ANAJUSTRA Federal apoia preservação da memória e premiação acadêmica no TRT-MG
Evento retoma História Oral e entrega prêmio Antônio Álvares da Silva.
Qual a sua melhor memória do Judiciário? Responda e concorra a um lugar no impresso.
O prazo de participação na campanha do calendário 2025 foi prorrogado e, agora, os associados têm até o dia 16/8 para compartilhar as melhores memórias que têm do dia a dia de trabalho. O tema “Memórias do Judiciário Federal” foi inspirado nas várias iniciativas da justiça brasileira para preservar sua história institucional e dezenas de servidores já estão concorrendo a uma das 12 vagas disponíveis no impresso.
Entre eles, estão o Flávio Souza Magalhães, do TRE da Bahia, que representou a Justiça Eleitoral brasileira na Missão da Organização das Nações Unidas no Camboja em maio de 1993, como observador eleitoral.
O Alexandro Dourado Aragão, do TRE de Amapá, também está participando da disputa. “No dia 15/12/2023 a equipe do TRE-AP esteve na Aldeia de Aramirã, no Município de Serra do Navio, dando continuidade às ações sociais que se tornaram a marca da atual gestão. A foto registra o momento em que um jovem indígena com deficiência motora recebe a doação de uma cadeira de rodas.”, contou ele.
A Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, é outro exemplo de participação. Ela destacou a realização de oficina promovida pelo “Programa Fada Madrinha” do TRT do Ceará em parceria com a magistrada Ana Caroline Bento Maciel Freitas. “A iniciativa visa a capacitação pessoal e profissional dos(as) estagiários(as) da justiça trabalhista cearense. Nesse dia, os jovens tiveram palestras sobre experiências da magistratura e sustentabilidade no auditório da Escola Judicial do TRT-7”, ela ressaltou.
Qual a sua melhor memória do Judiciário?
Você viveu momentos históricos e de relevância no Judiciário Federal, teve alguma experiência que te marcou, algum trabalho especial que realizou? Participe da campanha, acessando o hotsite e respondendo à pergunta: qual a sua melhor Memória do Judiciário?
É preciso ser associado para enviar seu relato. Junto ao texto, que deve ter no máximo 600 caracteres, você precisa enviar também uma foto relacionada ao tema. A imagem deve vir acompanhada do crédito de autoria e estar em boa resolução, a fim de garantir qualidade de impressão do calendário.
Acesse o hotsite
Pré-seleção
Neste ano, haverá pré-seleção das participantes, antes da votação das 12 melhores. Ela será feita pela assessoria de comunicação da ANAJUSTRA Federal e por sua diretoria executiva. A avaliação técnica das participações levará em consideração os seguintes critérios: relevância, coerência e respeito ao tema, bem como qualidade e resolução da imagem. Dessa prévia resultarão as 36 participações que irão para eleição final.
Votação
A votação das 12 melhores terá início no dia 19/8 e segue até o dia 30/8, quando o resultado será divulgado, a partir das 16h (horário de Brasília).
Sobre o tema
Memória
substantivo feminino
Nossa memória nos permite contemplar o passado, viver o presente e construir o futuro. Ao longo do tempo, a identidade e a história das civilizações foram moldadas por experiências e conhecimentos preservados de diversas formas, como tradição oral, documentos escritos e achados arqueológicos.
A edição 2025 do calendário da ANAJUSTRA Federal contribuirá com o registro histórico de muitos momentos do Judiciário Federal e a aposta é que ela também promoverá interação e valorização entre os servidores, administrações, associação e público em geral.
O calendário
O caráter temático e participativo do calendário da ANAJUSTRA Federal já se tornou uma tradição. Todos os anos, centenas de servidores associados participam de nossas seleções, e esse envolvimento só cresce.
Produzido desde 2010, a colaboração dos associados nos mais variados temas teve início logo na segunda edição.
De 2017 a 2021, o impresso esteve ligado à ação Sou Mais Justiça. Nascida em outubro de 2016, às vésperas da comemoração do Dia do Servidor Público, ela tem como objetivo valorizar a categoria por meio de informações e ações pontuais, além de apresentar à sociedade o trabalho daqueles que atuam diariamente nos Tribunais e Varas espalhados pelo país: os servidores.
De 2011 a 2024, passaram pelos calendários da ANAJUSTRA Federal 144 servidores, cada um com uma história de vida e de trabalho, inspirações, culturas e artes.
No próximo ano, mais doze servidores se juntarão a eles, dessa vez contando suas melhores Memórias do Judiciário.
Acessos: 1761