Convênios

As chuvas de verão e as garantias do seguro do seu carro

26/01/2022 16:59 | Fonte: Da assessoria

Na ANAJUSTRA Corretora, além de alagamentos, apólices têm cobertura para quedas de árvores.

Proteja seu patrimônio com quem entende você e fique protegido nos momentos de imprevistos. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

O verão é a estação mais chuvosa do ano em praticamente todo o Brasil. O excesso de chuva tem potencial para alagamentos e outros tipos de acidentes e intercorrências. Segundo levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP), o número de eventos extremos de precipitações no início da atual estação, que começou em 21 de dezembro, foi recorde.

Entre 1º e 31 de dezembro de 2021, a equipe técnica do Cemaden emitiu 516 alertas de risco de desastres de origem geo-hidrológica, como deslizamentos de terra, inundações e enxurradas, para os 1.058 municípios monitorados atualmente pela instituição em todo o país. Desse total, 163 concretizaram-se em ocorrências.

Nessa situação emergencial, é comum se pensar na proteção dos patrimônios, entre eles, o carro, que devido à mobilidade, costuma estar mais vulnerável. Por isso, ter um seguro auto é proteger-se diariamente de imprevistos, inclusive de causas naturais.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil, recomenda a cobertura de enchentes e alagamentos, enxurradas, chuvas de granizo, quedas de árvores e muros, e deslizamentos de terra para todos os seguros auto.

Esse tipo de cobertura é estabelecido nas fases preliminares à contratação. Por isso, o órgão orienta que o consumidor deve sempre verificar os riscos cobertos e excluídos nas condições contratuais e na apólice.

Outra recomendação é que, mesmo que o seguro preveja a cobertura, o motorista não tente enfrentar uma enchente, pois isso pode levar à perda da cobertura, no caso de uma cláusula de perda de direito à indenização por agravamento intencional do risco. Ou seja, em que o segurado se expõe, forçando a passagem do veículo por bolsões d'água, por exemplo, sob o risco de perder o direito à indenização.

Dicas de como evitar danos em enchentes

Para não dar sorte ao azar e evitar que isso aconteça com você, é preciso seguir algumas dicas de segurança que, embora pareçam óbvias, podem te salvar em um momento de desespero.

• Sempre que possível, estacione o veículo em local elevado e estacionamento fechado;
• Caso não tenha estacionamento por perto, procure estacionar em ruas que não sejam aclives (subidas) ou declives (descidas);
• Procure sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas;
• Não enfrente a enchente. Essa é uma atitude que pode colocar sua vida em risco, além de provocar danos ao seu veículo;
• Não espere a água subir acima da metade da roda. Nesse caso, procure acessar uma via próxima, sem avançar mais ainda na via alagada;
• Caso seja apanhado pela enchente, abandone o carro se a água atingir a altura do batente. A partir desse nível, o veículo pode começar a boiar, o que coloca sua vida em risco;
• Em caso de enchente procure se abrigar em local seguro e coberto, longe da correnteza, de árvores ou correntes elétricas;
• Atenção, se o perigo for iminente, a recomendação mais importante é: saia imediatamente do carro ou do imóvel e salve a sua vida. O seguro pode amenizar sua perda material, mas a sua vida não tem preço.

Sem seguro ou com a apólice vencida?

Comprou um carro novo e está sem seguro? Está com a apólice vencida? Fale com equipe da ANAJUSTRA Corretora e contrate o melhor seguro auto pelo menor preço do mercado. O serviço é exclusivo para servidores associados à ANAJUSTRA Federal e seus dependentes diretos.

Além de alagamento, as apólices da ANAJUSTRA Corretora têm cobertura para quedas de árvores. Para fazer uma cotação, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp (61 3322-6864) ou e-mail para cotacao@anajustrafederal.org.br.