TSE institui GAACTA para servidores da Justiça Eleitoral
Resolução atende pedido da ANAJUSTRA Federal, que agora atua pelo direito dos…

Escolher o plano de saúde de acordo com suas possibilidades financeiras e necessidade de atendimento ficou mais fácil, uma vez que a ANAJUSTRA ampliou em agosto de 2015 a parceria com a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, uma empresa do grupo Qualicorp. Exercendo atividades de consultoria à associação desde 2010, agora a Aliança administra os planos de saúde coletivos ofertados aos filiados da ANAJUSTRA, por meio do Programa de Saúde da associação, o Pró-Saúde, proporcionando mais tranquilidade e conveniência.
Coordenador de benefícios da entidade e advogado especialista na área de saúde complementar, Nelson Dantas explica que a ampliação da parceria com a Aliança considerou, sobretudo, o bem-estar dos servidores. “Com ela, nossos associados passam a ter acesso a um maior número de operadoras e o poder de optar pelo plano de saúde mais conveniente. Passamos ainda a ter acesso aos produtos e serviços que eles oferecem, independentemente da gestão dos planos de saúde, como acompanhamento dos pacientes crônicos e melhor relacionamento com as operadoras para as negociações dos reajustes anuais de forma mais vantajosa para os associados”.
Para poder aderir aos planos de saúde ofertados por intermédio da Aliança Administradora, o servidor deve ser filiado à ANAJUSTRA, observando as categorias de filiação previstas no estatuto da associação.
Abrangência
A Aliança Administradora pode, além de obter vantagens competitivas em favor da associação, possibilitar acesso à infraestrutura de qualidade e tecnologia avançada em relação à saúde suplementar, alinhados ao Pró-Saúde da ANAJUSTRA. Todos os planos de saúde ofertados no Programa passaram a ser administrados pela Aliança Administradora. Entre associados e magistrados titulares e seus dependentes, o Pró- Saúde atende aproximadamente 30 mil beneficiários. “É importante salientar que a Aliança agora administra exatamente o que tínhamos (nove regionais), no entanto, pela sua estrutura e potencial, ela nos dá a oportunidade de ampliar esse atendimento para os 24 TRTs”, ressalta Dantas. Atualmente, o Pró-Saúde está presente na 1ª, 2ª, 5ª, 7ª, 9ª, 12ª, 15ª, 16ª e 18ª Regiões.

Casos crônicos e reajuste
No que diz respeito à negociação dos reajustes que são aplicados anualmente aos beneficiários do Pró-Saúde da ANAJUSTA, o diretor da Aliança Administradora, Edgar Acosta Diaz, explica que a equipe médica da empresa acompanha o andamento do contrato com cada Tribunal beneficiado e junto com a operadora de saúde desenvolve e implementa um programa de gestão de casos crônicos, procedimentos que contribuem para uma manutenção mais equilibrada dos preços.
“Nossa equipe médica faz uma análise dos serviços que foram utilizados por beneficiários de cada órgão. Essas informações são usadas para negociação do reajuste. Isso porque, dentro de cada contrato com cada Regional, nós temos regras de utilização delimitando a utilização dos serviços levando em consideração o que é recebido de receita. Com esses cálculos, eles fazem uma média de 12 meses. Se ultrapassamos o limite do contrato, teremos um custo adicional. A Aliança Administradora faz essa interface de negociar com a operadora um valor mais barato”, afirma Diaz.
![]() |
Os doentes crônicos são beneficiários que fazem grande utilização do contrato. Para isso, a equipe médica da Aliança Administradora entra em contato com cada uma dessas pessoas e orienta a melhor forma delas usarem o plano. “As operadoras contam com alguns programas para hipertensos, pacientes cardíacos, diabéticos, dentre outros. Então nossa equipe médica conduz os pacientes crônicos ao programa que o beneficia, beneficiando também o contrato de todo aquele Tribunal. Como é um contrato de mutualismo, quanto menos o plano for utilizado, melhor o resultado no momento do reajuste. Além disso, o fato de a Aliança manter diferentes carteiras de outros clientes junto às operadoras parceiras permite diluir o risco em um grupo maior de beneficiários, gerando preços mais competitivos”, destaca o diretor da Aliança.
