Como tornar seu apartamento um lar melhor para um cão ou gato

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Para muitas pessoas, a ideia de ter um animal de estimação em um apartamento pode parecer loucura. Afinal, o barulho, a sujeira e o espaço limitado nem sempre são fáceis de lidar. Para quem quer investir nessa ideia, porém, há boas notícias: algumas dicas – e alguns utensílios – podem ajudar nessa adaptação, tornando a rotina mais simples e melhorando a qualidade de vida do animal.

Confira algumas dicas, além de oportunidades de desconto na hora de comprar produtos.

Permissão e infraestrutura

Antes de tomar qualquer decisão em relação a ter um pet, é importante verificar as regras do condomínio e do seu apartamento. Além de alguns edifícios não permitirem que os moradores tenham animais, também é importante verificar essa questão com o proprietário do imóvel, caso este seja alugado. Além de evitar conflitos, essa precaução também é importante para evitar multas inesperadas.

Ter um pet em apartamento também exige alguns cuidados extras quando a questão é segurança. A instalação de telas de proteção nas janelas e sacadas é imprescindível, especialmente no caso dos felinos. Além de barrar as áreas abertas, também é importante prestar atenção em frestas – como no caso de a sacada ser cercada por uma grade na qual o animal possa passar pelos vãos.

Limpeza e barulho

As questões relativas à limpeza e às “necessidades” dos animais costumam ser as principais preocupações entre quem está pensando em ter um pet em apartamento. Felizmente, há cada vez mais opções para tornar isso mais prático para os donos. 

No caso dos gatos, as tradicionais caixas de areia podem ser utilizadas, além de opções de bandejas sanitárias. Tanto para os cães quanto para os felinos, o ideal é manter os objetos na varanda, lavanderia ou no banheiro.

Para os cães, além dos tradicionais jornais, há também opções de tapetes higiênicos que podem ser descartados ou limpos após o uso. Podem ser encontradas, inclusive, opções que simulam grama ou outras superfícies naturais, além de sprays que auxiliam que o animal faça suas necessidades no local certo. 

Latidos e barulhos, além de incomodarem os próprios donos, podem ser uma grande fonte de conflito com vizinhos – podendo, inclusive, ocasionar em multas. Por isso, o ideal é acostumar o cão desde cedo a evitar esse hábito. Uma dica é criar comandos como ‘pare’ e ‘silêncio’ – sempre em um tom de voz normal, já que gritar com o cão pode apenas piorar o hábito. Oferecer guloseimas quando o comando for obedecido também ajuda a fixá-lo. 

Até que o cão se habitue ao ambiente, uma opção é instalar almofadas no vão da porta para diminuir o barulho que chegará no hall do apartamento.    

Lazer

Os passeios, já essenciais no caso dos cães, tornam-se ainda mais importantes quando o animal é mantido em um apartamento. Eles ajudam a diminuir o stress, a gastar energia e a evitar o sedentarismo, além de serem importantes pela sociabilização que possibilitam. O ideal é levar o cão para passar na rua ao menos uma vez por dia, optando por um passeio em um parque ao menos uma vez por semana. 

Opte sempre pelo início da manhã ou final da tarde, já que o sol forte pode fazer mal ao animal e até mesmo provocar queimaduras nas patas em decorrência do solo quente. Optar por “meias” de proteção próprias para animais pode ser uma boa opção para evitar que as patas voltem muito sujas para casa.

Nos momentos em que os animais está sozinho, os brinquedos ajudam a entreter e distrair, gerando menos stress e, inclusive, ajudando a evitar que eles mordam ou arranhem os móveis. Para os cães, bolinhas, mordedores, pelúcias e ossinhos são boas opções.

Para os felinos, além dos brinquedos, arranhadores são essenciais. Além deles, brinquedos e móveis que ofereçam maior possibilidade de circulação, como casinhas com mais de um andar e torres escaláveis, também são boas opções.

Produtos com desconto

Associados da ANAJUSTRA têm direito a 5% de desconto em todos os produtos do site da Petz, loja especializada em produtos para animais de estimação. Para usufruir, basta acessar o hotsite da parceria, disponível na área restrita. O desconto aparecerá como um cupom no fechamento da compra.

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
56 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
76 4