MEMÓRIAS DO JUDICIÁRIO

Veja quem vai estar no calendário 2025

Onze servidores da Justiça do Trabalho e um da Justiça Eleitoral foram os mais votados. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A edição de 2025 do nosso calendário será memorável!

A campanha do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal chegou ao fim nesta sexta, 30/8, e as 12 participações mais votadas para estampar o impresso são de servidores de vários Tribunais do Trabalho (TRTs) e um Tribunal Eleitoral (TRE).

Memórias do Judiciário” é o tema da edição. Ele foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional. Além de uma data dedicada a ela, o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio, há ainda museus, arquivos físicos, plataformas interativas, exposições virtuais e alguns projetos que registram as recordações daqueles que atuam diariamente como os construtores do sistema judicial do país.   

“Essa campanha é uma das mais especiais do impresso e acreditamos que contribuirá significativamente com a memória institucional do Judiciário Federal, contando a história pela visão dos servidores”, ressaltou o vice-presidente da associação, Aureo Pedroso.   

Mais de uma centena de associados participou e 32 foram pré-selecionados para a etapa de votação pelo público, como previa o regulamento. Deles, foram os mais votados:  

Everdam Martins da Silva, TRT22 192 votos 

Severino Artur da Silva, TRT13 108 votos 

Silvana Moraes Santos Silva, TRT6 106 votos 

Luiz Alberto Pereira Feitosa, TRT1 93 votos 

Flávio Souza Magalhães, TRE da Bahia 91 votos 

Nisia Azevêdo Silva, TRT21 88 votos 

Ariédne Amélia Davi, TRT18 83 votos 

Sandra Maria Bonilha Orsi, TRT15 78 votos 

Jamille Ipiranga de Lima, TRT7 78 votos 

Lúcia Roberta de Albuquerque Luna, TRT6 70 votos 

Sirlene Cordeiro Martins de Oliveira, TRT18 61 votos 

Frederico Martins Brito, TRT7 60 votos 

Memória  

substantivo feminino  

  • 1. Recordação que a posteridade guarda: memórias do passado.  
     
    Fonte: Dicionário Michaelis 

Nossa memória nos permite contemplar o passado, viver o presente e construir o futuro. Ao longo do tempo, a identidade e a história das civilizações foram moldadas por experiências e conhecimentos preservados de diversas formas, como tradição oral, documentos escritos e achados arqueológicos.  

 A edição 2025 do calendário da ANAJUSTRA Federal contribuirá com o registro histórico de muitos momentos do Judiciário Federal e a aposta é que ela também promoverá interação e valorização entre os servidores, administrações, associação e público em geral.  

O calendário   

De 2011 a 2024, passaram pelos calendários da ANAJUSTRA Federal 144 servidores, cada um com uma história de vida e de trabalho, inspirações, culturas e artes.  

O caráter temático e participativo do calendário da ANAJUSTRA Federal já se tornou uma tradição. Todos os anos, centenas de servidores associados participam de nossas seleções, e esse envolvimento só cresce.  

Produzido desde 2010, a colaboração dos associados nos mais variados temas teve início logo na segunda edição.  

De 2017 a 2021, o impresso esteve ligado à ação Sou Mais Justiça. Nascida em outubro de 2016, às vésperas da comemoração do Dia do Servidor Público, ela tem como objetivo valorizar a categoria por meio de informações e ações pontuais, além de apresentar à sociedade o trabalho daqueles que atuam diariamente nos Tribunais e Varas espalhados pelo país: os servidores.  

De 2011 a 2024, passaram pelos calendários da ANAJUSTRA Federal 144 servidores, cada um com uma história de vida e de trabalho. No próximo ano, mais doze servidores se juntarão a eles, dessa vez contando suas melhores Memórias do Judiciário.  

Acessos: 199

Com a seca afetando 60% do Brasil, além do problema das queimadas, é essencial adotar medidas de proteção à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Siga essas orientações do Ministério da Saúde:

💧 Dicas de proteção:

- Aumente a vazão de água.

- Evite atividades físicas ao ar livre.

- Fique longe de áreas com fumaça.

- Procure locais mais frescos e bem ventilados.

👩‍⚕️⚠️ Sintomas de alerta: náuseas, vômitos, tontura ou falta de ar? Busque atendimento médico imediatamente!

#JUSaúde #ANAJUSTRAfederal #Saude #Planodesaude
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho @csjt_oficial reconheceu o direito dos servidores da JT a receber as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre julho de 2016 e dezembro de 2018.

O pagamento se estenderá a aposentados e pensionistas com regime de paridade, e o montante poderá ser quitado ainda em 2024! 

Essa conquista veio após o pedido da ANAJUSTRA Federal, que também solicitou o benefício aos demais órgãos do Judiciário Federal. O valor total a ser pago ultrapassa R$ 12 milhões, incluindo principal, correção monetária, juros e contribuição patronal.

“Comemoramos essa vitória administrativa junto com nossos associados. É um reflexo da nossa atuação atenta e estratégica em prol da categoria”, celebra o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente. 

👉 Entenda mais sobre a VPI e suas implicações no nosso site! Link na bio. 

#JustiçaTrabalhista #DireitosDosServidores #VPI #ANAJUSTRAFederal #Vitória #Reajuste #Conquista #Justiça
A ANAJUSTRA Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a corte encaminhe ao Congresso Nacional um projeto de lei para Revisão Geral Anual (RGA) de remunerações dos servidores do Poder Judiciário Federal.

O objetivo é repor perdas salariais da inflação acumulada entre 2003 e 2023, além de pleitear indenização por danos materiais gerados pela desvalorização dos vencimentos nesse período.

💼 Perdas de até 120,23% no poder de compra ao longo dos anos.
💰 Indenização por perdas acumuladas.
📊 A Correção está prevista na Constituição e queremos garantir esse direito.

#ANAJUSTRAFederal #ValorizaçãoDosServidores #RevisãoGeralAnual #RGA #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
💛Setembro Amarelo é um lembrete para cuidarmos da saúde mental e estarmos atentos ao nosso bem-estar e aos que estão ao nosso redor.

👉 Como você pode ajudar:
🔸Escute sem julgar. Às vezes, um ouvido atento faz toda a diferença.
🔸Seja um ombro amigo. Ofereça apoio e mostre que uma pessoa não está sozinha.
🔸Converse sobre saúde mental. Abrir o diálogo sobre emoções e sentimentos é essencial para quebrar barreiras.
🔸Encaminhe para ajuda profissional. Incentivo à busca por psicólogos, psiquiatras ou linhas de apoio.
🔸Cuide de si. Reconhecer os próprios limites e buscar ajuda também é um ato de coragem.

🌻 Você não está sozinho. Todos nós podemos fazer a diferença.

#JUSaúde #SetembroAmarelo #SaúdeMentalImporta #CuidadosComAVida #ANAJUSTRAFederal