Novo presidente da Comissão de Trabalho quer revisar regras do processo administrativo no serviço público

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) deverá propor mudanças nas regras para o serviço público, afirmou o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), eleito nesta quarta-feira, 4/4, presidente do colegiado para 2018. Segundo ele, será possível analisar temas como esse mesmo em ano eleitoral, quando o ritmo dos trabalhos no Legislativo é reduzido.

“Precisamos oferecer para o Brasil, em especial, um código de processo administrativo”, disse. “Esse conjunto de normas é importante porque que dará ao servidor público a segurança em um processo administrativo, desde prazos, ritos e atos que serão implementados.” Atualmente, no âmbito federal é aplicada a Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo.

Na Câmara, a Comissão de Trabalho é responsável por analisar propostas que tratam de trabalhadores urbanos e rurais, de servidores públicos e da administração pública. No ano passado, o colegiado aprovou 237 propostas e promoveu 25 audiências públicas e 8 seminários.

Reforma trabalhista

Ao transferir o cargo a Nogueira, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) pediu que a comissão acompanhe a implementação da reforma trabalhista (Lei 13.429/17) aprovada pelo Congresso no ano passado. O ex-presidente da Comissão de Trabalho citou o crescimento no número de empregos sem carteira assinada como motivo.

“Foi uma medida de largo alcance, que teve impacto bastante profundo na legislação do trabalho no Brasil, por exemplo no nível de formalização do trabalho, em que houve uma redução”, afirmou Orlando Silva. “Não vou nem entrar aqui no mérito, porque fui crítico, votei contrariamente, mas, independentemente da posição de cada um, vale a pena monitorar.”

Para Ronaldo Nogueira, já é possível ver os resultados dessa nova lei – e eles são positivos, na visão do novo presidente da Comissão de Trabalho. “A lei está implementada, e os resultados já são mostrados, porque janeiro e fevereiro foram os melhores meses nos últimos anos, tivemos em janeiro a melhor geração de emprego formal desde 2012.”

Estatística

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2018, percentual inferior aos 12,6% do mesmo período encerrado em janeiro de 2017, mas maior que o registrado entre outubro e dezembro do ano passado (11,8%). Isso significa que, em janeiro, havia 12,7 milhões de desempregados no País.

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
56 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
76 4