7 dicas para se planejar para as festas de fim de ano
Fazer um bom planejamento financeiro é a chave para começar um novo ciclo sem…

Por José Carlos Dorte
O ano de 2015 iniciou com muitas incertezas na economia, considerando a necessidade de fortes ajustes econômicos e a tentativa do Governo Federal em colocá-la nos trilhos. Diante das turbulências ocorridas com as denúncias de corrupção, aumentos nos preços dos combustíveis, aumento nas tarifas públicas, o cenário tende a reforçar a retração no crescimento econômico. As empresas ficam com medo de investir, os recursos não giram e o consumo cai.
Estes sinais apontam para um aumento de inflação, ocasionando aumento nas taxas de juros dificultando ainda mais o acesso ao crédito. Neste ambiente, para aquelas pessoas que possuem recursos para investir no mercado financeiro e são pessoas com perfis conservadores, ou seja, não gostam de correr riscos, recomenda-se aplicações em renda fixa.
Acesse a página de vídeo e confira as entrevista com José Carlos Dorte
Isso porque o mercado está trabalhando com a expectativa de aumento no índice da inflação, elevando a rentabilidade. Em janeiro a taxa SELIC ficou em 0,93% enquanto um fundo de renda fixa com uma boa composição da carteira ficou em média 2% ao mês.
Para aqueles que gostam de correr um pouco mais de risco, mas não o suficiente para enfrentar a volatilidade do mercado de ações, os fundos moderados ou multimercados são boas opções. Eles possuem composições de fundos de renda fixa com fundo de ações em proporções de 70/30 ou 80/20, sendo a maior parte em renda fixa e uma pequena parte em fundos de ações de grandes empresas.
Um exemplo de boa rentabilidade foi o fundo Currency Hedge 30 do Banco Safra, atingindo uma rentabilidade em janeiro de 3,49% . Deve-se esclarecer, no entanto, que rentabilidades passadas não garantem as futuras, todavia este é um exemplo de uma modalidade que, se bem escolhida, poderá oferecer rendimentos acima dos fundos de renda fixa puros.
O mercado de ações continua com volatilidade alta. Só para se ter uma ideia, em 2014 o Ibovespa Fechamento fechou com um acumulado nos últimos 24 meses de 8,93 negativos. Portanto, o mercado de ações requer muito cuidado.
Uma boa dica continua sendo investir em imóveis. É um investimento seguro e com uma boa escolha do imóvel o investidor poderá auferir até 40% de valorização em um ano. Este tipo de investimento é de médio e longo prazo, porém gera uma tranquilidade quanto à preservação do patrimônio.
Para quem não possui recursos para investimento e está tomando recursos, ou seja, buscando empréstimos, 2015 não será um bom ano. O Banco Central sinaliza alta de juros e os custos com empréstimos estão subindo. Para aqueles que já possuem empréstimos, é recomendável sair urgente do cheque especial e do cartão de crédito. Estes tipos de empréstimos possuem taxas muito altas e comprometem ainda mais a saúde financeira. Recorra ao crédito consignado e, se for o caso, alongue sua dívida para que possa atravessar a crise.
* José Carlos Dorte é consultor de finanças da ANAJUSTRA
how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheateri want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousewhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband
Acessos: 0
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional