Convênios

Dicas de segurança para um Natal em casa

10/12/2021 12:09 | Fonte: Da assessoria

Proteja seu patrimônio e minimize danos e prejuízos materiais com um seguro residencial.

A+ A-

Contrate seu seguro residencial 100% online e proteja sua casa o ano todo - Divulgação ANAJUSTRA Federal

Nesta época do ano muitas pessoas querem deixar suas casas preparadas para receber a família e amigos para as festividades do final de ano. E isso inclui reformas, projetos de design de interiores e também decorações de Natal. No entanto, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança dos moradores e do imóvel. Sem essa atenção, a decoração natalina representa um risco grande de choques, curtos-circuitos e até incêndios.

“O principal cuidado é não sobrecarregar as tomadas com muita iluminação ligada em um único ponto. Evite o uso de T’s ou benjamins. A tomada foi dimensionada para uma carga específica, de acordo com a limitação do fabricante. Se a instalação for mais elaborada, e exigir vários pontos de energia, o ideal é contratar um profissional. Assim se evita risco de curtos e sobrecargas”, explica o engenheiro eletricista e de segurança, Murillo Rebelato.

Antes de preparar sua casa para as festas de final de ano, confira essas dicas do especialista:

• Fuja de produtos de procedência duvidosa só porque são mais baratos. Busque comprar em lojas especializadas e de confiança. Só leve para casa produtos que sejam apropriados para decoração de Natal e certificados com o selo do Inmetro, o que garante que seguem as normas de segurança vigentes no Brasil.

• Dê preferência às lâmpadas de LED. Elas consomem cerca de 75% menos energia em relação às lâmpadas tradicionais incandescentes. Além da economia na conta de luz, outra vantagem é que peças com LED costumam esquentar menos que os materiais incandescentes, o que diminui consideravelmente os riscos de incêndios.

• Evite gambiarras. Não utilize emendas nos fios. Se for necessário, use fita isolante, nunca outro tipo de fita.

• Evite usar spray de neve em pó para decorar a árvore de Natal. O efeito é bonito, mas a composição do produto, que é altamente inflamável, ajuda a propagar o fogo rapidamente.

• Atenção com as velas. Certifique-se de que todas elas estejam longe de itens inflamáveis como cortinas, papéis e carpetes. Nunca deixe velas acesas sem supervisão e, se tiver crianças ou animais de estimação em casa, garanta que elas estejam fora do alcance. Quando for dormir ou sair do ambiente, apague todas elas.

• Ao usar luzes decorativas como pisca-piscas, avalie se elas estão em bom estado. Ao reutilizar luzes de anos anteriores, verifique se os fios não estão ressecados ou ramificados. O material é frágil e pode pegar fogo facilmente.

• Certifique-se também de que a árvore esteja bem montada e estabilizada e que não haja perigo de tombar ou de alguém tropeçar nela. Procure deixá-la no canto da parede e recolha do chão os fios de luzinhas e outros enfeites que ficarem soltos.

• Sempre alerta: mantenha a iluminação desligada durante o dia e, quando for dormir ou sair de casa, desligue-a. Além de economizar energia, a medida acidentes enquanto você não está por perto. Uma dica é instalar timers ou sensores, que permitem programar a decoração para desligar no horário desejado ou ligar quando houver movimento no ambiente.

Casa segura o ano todo

Uma casa segura é um descanso para a mente o ano todo. Além de incêndios e acidentes como explosões ou danos elétricos, o seguro residencial é aquele que protege a residência contra roubo e uma série de outros imprevistos, entre eles vendaval, vazamento de tubulação e danos a terceiros.

O seguro residencial é um dos produtos da ANAJUSTRA Corretora ofertado aos associados e, além dos preços mais competitivos que os do mercado, com apenas alguns cliques é possível contratá-lo 100% online, de forma prática e rápida, por meio da parceria com a Liberty Seguros.

Para fazer a contratação, basta que o associado acesse o link da página destinada à parceria e execute o processo virtualmente de forma direta e independente, com preços e condições diferenciadas.