uso das práticas integrativas, afinal cada pessoa é única. Portanto, o seu tratamento deve ser individualizado e de acordo com a sua história clínica, desejo e contexto atual de vida. Uma terapia adequada para um paciente pode sim, ser contra indicada para outro. 

Ação “Março Mulher” realizada na sede do TRT6, em Recife. 

Autocuidado, saúde e bem-estar no Bem Viver 2019

No mês de março, para conscientizar as centenas de associadas sobre a importância da prevenção e manutenção da saúde, o Bem Viver irá promover a ação “Março Mulher” em cinco grandes capitais. Com o apoio da rede conveniada, o Programa de Qualidade de Vida do Servidor irá oferecer serviços de beleza e informações sobre autocuidado, saúde e bem-estar feminino.

Segundo a gerente da ANAJUSTRA e responsável pelo calendário de atividades do Bem Viver, Gelice Prado, a ação é mais uma forma de incentivar as servidoras a viverem melhor sob vários aspectos. “O Março Mulher foi pensado para prestar serviços de excelência e também levar informações úteis para promover a autoestima e o direito de viver bem das mulheres. A servidora bem informada sobre saúde e autocuidado tende a tomar melhores decisões, e, assim, pode viver mais e melhor”, acrescenta

As sedes dos Regionais do Trabalho de Curitiba, Manaus, Campo Grande, Natal e São Paulo recebem a programação especial na primeira semana de março.

Confira na íntegra essa e outras reportagens da 18ª edição da ANAJUSTRA em Pauta. 

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
19 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
38 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10