Liberdade de escolha
Para o associado, existe a possibilidade de mobilidade de uma operadora para outra, inclusive aproveitando as carências já cumpridas no plano inicialmente contratado. “Esta é outra vantagem que os beneficiários do Pró-Saúde poderão ter quando existir mais de uma operadora ofertando planos de saúde em determinado Tribunal. Os associados poderão escolher o plano de saúde de outra operadora, se assim preferirem, e suas carências serão aproveitadas. Essa mobilidade pode ser aplicada, fora da anuidade do contrato, nos atos de mudança de domicílio do beneficiário, observando a regra de aproveitamento de carências da operadora contratada”, explica o diretor da Aliança.
Por exemplo: o beneficiário do TRT da 2ª Região adquiriu um plano da Unimed FESP. Após determinado tempo usufruindo desse plano, o mesmo se aposenta e vai morar em Florianópolis (SC). Nesse caso ele pode mudar para um plano da SulAmérica desde que concorde com o preço do plano escolhido e o aproveitamento de carências definido no contrato com esta nova operadora. Isto é possível pelo fato da SulAmérica ser uma das operadoras que também atende servidores do TRT de São Paulo, por intermédio da Aliança Administradora.
Melhor atendimento
Ainda de acordo com o coordenador de benefícios da associação, os trabalhos do Pró-Saúde e da Aliança Administradora se complementam. “A Aliança é a contratante do seguro ou plano de saúde e nós fiscalizamos o trabalho e atendemos o servidor no que for necessário, conforme previsto nos contratos da ANAJUSTRA”.
Visando um atendimento de forma mais pessoal, identificado com a associação, foi criado o Núcleo de Excelência e Assistência a Saúde (NEAS), que tem supervisores espalhados pelo país. “Nós temos em cada um dos Regionais conveniados uma equipe que atende o beneficiário e que pode dar orientações a ele”, reforça Dantas.
Matéria, originalmente, publicada na revista ANAJUSTRA em Pauta.
Acessos: 55
🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.
O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.
A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.
Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪
Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.
E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!
Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?
A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.
➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.
Porque isonomia não se faz pela metade.
Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude
Quem passou por aqui? 💙
Nesta terça-feira (18/8), servidores de diversas Varas do Trabalho do TRT1 passaram pela sala da ANAJUSTRA Federal, no Fórum da Lavradio, no Rio de Janeiro, para um dia de informação, cuidado e proximidade.
Tivemos a presença de servidores da 9ª, 16ª, 20ª, 33ª e 79ª Varas do Trabalho, entre outras unidades, que puderam tirar dúvidas sobre os planos de saúde da Associação, conhecer melhor as opções para si e para a família e aproveitar os serviços gratuitos de saúde oferecidos no local.
Foi um dia de muita conversa, orientação e cuidado, com aferição de pressão, glicemia, bioimpedância e, claro, brindes para quem esteve com a gente.
Agradecemos a todos que passaram por aqui e fizeram parte desse momento! 💙
#anajustrafederal #saúde #trt1
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙
Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.
Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.
As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.
Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.
O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
Saúde, informação e proximidade com os servidores. 💙
A ANAJUSTRA Federal esteve nesta segunda-feira (17/8) no Edifício Sede do TRT da 1ª Região, @trtrjoficial no Rio de Janeiro, para apresentar as opções de planos de saúde disponíveis aos associados e esclarecer dúvidas sobre coparticipação, portabilidade, reembolso e outros temas relacionados à assistência à saúde.
Participaram da ação o consultor de benefícios em saúde da ANAJUSTRA Federal, Nelson Dantas, e os gerentes João Lemos e Wallace Calazanz, além da representante da subsede do Rio de Janeiro, Priscilla Mayerhofer.
E a programação continua! Nesta terça-feira (18/8), das 9h às 16h, a equipe estará no Fórum da Lavradio, com plantão para apresentação dos planos e esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e glicose, bioimpedância e distribuição de brindes, sucos e saladas de frutas.
📍 Rua do Lavradio, 132, 5º andar – Sala da ANAJUSTRA Federal – Lapa/RJ.
#anajustrafederal #saúde #trt1
Depois de explicar como começou o princípio contributivo no regime próprio dos servidores, Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, explica as principais mudanças nas regras de aposentadoria trazidas pela EC 103/19, atualmente vigentes.
Foram várias alterações, sendo que a última trouxe o aumento do tempo de contribuição e a redução nos valores dos benefícios, além da elevação da contribuição.
E, segundo Amarildo, novas reformas ainda estão por vir. Por isso, estar informado e se preparar para diferentes cenários é cada vez mais importante.
Dê o play e acompanhe mais um trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”.
Você também pode assistir à conversa completa no nosso canal do Youtube!
#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #previdenciacomplementar