Convênios

Unimed Ceará: associados recebem atendimento por "teleconsulta"

18/06/2021 14:52 | Fonte: Livia Lino, da assessoria

Novo formato de atendimento propõe cuidar da saúde sem que os pacientes precisem sair de casa.

Teleatendimento é alternativa para passar por consultas sem sair de casa. | Foto: Divulgação
A+ A-

Com a chegada do novo coronavírus e da pandemia, muitos hábitos mudaram. O ensino EAD se tornou tendência, o trabalho também passou por adaptações e até as academias precisaram se reinventar. Com a saúde não foi diferente e, entre os grandes feitos que vieram para ficar, foi a telessaúde. Os associados da ANAJUSTRA Federal credenciados à Unimed Ceará podem cuidar melhor da saúde sem precisar sair de casa.

Embora seja uma iniciativa inovadora, lançada no início do ano, muitos ainda desconhecem ou tem receio de utilizar. No entanto, já foram registrados quase 4 mil atendimentos.

A associada Ana Virgínia Lucena procurou a teleconsulta porque tem dois filhos pequenos. Além disso, ela e o marido haviam sido diagnosticados com Covid-19. "Eu precisava de uma solução caso eu ou meu esposo precisássemos nos internar, e foi excelente. Meu esposo ficou bem, mas no décimo dia eu agravei, passei a sentir calafrios, tive febre, precisei ir ao hospital, mas o acompanhamento da médica evitou que eu precisasse de internação", recorda. 

Ana teve algumas complicações durante o tratamento, e um exame de imagem, prescrito pela médica que a acompanhou, revelou uma embolia pulmonar. "Com base nos meus exames de sangue, e as medicações prescritas pela médica, meu desfecho não foi outro e hoje estou aqui."

"Eu realmente fiquei bastante satisfeita com esse tipo de atendimento, prático, rápido e eficiente "

Outro caso de sucesso no teleatendimento foi do servidor José Osmar Gomes Brito, que assim como Ana, havia sido diagnosticado com Covid e procurava por um atendimento que acompanhasse o seu quadro. "Busquei tratamento em hospital, no entanto, não tinha um acompanhamento, devido os médicos serem plantonistas", lembra.

José foi orientado pela coordenadora administrativa da ANAJUSTRA Federal, Renata Cavalcanti, a procurar a teleconsulta. "Fui atendido pela Dra. Jaqueline Frota, que desprendeu bastante atenção e cuidados, pois meu quadro estava piorando." A assistência da equipe aconteceu durante toda a recuperação do paciente.   

As teleconsultas são 24 horas e o paciente escolhe o médico, o dia e o horário da sua preferência. Também é possível anexar resultados de exames para a consulta. O atendimento continua mesmo após o fim da consulta, pois a equipe segue fazendo contato a cada 24 ou 48 horas para verificar a evolução do quadro, avaliando se é necessário o encaminhamento para um atendimento presencial na rede hospitalar ou um novo agendamento por teleconsulta.

Um dos motivos dessa iniciativa da Unimed Ceará, segundo o presidente da operadora no estado, Darival Bringel, é incentivar as pessoas a criarem uma rotina de acompanhamento da saúde, algo que foi deixado de lado por causa da pandemia, já que a maioria das consultas desse gênero foi adiada ou até desmarcada, o que afeta a qualidade de vida. “A pretensão é criar uma rotina de acompanhamento da saúde, fazendo surgir entre nossos clientes a cultura do cuidado integral, que tem como premissa não deixar para procurar atendimento somente na hora da doença”, explica o médico.

Ou seja, a teleconsulta se tornou uma alternativa também para quem ainda tem receio de sair de casa. Esses pacientes agora podem contar também com esse tipo de avaliação, na qual o médico pode solicitar exames, avaliar os mesmos e solicitar os encaminhamentos necessários de acordo com cada caso. O serviço não tem custo extra e limites para utilização.

Para agendar uma teleconsulta é muito simples. Basta acessar o site da Unimed Ceará, clicar em atendimento virtual e agendar a sua consulta. Caso seja o primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro.

É associado da ANAJUSTRA Federal do TRT7 e não possui o plano de saúde da Unimed Ceará? Entre em contato com o Programa Pró-Saúde e conheça os benefícios.