É hoje! Em live, Lama fala sobre emoções e sofrimento na pandemia

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Mais de um ano de pandemia se passou. E junto com ele um misto de emoções, sofrimento e muitas dificuldades. Que tal aprender, com os ensinamentos de um monge, a cultivar melhor as emoções em tempos tão incertos?

Nesta quarta-feira, 7/4, o Lama Rinchen Khyenrab, que também é monge plenamente ordenado na Tradição Sakya do Budismo Tibetano, vai falar sobre como cultivar equilíbrio emocional frente às dificuldades atuais, em uma transmissão ao vivo no Instagram e YouTube da ANAJUSTRA Federal. O evento, primeiro do Programa Bem Viver de 2021, será no dia 7/4, às 19h30 (horário de Brasília).

teste - teste

Budismo

O Budismo é uma doutrina filosófica e espiritual, surgida na Índia, nos séc. VI a.C. e tem como preceito a busca pelo fim do sofrimento humano e assim, a iluminação. Seus princípios baseiam-se nos ensinamentos de Siddhrtha Gautama, Buddha (Buda), que significa “Desperto” ou “Iluminado”. Os budistas não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

De acordo com o budismo, a disciplina mental pode aliviar o sofrimento do ser humano levando-o a atingir o estado supremo de plenitude – o Nirvana. O budismo é amplamente difundido na Ásia, e nos últimos 50 anos tem se espalhado por todo o mundo.

O que é um Lama?

Lama é um título dado no budismo tibetano, aos mestres ordenados, a um professor de darma. Significa “grande mãe” e tem o sentido de o mestre ter a compaixão de uma mãe em relação a seus filhos. Ele se dedica a dar ensinamentos para o benefício de todos os seres e a guiar os alunos para a iluminação. Um Lama pode ser monge ou não. Muitos Lamas do budismo tibetano não são monges e são casados. Um Lama pode ser monge, e em determinado momento entregar seus votos. Então ele deixa de ser monge, mas continua sendo um Lama.

Mais sobre o convidado

Lama Rinchen Kyenrab (Carlos Henrique Amaral de Souza), formou-se em Engenharia Agronômica na UENP – Brasil. É pós–graduado em biotecnologia e agronegócios na Universidade de Cornell em Ithaca- NY – EUA. Estudioso e praticante budista há 30 anos, ordenado Monge em 2003, Mestre em Psicologia, Instrutor Certificado no Programa CBCT – Cognitively Based Compassion Training, pela Emory University – Center for Contemplative Science and Compassion-Based Ethics, Instrutor de Meditação e Professor da disciplina optativa “Regulação Emocional para Profissionais de Saúde: sustentando a motivação para cuidar” na Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein. Vem aplicando o protocolo do CBCT na área da saúde e educação em diferentes instituições, além de promover cursos para treinamento na aplicação do protocolo do CBCT no mundo corporativo, colaborando no alinhamento das qualidades, competências e afinidades humanas, baseadas na resiliência, empatia e altruísmo.

Bem Viver em novo formato, “Em Casa”

Há mais de um ano, exatamente no dia 16 de março de 2020, a ANAJUSTRA Federal anunciou que suspendia temporariamente as atividades presenciais do Programa de Qualidade de Vida do Servidor — o Bem Viver. O objetivo era, de forma preventiva, seguir as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). De lá para cá, a pandemia, infelizmente, não acabou e todos os eventos programados para associados e servidores do Poder Judiciário foram repensados.

Para dar continuidade ao Programa, seis lives foram realizadas pela ANAJUSTRA Federal em seu Instagram institucional. Os temas foram saúde física, mental, espiritual e financeira. Entre os convidados, pessoas que pudessem somar e trazer um pouco de experiência positiva na vida dos associados, em um contexto atípico para todos: o pandêmico.

O desafio era tornar os dias mais leves e agradáveis e, além das lives, isso foi possível graças à curadoria do blog Espaço Cultural – que permanece até hoje. Periodicamente, os associados têm acesso ao “Bem Viver em casa”, com dicas valiosas da agenda cultural que está por vir: lives musicais, teatrais, exposições online em museus nacionais e internacionais e muito mais!

 

Acessos: 0

Contato
Fale conosco Vamos Conversar?

Tem alguma dúvida ou quer saber mais detalhes das vantagens de ser nosso associado? Escolha o melhor dia e horário e nós entraremos em contato!

Agendar Ligação

Se preferir, estamos à disposição nos nossos canais de atendimento:

Janeiro é o mês dedicado a lembrar que a saúde mental merece espaço, cuidado e atenção.

O Janeiro Branco convida cada um de nós a olhar para dentro, reconhecer emoções, fortalecer vínculos e buscar apoio quando necessário.

🧠 Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

Isso inclui pausas, limites, conversas verdadeiras e a consciência de que não precisamos enfrentar nada sozinhos.

Que 2026 comece com mais leveza, acolhimento e bem-estar.

A ANAJUSTRA Federal apoia essa causa e reforça: você importa, sua saúde importa.

#janeirobranco #saúdemental #anajustrafederal
4 0
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
11 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0