Waldemir Moka é o novo presidente da Comissão de Orçamento

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) foi eleito nesta terça-feira para o cargo de presidente da Comissão Mista de Orçamento. Moka foi indicado para a vaga pelo líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), e eleito por aclamação pelos novos integrantes do colegiado. Ele assume no lugar do senador Almeida Lima (PMDB-SE).

Moka destacou, após a sua posse, que vai procurar trabalhar com os representantes dos partidos na comissão para que os projetos orçamentários sejam votados dentro do prazo. Ele lembrou que neste ano o segundo semestre será dominado pelas eleições para presidente da República e para o Congresso.

“Vamos trabalhar juntos para construir a agenda. Não há como conduzir a comissão sem consenso”, disse o novo presidente. Ele afirmou que uma das suas metas é votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDOLei que define as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. )  até 17 de julho, antes do recesso parlamentarInterrupção temporária das atividades legislativas. Não havendo convocação para sessão legislativa extraordinária, o recesso da Câmara e do Senado será de 18 a 31 de julho e de 23 de dezembro a 1º de fevereiro. .  A proposta chegará à comissão no próximo dia 15.

Os novos integrantes do colegiado manifestaram preocupação com o cumprimento dos prazos para votação das propostas orçamentárias. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que o ano será de “muita responsabilidade” e pediu atenção especial ao calendário de tramitação dos projetos.

Os outros três integrantes da Mesa da comissão ainda não foram eleitos, por falta de indicação dos partidos. A 1ª vice-presidência deve ser ocupada por um senador da Minoria (PSDB-DEM); a 2ª vice, por um deputado do bloco de oposição (PSDB-DEM-PPS); e a 3ª vice por um senador, cujo partido ainda não está definido.

Indicações

Moka deu prazo até o dia 8 de abril para os partidos indicarem os parlamentares que vão assumir a relatoria geral e a de receita da proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA); os relatores setoriais da PLOA; o relator da LDO; e os representantes dos comitês que compõem a Comissão de Orçamento. As negociações para a indicação dos nomes para a PLOA e a LDO estão em curso no Senado.

No bloco governista os nomes em discussão para relator-geral são os dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Ideli Salvatti, Tião Viana (PT-AC) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). O senador Gim Argello (PTB-DF) tem apoio de parte do PMDB, mas sua nomeação dependeria de uma costura política, pois a Resolução 1/06, do Congresso, impede que um parlamentar ocupe mais de uma relatoria (geral, setorial ou de receita) durante uma legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. . Argello foi relator setorial em 2008.

A indicação do relator-geral é importante porque caberá a ele negociar a proposta orçamentária com a equipe de transição do presidente da República eleito em outubro.

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicswhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandwhen your wife cheats read how to know your wife cheated

Acessos: 0

📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
7 0
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
12 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
35 0