Dicas de segurança para um Natal em casa

Proteja seu patrimônio e minimize danos e prejuízos materiais com um seguro residencial.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Contrate seu seguro residencial 100% online e proteja sua casa o ano todo - Divulgação ANAJUSTRA Federal

Nesta época do ano muitas pessoas querem deixar suas casas preparadas para receber a família e amigos para as festividades do final de ano. E isso inclui reformas, projetos de design de interiores e também decorações de Natal. No entanto, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança dos moradores e do imóvel. Sem essa atenção, a decoração natalina representa um risco grande de choques, curtos-circuitos e até incêndios.

“O principal cuidado é não sobrecarregar as tomadas com muita iluminação ligada em um único ponto. Evite o uso de T’s ou benjamins. A tomada foi dimensionada para uma carga específica, de acordo com a limitação do fabricante. Se a instalação for mais elaborada, e exigir vários pontos de energia, o ideal é contratar um profissional. Assim se evita risco de curtos e sobrecargas”, explica o engenheiro eletricista e de segurança, Murillo Rebelato.

Antes de preparar sua casa para as festas de final de ano, confira essas dicas do especialista:

• Fuja de produtos de procedência duvidosa só porque são mais baratos. Busque comprar em lojas especializadas e de confiança. Só leve para casa produtos que sejam apropriados para decoração de Natal e certificados com o selo do Inmetro, o que garante que seguem as normas de segurança vigentes no Brasil.

• Dê preferência às lâmpadas de LED. Elas consomem cerca de 75% menos energia em relação às lâmpadas tradicionais incandescentes. Além da economia na conta de luz, outra vantagem é que peças com LED costumam esquentar menos que os materiais incandescentes, o que diminui consideravelmente os riscos de incêndios.

• Evite gambiarras. Não utilize emendas nos fios. Se for necessário, use fita isolante, nunca outro tipo de fita.

• Evite usar spray de neve em pó para decorar a árvore de Natal. O efeito é bonito, mas a composição do produto, que é altamente inflamável, ajuda a propagar o fogo rapidamente.

• Atenção com as velas. Certifique-se de que todas elas estejam longe de itens inflamáveis como cortinas, papéis e carpetes. Nunca deixe velas acesas sem supervisão e, se tiver crianças ou animais de estimação em casa, garanta que elas estejam fora do alcance. Quando for dormir ou sair do ambiente, apague todas elas.

• Ao usar luzes decorativas como pisca-piscas, avalie se elas estão em bom estado. Ao reutilizar luzes de anos anteriores, verifique se os fios não estão ressecados ou ramificados. O material é frágil e pode pegar fogo facilmente.

• Certifique-se também de que a árvore esteja bem montada e estabilizada e que não haja perigo de tombar ou de alguém tropeçar nela. Procure deixá-la no canto da parede e recolha do chão os fios de luzinhas e outros enfeites que ficarem soltos.

• Sempre alerta: mantenha a iluminação desligada durante o dia e, quando for dormir ou sair de casa, desligue-a. Além de economizar energia, a medida acidentes enquanto você não está por perto. Uma dica é instalar timers ou sensores, que permitem programar a decoração para desligar no horário desejado ou ligar quando houver movimento no ambiente.

Casa segura o ano todo

Uma casa segura é um descanso para a mente o ano todo. Além de incêndios e acidentes como explosões ou danos elétricos, o seguro residencial é aquele que protege a residência contra roubo e uma série de outros imprevistos, entre eles vendaval, vazamento de tubulação e danos a terceiros.

O seguro residencial é um dos produtos da ANAJUSTRA Corretora ofertado aos associados e, além dos preços mais competitivos que os do mercado, com apenas alguns cliques é possível contratá-lo 100% online, de forma prática e rápida, por meio da parceria com a Liberty Seguros.

Para fazer a contratação, basta que o associado acesse o link da página destinada à parceria e execute o processo virtualmente de forma direta e independente, com preços e condições diferenciadas.

Acessos: 84

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
21 72
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
34 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6