ANAJUSTRA Federal visita Seção Judiciária Federal do Ceará

No encontro, o secretário-geral, Alexandre Seixas Saes, apresentou a entidade e tratou da perda de Quintos conforme determinação do STF.

Na foto em frente ao Fórum Presidente Castello Branco, em Fortaleza/CE, estão o secretário-geral da ANAJUSTRA Federal, Alexandre Seixas Saes, e o consultor de ações da associação, Laércio Rodrigues.  - ANAJUSTRA Federal

Na foto em frente ao Fórum Presidente Castello Branco, em Fortaleza/CE, estão o secretário-geral da ANAJUSTRA Federal, Alexandre Seixas Saes, e o consultor de ações da associação, Laércio Rodrigues. – ANAJUSTRA Federal

O secretário-geral da ANAJUSTRA Federal, Alexandre Seixas Saes, e o consultor de ações, Laércio Rodrigues, foram recebidos na sexta-feira, 10/6, pela juíza federal e diretora da Seção Judiciária Federal do Ceará (JFCE), Gisele Chaves Sampaio Alcântara.

No encontro, os membros da associação apresentaram à diretora a estrutura e os serviços da associação, além das inúmeras ações judiciais impetradas e seus andamentos processuais. Sobre o tema, o trânsito em julgado dos Quintos foi tema central, isso porque a ANAJUSTRA Federal é a única entidade de âmbito nacional a ter trânsito em julgado na ação de Quintos.

Como ressaltado pelo secretário-geral da entidade em outras ocasiões, “no processo mencionado também encontra-se encartada decisão informando que o direito obtido pela associação abrange toda a categoria desde que o servidor esteja regularmente filiado”.

Assim, conforme Saes, “neste momento, é urgente divulgar a ampla abrangência e legitimidade da associação em virtude de um possível reajuste linear dos servidores federais”, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a absorção dos Quintos para quem não tem decisão transitada em julgado. Esse desconto, conforme determinação do STF, será efetuado em reajustes futuros da categoria.

“Quem estiver regularmente filiado e tiver Quintos incorporados entre abril de 1998 e setembro de 2001, não terá as parcelas absorvidas em futuro reajuste linear ou aprovação de plano de cargos e salários. Manterá, dessa forma, os seus Quintos anteriormente obtidos e ainda agregará o possível reajuste em seus vencimentos. Quem não estiver nos quadros da associação, infelizmente, terá os seus Quintos absorvidos e não agregará, ou parcial ou totalmente, qualquer possibilidade de reajuste futuro.”

No mês de maio foi enviado aos Tribunais e Conselhos ofício dando ciência do direito dos associados em terem preservados os seus Quintos sem absorção e, nesta semana, de 20 a 24/6, a ANAJUSTRA Federal enviará a todos os Regionais do PJU a lista com o nome dos servidores regularmente filiados.

Novo PCS

A possibilidade de a ANAJUSTRA Federal ter assento nos grupos de estudo para elaboração do próximo plano de carreira dos servidores do PJU também foi pauta da reunião. O secretário-geral lembrou que foi solicitada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a deferência para que a associação, como maior entidade representativa de servidores do Poder Judiciário da União, possa participar das discussões.

Saes recordou ainda que a entidade, desde a sua fundação, tem contribuído positivamente e diretamente na elaboração e aprovação dos planos de cargos e salários da categoria.

Acessos: 1143

💡 Você sabia que o 13º salário não entra como rendimento na sua declaração do IR?

Muita gente fica na dúvida na hora de declarar, mas a explicação é simples:

👉 O 13º tem tributação exclusiva na fonte.
Isso significa que o imposto já é descontado diretamente, e ele não entra no cálculo junto com os demais rendimentos.

📌 Essa regra está prevista na IN RFB nº 1.500/2014, especialmente nos dispositivos que tratam da tributação definitiva/exclusiva na fonte, aplicável ao décimo terceiro salário.

⚠️ Fique atento: lançar o 13º de forma incorreta pode gerar erro na declaração.

No vídeo, o consultor explica direitinho como funciona.

▶️ Dá o play e entenda!

#ImpostoDeRenda #IR2026 #EducaçãoFinanceira #DicasFinanceiras #ServidorPublico
12 0
📍Agora ficou mais fácil acompanhar o que acontece no seu estado. 🗺️

A ANAJUSTRA Federal lançou canais no WhatsApp por região, com informações, convênios e eventos perto de você.

Comente ESTADO e receba o link para entrar.

#anajustrafederal #comunicacao
75 106